5 formas inspiradoras como a tecnologia está a tornar o mundo melhor!

5 formas inspiradoras como a tecnologia está a tornar o mundo melhor!

Abril 16, 2017

Todos os anos, o Nominet Trust nomeia 100 pessoas e/ou organizações que utilizam tecnologias digitais para combater problemas sociais muito relevantes à escala mundial. Ao ler algumas das referências nomeadas, certamente que nos sentimos inspirados por pessoas e organizações em todo o mundo que canalizam os poderes da tecnologia para melhorar o dia a dia da Humanidade. Aqui estão alguns projectos interessantes do Nominet Trust 100.

WINSUN – Impressão 3D de casas

Por apenas 3,200 euros, a Winsun imprime em 3D casas sustentáveis e a preços acessíveis, que podem potencialmente alojar os mais carenciados e os sem-abrigo, especialmente após desastres naturais. A impressão 3D permite à Winsun construir casas muito mais rapidamente e por uma fracção do custo quando comparada com métodos tradicionais. Um projecto de teste (aldeamento) utilizou oito trabalhadores durante um mês, enquanto que o mesmo edifício teria demorado cerca de três meses com a ajuda de trinta trabalhadores, caso tivessem sido empregues técnicas convencionais. A Winsun também criou uma opção de alojamentos low-cost. Com cerca de 6 metros de altura, 10 de largura e 150 de comprimento, este projecto poderá possivelmente resolver e dar resposta parcialmente à necessidade mundial de casas seguras, a preços acessíveis e de fácil construção.

Um edifício impresso em 3D feito pela Winsun. Imagem extraída de http://yhbm.com

ESOKO – Fornecer informação relevante a agricultores Africanos

Agricultor a aceder a informação importante e essencial sobre colheitas, previsões metereológicas e mercados. Imagem de https://esoko.com

Os agricultores rurais em África partem em desvantagem no que toca à plantação e venda das suas colheitas pois carecem de informação muito relevante sobre as tendências do mercado e condições metereológicas. Ao facilitar a partilha de informação entre agricultores em áreas mais remotas, o Esoko permite que estes obtenham mais conhecimento sobre previsões meterológicas, dicas de agricultura, calendários de colheitas e preços de mercado. Como resultado, os agricultores podem então tomar decisões devidamente informadas sobre o que e quando plantar, aumentando também o seu poder negocial.

GLOBAL FOREST WATCH – Monitorização de florestas em tempo real.

Apesar da importância das florestas para o clima mundial, a desflorestação continua a ocorrer a taxas cada vez mais alarmantes. O Global Forest Watch (GFW) utiliza imagens de satélite de alta resolução provenientes da NASA bem como informação obtida a partir de fontes científicas para monitorizar a saúde das florestas mundiais. Estes dados podem depois ser utilizados por políticos, ambientalistas e gestores de recursos para que possam tomar decisões informadas e responsáveis para poder conservar e preservar um dos nossos recursos naturais mais importantes.

Fotografia da ferramenta Global Forest Watch.

REFUNITE – Ajudar refugiados a encontrar os seus amigos e familiares.

Rahma, uma refugiada Somali reencontrou o seu irmão e o seu pai após 22 anos de separação através do Refunite. Imagem de https://refunite.org/testimonial/reconnected-after-22-years-of-separation/

O mundo tem cerca de 60 milhões de refugiados, metade dos quais são crianças. Com uma base de dados contabilizando mais de 400,000 utilizadores e cerca de 5,000,000 pesquisas, o Refunite gera reencontros entre pessoas que fogem de conflitos e perseguições, tornando possível a recuperação de contactos entre entes queridos.

SOLARDX – Ajudando no diagnóstico precoce em crianças vítimas de VIH.

O diagnóstico precoce de Sarcoma de Kaposi, um cancro relacionado com o VIH, é crucial para iniciar tratamentos assim que possível. Os métodos convencionais necessitam de biópsias e consequente análise no laboratório, o que frequentemente significa longos períodos de espera. Para ajudar a reduzir a mortalidade infantil relacionada com o VIH, a SolarDx criou um kit de teste portátil para o Sarcoma de Kaposi a preços acessíveis. Movido a energia solar e com o tamanho de uma lancheira portátil, o SolarDx permite que o pessoal clínico execute testes para esta doença mesmo em áreas mais remotas, devolvendo resultados em menos de trinta minutos.

O dispositivo SolarDx. Imagem de http://www.aasinc.co/solardx.html

A tecnologia está a mudar a maneira como combatemos alguns problemas sociais em todo o globo. É incrivelmente importante que as crianças de hoje em dia saibam como utilizar a tecnologia de forma correcta, para que possam fazer render todos os seus conhecimentos. Só assim poderemos criar soluções que farão o mundo um lugar melhor para viver. As crianças que hoje aprendem a programar serão os líderes de amanhã em projectos humanitários, recorrendo a uma ampla gama de tecnologias. Iniciativas como o Nominet Trust trazem à luz da ribalta estes fantásticos esforços e projectos, pelos quais há muito a agradecer.

A Happy Code é uma uma escola de tecnologia e programação para crianças e jovens a partir dos 6 anos. Ensinamos a literacia do futuro de uma forma divertida! A nossa missão é ensinar tecnologia e programação a todas as crianças. Para saber mais, veja os nossos cursos e siga-nos:

   face   insta   twitter    pint

A programação dá poder a uma criança para fazer a diferença
PortugalBrazil