Aprenda como estimular a comunicação do seu filho | Happy Code

Aprenda como estimular a comunicação do seu filho

Dezembro 28, 2018

O desenvolvimento de competências nas crianças é uma acção que deve ser acompanhada de perto pelos pais. Afinal, estimular a comunicação é uma iniciativa que ajuda a formar estudantes com mais condições de assimilar informações e de interagir com os professores e os colegas na sala de aula.

À medida que as crianças são mais incentivadas a dialogarem e a se envolverem em diversas actividades, maiores são as hipóteses de elas compreenderem o que está a acontecer ao seu redor. Isso é essencial para formar cidadãos que saibam reconhecer os seus direitos e deveres.

Neste post, vamos destacar acções que contribuem para os pais darem aos filhos mais possibilidades de desenvolverem a comunicação e de partilharem experiências de forma saudável. Confira!

Tete sempre conversar com as crianças

Por mais que a rotina seja complicada, é necessário reservar um tempo para ouvir os filhos e entender como eles se estão a portar em casa e na escola. O ideal é perguntar sobre as actividades exercidas na sala de aula e o que eles mais gostaram de fazer durante o dia.

Faça também questões sobre as matérias em que eles tiveram mais dificuldades ao fazer os exercícios. Outra sugestão é realçar os benefícios de uma alimentação saudável, demonstrando, na teoria e na prática, como isso deve ser feito.

É um exemplo para os seus filhos. Por isso, vale a pena também conversar com eles sobre como é válido tratar as pessoas com respeito.

Crie o hábito da leitura

Para estimular a comunicação com os filhos, é interessante ler livros com eles. Depois da leitura, pergunte-lhes o que compreenderam da história. Também pode perguntar o que acharam do comportamento dos personagens. Apontar pontos positivos e negativos da postura dos intervenientes de uma história faz com que as crianças percebam como é importante relacionarem-se bem com as pessoas.

Cada livro ou revista de banda desenhada tem uma mensagem que pode contribuir para os seus filhos conviverem melhor com os familiares e os amigos. Procure sempre ouvir o que eles têm a dizer sobre as leituras concluídas. Também partilhe com eles a sua opinião sobre o conteúdo, pois é uma forma de os ajudar a analisar as informações de uma maneira mais ampla.

Participe na rotina para estimular a comunicação

O que o seu filho faz dentro de casa? Claro que sabe a resposta. Por outro lado, é capaz de conversar com ele sobre o que mais gosta de fazer quando não está na escola? Para ter um diálogo mais enriquecedor, tente assistir aos filmes e aos desenhos que mais o atraem.

como estimular a comunicação das crianças

A recomendação é destacar os pontos interessantes dessas produções e perguntar à criança o que ela entendeu do que viu. Saber o que os seus filhos estão a ver é essencial para ter um maior envolvimento com eles e verificar se o conteúdo está a contribuir para eles evoluírem.

Outra forma de estimular a comunicação é levar as crianças para brincarem em locais como parques, praias e espaços públicos. A convivência com outros meninos e meninas faz com que os seus filhos desenvolvam a capacidade de interacção, o que é fundamental para conversarem mais e terem mais confiança na exposição das próprias ideias.

Mesmo que haja algum desentendimento entre as crianças, mostre-lhes como é relevante terem uma boa comunicação para que se relacionem bem com todos. Os pais precisam de estar abertos ao diálogo. De contrário, não vão conseguir dar um bom exemplo de como se deve interagir com as pessoas.

Mostre-lhes como a tecnologia deve ser usada

Fazer com que as crianças fiquem longe da televisão, dos dispositivos móveis, dos jogos e das redes sociais é uma missão impossível. Contudo, é perfeitamente viável fazer com que os seus filhos aproveitem o potencial da tecnologia para se comunicarem melhor.

Por que não dispensar uns momentos para jogar alguns videojogos com ele? É uma maneira de estar mais perto e de terem assunto para conversar de forma descontraída. Ainda pode deixá-lo jogar com outras crianças em sua casa.

Com os amigos, os seus filhos podem falar sobre as estratégias para avançar no jogo e atingir melhores resultados. Se eles já estiverem numa idade adequada para as redes sociais, o ideal é segui-los e acompanhar o que estão a postar.

A dica é orientá-los sobre os conteúdos a que podem dar acesso e serem publicados nas redes sociais. Isso evita que desrespeitem algum colega com mensagens negativas em ambientes virtuais. Procure definir dias e horários para as crianças jogarem videojogos e terem acesso às redes sociais quando estão em casa.

Blog e YouTube

É muito normal as crianças e os adolescentes criarem um blog ou um canal no YouTube para destacarem um tema sobre que gostam de conversar, como futebol, jogos online, filmes etc.

Nesse caso, é interessante acompanhar de perto o conteúdo produzido, anotando o que vale a pena ser veiculado. Também elogie a iniciativa do seu filho de expor informações com responsabilidade para divertir e interagir com outras pessoas.

Ao redigir um texto para um blog ou falar para produzir um vídeo no YouTube, a criança desenvolve o potencial para expressar ideias e sentimentos. Isso é muito importante para ganhar autoconfiança e se comunicar de maneira mais assertiva.

Aposte em actividades extracurriculares

Estimular a comunicação dos filhos exige um grande esforço dos pais. Por isso, é válido apostar em acções que viabilizem a interacção das crianças em diversos ambientes. Hoje, muitos pais investem em cursos de inglês, informática e de desportos para as crianças terem mais desenvoltura no dia a dia.

Fazer com que os filhos tenham convivência com várias pessoas noutros ambientes é uma forma de eles adquirirem mais experiência de vida e de terem mais informações para dialogar e apresentar pontos de vista de forma clara e correta.

À medida que uma criança está mais envolvida com os familiares, amigos e colegas de escola, mais possibilidades ela tem de adquirir conhecimento e de ser ouvida. Isso somente é viável quando os pais procuram estimular a comunicação de maneira inteligente e criativa.

Se está interessado em encontrar alternativas para os seus filhos se comunicarem melhor, siga a nossa página no Facebook! O conhecimento é uma peça-chave para vencer desafios!

Sobre a Happy Code

A Happy Code é uma escola de programação, tendo como missão formar pensadores e criadores do século XXI. Com uma metodologia de ensino baseada no conceito STEAM (“Science, Technology, Engineering, Arts and Math”), os cursos lecionados incidem sobre a programação de computadores, desenvolvimento de jogos e aplicações, robótica com drones, bem como produção e edição de vídeos para o YouTube.

Tendo como premissa de atuação os valores da responsabilidade, da confiança, da inovação e da consciência social, a Happy Code leciona os seus cursos em centros próprios ou em escolas, empresas, municípios, projetos sociais, centros de estudo, ATLs, entre outros, estando já presente em várias zonas de Portugal.
Para saberes mais, vê os nossos cursos e segue-nos:

 face   insta   twitter    pint

O que é cyberbullying e como falar desse assunto com os seus filhosVideojogos para crianças: como usar de forma produtiva?