Conheça agora 5 actividades extracurriculares para seus filhos | Happy Code

Conheça agora 5 actividades extracurriculares para seus filhos

Fevereiro 26, 2019

No mundo moderno em que vivemos, não basta estar matriculado numa escola e estudar as disciplinas básicas.  Há que procurar aquelas que vão para além das disciplinas curriculares.

Gostava de aprender a importância deste tipo de actividades e os benefícios que elas podem trazer para as crianças? Então, não deixe de ler este post!

Porque as actividades extracurriculares são importantes?

As actividades extracurriculares são fundamentais para desenvolver competências e para ajudar o seu filho a encontrar vocações. Afinal, não é muito fácil para as crianças descobrirem o que querem ser ou fazer no futuro baseando-se somente nos assuntos que são debatidos no método tradicional de ensino.

Mas, se fizer um curso especializado, a sua criança poderá demonstrar aptidão para um determinado ramo e isso vai ajudá-la a decidir, por exemplo, para que universidade vai querer ir, daqui a alguns anos.

Além disso, o mundo evoluiu e requer muito mais de nós. Conhecer diferentes áreas e dominar algumas competências tidas como importantes será algo que vai marcar a diferença no futuro. Um exemplo disso é ter experiência com uma segunda língua, que antigamente não era uma preocupação tão grande dos estudantes. Hoje, no entanto, é um elemento que não pode faltar nos currículos.

É possível conhecer melhor o seu filho matriculando-o em actividades extracurriculares. Conhecendo as suas fragilidades e dificuldades, pode ajudá-lo a trabalhar essas características. Estes cursos poderão ajudar também na aprendizagem das disciplinas normais, já que reforçam alguns aspectos que são trabalhados na formação escolar. Não acha que seria a cereja em cima do bolo poder também ver como melhora ainda mais o desempenho e as notas?

As actividades que vão além do currículo essencial das escolas também ajudam na questão da interacção social. Afinal, além de exercitar o cognitivo em áreas que assim o exigem, o seu filho terá a oportunidade de conhecer novas competências e desenvolver relações com colegas da mesma idade. Um amigo que partilhe os mesmos interesses que ele poderá ser uma grande amizade.

Como escolher a actividade mais adequada?

As opções de actividades são inúmeras, e deve conversar muito com o seu filho para escolherem a melhor. É importante que ele esteja envolvido, para que os resultados sejam os melhores.

O objetivo não é ocupar o tempo dele com obrigações aborrecidas, para o cansar ainda mais, mas ajudá-lo a desenvolver-se com ferramentas lúdicas, que o ensinam enquanto fazem com que ele se divirta.

Aprender tecnologia é uma excelente actividade, já que a área é considerada muito relevante hoje em dia. O seu filho provavelmente está bastante envolvido no mundo dos jogos e das aplicações. Portanto, será interessante para ele estudar cursos que utilizam a linguagem e as ferramentas que ele já conhece bem.

Se esses equipamentos são como amigos para ele, podem ser também os seus professores também. Dessa forma, ele pode fazer uma melhor gestão do tempo que está conectado, para conseguir extrair da Internet o que será útil.

A seguir vamos ver algumas actividades extracurriculares para o seu filho.

Que actividades o seu filho poderia fazer?
1. Desenvolvimento de jogos

Hoje em dia, os jogos electrónicos estão em todo o lado.  A geração mais jovem conhece-os muito bem e já sabe bem como eles são divertidos e viciantes. Mas o que também dá muito prazer é poderem estudar como são feitos os jogos.

Aprender a desenvolver jogos ajuda o seu filho a desenvolver as competências necessárias para o futuro tecnológico, como a criatividade. Afinal, ele vai construir fases, cenários e idealizar personagens. Tudo isso aliado ao facto de que ele vai entender a linguagem do mundo moderno, repleta de zeros e uns.

No curso, ele vai, seguramente, encontrar muitos colegas que gostam também de jogar, e isso vai ajudá-lo a construir boas amizades. O seu filho vai estar inserido num grupo que vai compreendê-lo como ele é. E aprender a programar os jogos pode ajudá-lo quando ele for fazer aquilo que ele mais gosta: jogar.

2. Produção de conteúdo na web

Para perceber ainda melhor o mundo moderno, um curso de produção de conteúdo é fundamental. Afinal, essa é a linguagem da actualidade, dos YouTubers, dos blogguers e dos que utilizam redes sociais. Aprender a usar plataformas como o YouTube é interessante como um conhecimento extra e pode ajudar o seu filho a ser activo na Internet.

3. Literacia cognitiva

A inteligência artificial já é uma realidade no nosso contexto e está a revolucionar diversos campos profissionais. É uma área que procura desenvolver a capacidade cognitiva nos computadores, ou seja, programá-los para aprender e raciocinar. A literacia cognitiva vai introduzir o seu filho a esse mundo, com o estudo de ferramentas que já são bastante utilizadas no mercado hoje em dia.

4. Robótica

A robótica também é uma área muito boa para o seu filho conhecer. Ele provavelmente já ouviu falar de robots, seja em filmes, séries ou mesmo em reportagens da TV. Deve saber que eles são úteis para os seres humanos e serão ainda mais no futuro. Já imaginou quando ele começar a desenvolver os seus próprios robots?

Vai poder brincar com instrumentos em casa e construir coisas úteis, enquanto se diverte durante o processo e desenvolve a autoestima por ver as à sua frente as suas criações. Um curso como este ajuda a estimular a curiosidade, criatividade e a resolução de problemas.

5. Programação

Quase todas as actividades extracurriculares citadas dependem dela. A programação é como a chave-mestra que abre todas as outras portas. Assim como dissemos neste outro artigo, esta competência é, hoje em dia, o novo inglês: responsável por escancarar oportunidades e preparar as pessoas para se destacarem no mercado de trabalho do futuro.

Num curso de programação, o seu filho vai desenvolver a capacidade de solucionar problemas com agilidade, raciocínio lógico e concentração. Vai trabalhar com projectos, que o vão ajudar a aprender enquanto se diverte. Vai ter autonomia para procurar soluções e persistência para lidar com as dificuldades que surgirem.

Além disso, qual é a melhor actividade extracurricular para saber a linguagem da modernidade? Claro que é a programação! Com ela, aprende-se a lidar com causa e consequência e com a lógica binária dos uns e zeros. O seu filho vai ler o mundo com muito mais precisão.

Para estar melhor inserido no contexto da modernidade, é importante procurar actividades especiais para estimular o desenvolvimento de competências que são úteis hoje e no futuro. Ao estudar outras áreas nos cursos, o seu filho vai-se tornar um aluno melhor nas disciplinas essenciais e poderá interagir mais com outras pessoas.

Já pensou nisso? Uma actividade extracurricular pode ser extremamente valiosa para o seu filho. E se é tão bom, por que não experimentar?

Sobre a Happy Code

A Happy Code é uma escola de programação, tendo como missão formar pensadores e criadores do século XXI. Com uma metodologia de ensino baseada no conceito STEAM (“Science, Technology, Engineering, Arts and Math”), os cursos lecionados incidem sobre a programação de computadores, desenvolvimento de jogos e aplicações, robótica com drones, bem como produção e edição de vídeos para o YouTube.

Tendo como premissa de atuação os valores da responsabilidade, da confiança, da inovação e da consciência social, a Happy Code leciona os seus cursos em centros próprios ou em escolas, empresas, municípios, projetos sociais, centros de estudo, ATLs, entre outros, estando já presente em várias zonas de Portugal.
Para saberes mais, vê os nossos cursos e segue-nos:

 face   insta   twitter    pint

Mercado EdTech: entenda como impacta a educação dos seus filhosCompreenda a importância de acompanhar a vida escolar do seu filho