Cuidados com as publicações dos jovens hoje e para o futuro | Happy Code

Cuidados com as publicações dos jovens hoje e para o futuro

Agosto 26, 2018

Muitos jovens não reparam, ou ainda não se importam, com o facto do conteúdo digital não poder ser anulado, ou seja, quase tudo o que é publicado, “gostado” e partilhado na Internet, por regra, é facilmente visualizado, artilhado e recuperado por outros utilizadores da rede mundial de computadores, para sempre!

Tal facto é motivo de alerta, principalmente quando o conteúdo envolve crianças e adolescentes, visto que com a Internet se torna praticamente impossível recomeçar e esquecer os deslizes da juventude. É sempre bom lembrar que esses mesmos jovens se tornarão adultos um dia e poderão modificar a forma de pensar e agir, assim como criar novos objetivos pessoais ao integrarem o mercado de trabalho e, dependendo do tipo de conteúdo anteriormente disponibilizado no meio digital, ele poderá repercutir-se nas escolhas futuras.

Diante deste cenário, a melhor forma de se evitar os prejuízos futuros acarretados pela publicação de fotos, comentários, vídeos e informações comprometedoras, consiste na adopção de medidas preventivas e de consciencialização acerca dos riscos que a Internet pode trazer. Pais, se os seus filhos já fazem uso da Internet, quanto mais cedo e aberto for o diálogo com eles, melhor.  Porém, caso o pior ocorra e o conteúdo já tenha sido divulgado, o melhor é procurar o auxílio de profissionais especializados para minimizar os danos que porventura ocorrerem.

Sabia?!

Recentemente, a Califórnia promulgou a Lei SB 568, apelidada de “Lei Delete“, que dá ao menor de idade o direito de remover conteúdo ou informações disponibilizadas em plataformas online.

Adaptado de texto de Helena Mendonça (Nethics Educação Digital).
Sobre a Happy Code

A Happy Code é uma escola de programação, tendo como missão formar pensadores e criadores do século XXI. Com uma metodologia de ensino baseada no conceito STEAM (“Science, Technology, Engineering, Arts and Math”), os cursos lecionados incidem sobre a programação de computadores, desenvolvimento de jogos e aplicações, robótica com drones, bem como produção e edição de vídeos para o YouTube.

Tendo como premissa de atuação os valores da responsabilidade, da confiança, da inovação e da consciência social, a Happy Code leciona os seus cursos em centros próprios ou em escolas, empresas, municípios, projetos sociais, centros de estudo, ATLs, entre outros, estando já presente em várias zonas de Portugal.
Para saberes mais, vê os nossos cursos e segue-nos:

 face   insta   twitter    pint

Aprender programação ainda na infância pode ajudar na tomada de decisões racionais na fase adultaÉ amanhã, a informação que posta hoje