Aprender programação ainda na infância pode ajudar na tomada de decisões racionais na fase adulta | Happy Code

Aprender programação ainda na infância pode ajudar na tomada de decisões racionais na fase adulta

Agosto 22, 2018

De acordo com o pós-doutorado em tecnologia educacional e doutor em educação, Renato Soffner, aprender programação ainda na infância pode ajudar na tomada de decisão racional na fase adulta. “Em especial pelo entendimento de que muitas decisões podem ser representadas no formato de algoritmos – aquelas mais racionais e previsíveis. Mas, é preciso lembrar, que algumas decisões humanas são heurísticas, com forte aspecto subjetivo, afectivo e pessoal”.

O investigador comenta ainda que não se pode trabalhar lógica e algoritmos se a criança não consegue entender o que se pretende com isso. “Eu diria que a idade mínima é aquela em que a criança já possui estruturas cognitivas desenvolvidas para o entendimento mínimo do que propõe com a programação, ou seja, as questões lógicas e dos algoritmos”. Soffner ainda acredita que, assim como nos Estados Unidos, o ensino de programação deve virar tendência em todo o mundo “Os governos começam a estar preocupados com a questão da inovação na educação, em especial na educação básica. O ensino e a aprendizagem de programação podem ser recursos de grande valor para esta meta, já que a programação desenvolve a criatividade e a forma de enfrentar, de forma inovadora, os problemas da vida real. Já existem ferramentas muito apropriadas para as diversas faixas etárias, que podem respeitar o desenvolvimento cognitivo das crianças”.

Descubra como podemos ajudar em www.happycode.pt

 

Sobre a Happy Code

A Happy Code é uma escola de programação, tendo como missão formar pensadores e criadores do século XXI. Com uma metodologia de ensino baseada no conceito STEAM (“Science, Technology, Engineering, Arts and Math”), os cursos lecionados incidem sobre a programação de computadores, desenvolvimento de jogos e aplicações, robótica com drones, bem como produção e edição de vídeos para o YouTube.

Tendo como premissa de atuação os valores da responsabilidade, da confiança, da inovação e da consciência social, a Happy Code leciona os seus cursos em centros próprios ou em escolas, empresas, municípios, projetos sociais, centros de estudo, ATLs, entre outros, estando já presente em várias zonas de Portugal.
Para saberes mais, vê os nossos cursos e segue-nos:

 face   insta   twitter    pint

10 dicas para ter sucesso num canal de youtubeCuidados com as publicações dos jovens hoje e para o futuro