Competências digitais serão fundamentais para os adultos do futuro | Happy Code

Competências digitais serão fundamentais para os adultos do futuro

Fevereiro 23, 2018

Como as competências digitais serão fundamentais para os adultos do futuro? Esta questão deveria ser discutida em diversas esferas da sociedade graças à relevância do novo cenário que faz parte da rotina da grande maioria das pessoas: a tecnologia.

Quem imaginaria, há algumas décadas, que hoje seria possível fazer quase tudo através de um smartphone? Fazer compras online? Postar vídeos e compartilhar com o mundo inteiro? Ter acesso a aparelhos altamente tecnológicos para a realização de exames? Ser possível organizar as finanças, os deveres, pagar contas sem sair de casa? Pois é, houve uma enorme mudança na sociedade e também na forma de pensar e até mesmo, nas competências que se esperam das pessoas. Desta forma, as competências digitais surgiram e são essenciais para seguir o ritmo do crescimento acelerado desta nova realidade.

As competências digitais e o desenvolvimento

Os governos de diversos países já colocaram em agenda esta questão, pois está diretamente ligada ao desenvolvimento da nação. Para construir um país melhor são necessários indivíduos preparados e ativos que entendam sobre esta nova linguagem e tenham capacidade de intervir com projetos inovadores.

As competências digitais são indispensáveis para garantir o desenvolvimento qualificado e com melhorias. Já são pedidas neste momento, mas no futuro elas vão ser competências básicas de qualquer indivíduo e quanto mais cedo as aperfeiçoar, melhor.

Profissionais de diferentes áreas, como Recursos Humanos, Engenharias, Medicina, Comunicação, entre outras, deverão adquirir conhecimentos mais profundos de tecnologia e inovação para exercerem as suas respectivas funções no mercado.

O desenvolvimento pessoal é imprescindível

A tecnologia avança todos os dias e, desta forma, é necessário desenvolver essas novas competências para lidar de forma favorável e benéfica com todas as ferramentas disponíveis.

Estas estão relacionadas com o desenvolvimento constante e podem ser trabalhadas desde muito cedo, ainda na fase escolar. Essas competências podem ser aplicadas em diversas áreas e trazem muitos benefícios.

Para ter adultos mais preparados no futuro é essencial que as competências digitais sejam trabalhadas desde muito cedo, por isso as crianças devem tomar consciência disso no ambiente escolar e dentro de casa.

Quais são as competências digitais?

Mas afinal, o que são competências digitais e quais são? Resumindo, como o próprio nome indica, são competências que devem ser desenvolvidas nas pessoas para que possam acompanhar a nova realidade do mundo na “Era da Tecnologia e Informação”. Então, para se adaptar e não correr riscos maléficos é preciso trabalhar individualmente e ter consciencia da mudança.

Há diferentes níveis de competências digitais e elas podem ser trabalhadas no processo de desenvolvimento de crianças e adolescentes e também em adultos. As escolas especializadas no ensino de tecnologia e inovação para crianças e adolescentes como a Happy Code ajudam nesse processo através de aulas dinâmicas e métodos de ensino em que a aprendizagem se faz através da pratica.

As principais competências digitais que serão fundamentais para os adultos do futuro são:

Gestão de privacidades: é a capacidade de lidar com descrição com toda informação pessoal online e proteger a privacidade. Muito importante em qualquer situação.

Empatia digital: é a capacidade de demonstrar empatia em relação às próprias necessidades e sentimentos de outros porque afinal, atrás de tudo isto existem pessoas com sentimentos e emoções reais.

Identidade digital:  é a capacidade de construir e gerir uma identidade saudável online e off-line.

Pegadas digitais: é a capacidade de compreender a natureza das pegadas digitais e as suas consequências na vida real sabendo geri-las responsavelmente.

Gestão de tempo: como gerir o tempo que se passa em frente ao monitor e ter autocontrole para não se tornar um aspecto negativo e um vício diário.

Gestão de Cyberbullying: é a capacidade do indivíduo de detectar situações de cyberbullying e saber lidar com os desafios. Infelizmente, essa realidade é muito comum no ambiente digital.

Gestão de segurança cibernética: é a capacidade de proteger os dados, criando senhas fortes para não se tornar alvo fácil de armadilhas e golpes.

Pensamento crítico: é a capacidade de distinguir informações verdadeiras e falsas, conteúdos bons ou prejudiciais e contatos. Nem tudo que está no ambiente digital é confiável então é preciso pensar, analisar criticamente e tomar decisões.

Competências digitais no futuro

Com certeza aqueles que tiverem consciência da importância do desenvolvimento dessas competências terão benefícios pessoais e profissionais a curto, médio e longo prazo.

Oportunidade de empregos melhores

Todas as áreas vão exigir profissionais mais capacitados e competentes no domínio digital. As expectativas dos recrutadores no futuro serão ainda maiores, então vão destacar-se e conseguir os melhores empregos aqueles que tiverem mais competências.

Programação é a chave do sucesso

A programação é a nova linguagem universal do mundo e por isso, é muito importante que crianças e adolescentes aprendam desde muito cedo, para se tornarem adultos mais preparados para os desafios.

Cultura digital

Será preciso ter uma cultura digital muito abrangente e saber onde encontrar informações, conhecer sistemas e ferramentas. O adulto deve ser ágil para acompanhar o ritmo acelerado e responder às transformações.

Compreender diferentes plataformas e questões de segurança

É preciso ser uma pessoa dinâmica, com diferentes conhecimentos nas plataformas digitais e que saiba lidar com as ameaças digitais de forma responsável.

 

Sobre a Happy Code

A Happy Code é uma escola de programação, tendo como missão formar pensadores e criadores do século XXI. Com uma metodologia de ensino baseada no conceito STEAM (“Science, Technology, Engineering, Arts and Math”), os cursos lecionados incidem sobre a programação de computadores, desenvolvimento de jogos e aplicações, robótica com drones, bem como produção e edição de vídeos para o YouTube.

Tendo como premissa de atuação os valores da responsabilidade, da confiança, da inovação e da consciência social, a Happy Code leciona os seus cursos em centros próprios ou em escolas, empresas, municípios, projetos sociais, centros de estudo, ATLs, entre outros, estando já presente em várias zonas de Portugal.
Para saberes mais, vê os nossos cursos e segue-nos:

   face   insta   twitter    pint

Porque todos deveriam aprender a programar?Os desafios na educação dos filhos na era digital