Criatividade e tecnologia são sinónimos de inovação | Happy Code

Criatividade e tecnologia são sinónimos de inovação

Julho 05, 2018

Criatividade – esse conceito enigmático utilizado para pintar obras-primas ou escrever o próximo grande romance – não é uma competência exclusiva dos artistas. É uma qualidade mensurável que pode ser desenvolvida ou amplificada usando ferramentas e cenários específicos. Todas as facilidades que a tecnologia nos trouxe nas últimas décadas, por exemplo, foram impulsionadas por processos criativos, que começaram simplesmente com uma ideia.

Criatividade é a capacidade de gerar ideias novas e úteis, e inovação é a implementação bem-sucedida dessas ideias. Com isso em mente, a revolução digital produziu claramente um grande número de produtos e serviços inovadores. Alguns destes serviços transformaram-se em empresas multimilionárias e transformaram uma parte significativa das nossas vidas. O que essas inovações têm em comum é que elas nivelam a lacuna entre a oferta (de serviços ou produtos) e a procura do consumidor, de maneira eficaz e criativa. Além dos exemplos óbvios – Google, Airbnb, Uber, LinkedIn, Spotify e Whatsapp – houve uma explosão de actividade criativa no espaço da tecnologia: há milhares de dispositivos inteligentes, mais de 3 milhões de aplicações e 300 horas de vídeos do YouTube são carregados por minuto. Segundo algumas estimativas, a cada dois minutos tiramos mais fotos do que toda a população do mundo fez durante o século XIX.

No entanto, seria ingénuo sugerir que essas actividades são realmente indicativas de criatividade, mesmo que a quantidade leve à qualidade. Por exemplo, a probabilidade de tirar uma foto de qualidade aumenta quando há milhões de fotos do Instagram tiradas todos os dias, e quando 500 milhões de tweets são criados diariamente é altamente provável que um ou dois sejam realmente engraçados. No entanto, mesmo que muito do conteúdo criado pelas pessoas seja totalmente descartável e não original, antes da Internet teria ficado na mente de seus autores. Portando, a tecnologia deu-nos o espaço para explorar a nossa criatividade.

Steve Jobs disse: “A melhor maneira de criar valor no século XXI é ligar a criatividade à tecnologia”. Ele reconheceu que o valor é um conceito de evolução e temos muito para aprender com alguém que construiu um verdadeiro império da era moderna. Assim, se o valor é o objetivo final, a criatividade é o motor que nos leva até lá. As instituições que se destacam hoje são aquelas que integram imaginação, resolução de problemas e profunda especialização.

As pesquisas confirmam a importância de um processo de pensamento multidisciplinar e, cada vez mais, descobrimos que a tecnologia educacional ajuda-nos a ligar todos esses elementos. As soluções que surgem podem, por sua vez, abrir as portas a aplicações criativas de todos os níveis, consertando grandes problemas actuais.

Uma pesquisa da IBM  revelou que os CEOs – 1.500 deles, de 60 países e 33 sectores – apontam a criatividade como a qualidade que as organizações mais vão precisar num mercado complexo e em mudança. Mais do que trabalho duro, disciplina, visão e até integridade, os CEOs viram a criatividade como a força vital necessária para se adaptar e prosperar.

A educação no século XXI exige que as instituições de ensino ofereçam novas competências. O mundo precisa de um sistema de educação que incentive e estimule as crianças, proporcionando-lhes a aprendizagem de que precisam – e merecem – para desenvolver o seu potencial.  Estes novos modelos de educação ainda precisam incentivar a utilização de dispositivos tecnológicos, já que sabemos que a tecnologia terá um papel importante e a criatividade será o fervor que a torna ainda mais poderosa.

 

Sobre a Happy Code

A Happy Code é uma escola de programação, tendo como missão formar pensadores e criadores do século XXI. Com uma metodologia de ensino baseada no conceito STEAM (“Science, Technology, Engineering, Arts and Math”), os cursos lecionados incidem sobre a programação de computadores, desenvolvimento de jogos e aplicações, robótica com drones, bem como produção e edição de vídeos para o YouTube.

Tendo como premissa de atuação os valores da responsabilidade, da confiança, da inovação e da consciência social, a Happy Code leciona os seus cursos em centros próprios ou em escolas, empresas, municípios, projetos sociais, centros de estudo, ATLs, entre outros, estando já presente em várias zonas de Portugal.
Para saberes mais, vê os nossos cursos e segue-nos:

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