Escola de tecnologia para crianças: perceba porque é importante! | Happy Code

Escola de tecnologia para crianças: perceba porque é importante!

Fevereiro 18, 2019

Já parou para pensar sobre o grande papel que uma escola de tecnologia para crianças desempenha no seu desenvolvimento? As instituições que tenham este perfil são tão importantes como aquelas que trabalham com a alfabetização, afinal, estimulam aptidões e competências fundamentais para hoje e amanhã.

No mundo em que nossas crianças vivem é muito importante que elas consigam dominar esses conhecimentos, para que possam interagir com os recursos que estão à sua disposição. Além disso, os estímulos que recebem contribuem para que ampliem ainda mais o seu potencial.

Ter contacto com a tecnologia em casa é uma forma da criança treinar essas competências, mas preparámos este artigo para explicar o impacto positivo das escolas tecnológicas no desenvolvimento infantil. Continue a ler e perceba porque é tão interessante e importante o seu filho fazer cursos numa escola de tecnologia, em vez de ser um mero utilizador de equipamentos electrónicos!

A contribuição da tecnologia para o desenvolvimento infantil

Durante muito tempo a tecnologia foi vista como sendo uma coisa negativa para as crianças. No entanto, tal como quaisquer outras actividades, quando bem direccionada e aplicada correctamente ela contribui de forma significativa para o desenvolvimento infantil.

É importante compreendermos que as novas gerações nasceram num mundo diferente, onde o digital, os ambientes virtuais e os recursos tecnológicos estão à disposição delas. Todos eles fazem parte do dia a dia das crianças e vão muito além de um simples entretenimento.

Afinal, a tecnologia está presente em tudo e é utilizada para cumprir diversas tarefas e funções. Ela está nos nossos lares, nos equipamentos que utilizamos para comunicação, trabalho, estudo e até mesmo na interacção com as outras pessoas e o mundo.

Se hoje isso já está muito evidente, imagine então como não será daqui a alguns anos, quando os nossos filhos forem adultos. A presença dos recursos tecnológicos será cada vez mais expressiva, sendo fundamental que os novos cidadãos tenham fluência nesse conhecimento, principalmente para serem competitivos no mercado de trabalho.

Dessa forma, é preciso que as crianças desenvolvam hoje aptidões e competências que estejam de acordo com o que essa nova realidade tecnológica exige. Sendo assim, precisam ter acesso a esse conhecimento com o intuito de alcançarem um desenvolvimento adequado à sua realidade.

A aprendizagem tecnológica traz diversas vantagens e benefícios para as crianças, como:

  • mais concentração nos estudos e actividades rotineiras;
  • melhores resultados na escola;
  • aprendizagem de novos idiomas;
  • ampliação do raciocínio lógico;
  • desenvolvimento do senso crítico;
  • pensamento e raciocínio mais rápidos;
  • mais disciplina e organização;
  • estímulo do autodidactismo;
  • interesse na aquisição de novos conhecimentos.

Mas, para desfrutar de todos esses benefícios e possibilitar um desenvolvimento completo para o seu filho, é importante que a tecnologia seja aplicada com foco nesses objetivos. É aqui que se torna essencial o trabalho em conjunto com uma escola de tecnologia para crianças.

O importante papel das escolas de tecnologia para crianças

Existem diversos tipos de equipamentos tecnológicos e várias formas de incorporar a tecnologia no nosso dia a dia. No caso das crianças, é muito comum que elas trabalhem com computadores, tablets, celulares e se divirtam com videojogos.

Tudo isso é feito com o objectivo de entreter, no entanto, para que a tecnologia contribua positivamente para o desenvolvimento infantil ela deve ser aplicada com foco no processo educacional.

Por isso, não é suficiente permitir que as crianças tenham acesso a equipamentos tecnológicos. Elas devem saber como utilizá-los de forma positiva e saber como adquirir conhecimentos específicos, desenvolver competências e aplicar tudo isso para melhorarem as suas aptidões e competências.

É isso o que uma escola de tecnologia para crianças faz. Nessas instituições os profissionais usam os recursos tecnológicos existentes para que os alunos expandam a sua experiência de aprendizagem, fazendo com que o ensino se torne mais interactivo, dinâmico e completo.

Os professores trazem propostas pedagógicas com o intuito de desenvolver competências que são fundamentais no século XXI. Assim, preparam cidadãos para utilizar os recursos tecnológicos usufruindo de todos os seus benefícios, ao mesmo tempo que estão aptos para desempenhar um excelente papel profissional no mercado de trabalho.

Uma escola de tecnologia para crianças actua das seguintes formas:

  • tornando a aprendizagem actualizada e adequada às necessidades das novas gerações;
  • desafiando e estimulando o pensamento e o raciocínio dos alunos;
  • formando cidadãos que amanhã serão profissionais competentes para actuar na era da informação;
  • orientando para o futuro;
  • expandindo horizontes para que a criança conheça diversas possibilidades de actuação;
  • possibilitando experiências mais ricas e completas dentro e fora da sala de aula.

Afinal, não basta apenas permitir que as crianças trabalhem com equipamentos electrónicos e tecnológicos em casa ou na escola. Na verdade, o que elas precisam é de aprenderem sobre o seu funcionamento, ao mesmo tempo que recebem os estímulos essenciais para que o seu desenvolvimento aconteça.

Desta forma, os professores de uma escola de tecnologia para crianças identificam aquilo que é essencial para ampliar a sua aprendizagem e o que será fundamental no futuro. São assim propostas actividades que favoreçam as competências e o potencial dos alunos.

É desse modo que a tecnologia se torna positiva para as crianças. Aplicada correctamente, de acordo com a faixa etária e a etapa de desenvolvimento, promove os estímulos certos no momento ideal, para que a criança desfrute apenas de vantagens e benefícios.

Dicas para escolher uma boa escola de tecnologia

Como podem ver, uma escola de tecnologia para crianças é uma grande aliada do desenvolvimento infantil. No entanto, é fundamental que o ensino seja aplicado da forma correta para que a criança realmente receba a informação e os estímulos de forma adequada.

Desta forma, os pais precisam saber como escolher uma boa escola, para que seus filhos sejam beneficiados com a aprendizagem que vão receber. Veja a seguir alguns factores que devem ser analisados para tomar a melhor decisão e escolher uma boa instituição.

Analise a infraestrutura

Observe se a escola tem uma boa infraestrutura, tanto predial quanto dos equipamentos que vão ser usados na sala de aula. Avalie se o local é seguro, organizado, limpo e se as crianças de facto terão acesso a equipamentos modernos em número adequado para a quantidade de alunos por turma.

Avalie a proposta de ensino

A proposta de ensino é o que mostra de que forma a escola contribuirá para a aprendizagem e o desenvolvimento da criança. No caso daquelas com foco no ensino de tecnologia, é preciso que a sua proposta esteja voltada para o desenvolvimento de aptidões e competências essenciais para o século XXI, com foco em formar cidadãos e profissionais mais competentes.

Informe-se sobre a metodologia usada

Não basta simplesmente ensinar, é preciso que a metodologia usada esteja de acordo com a proposta de ensino. Por isso, informe-se sobre esse aspecto da instituição para observar se o modo como os professores trabalham está de acordo com aquilo que deseja para o seu filho, e se a técnica de facto é eficaz para estimular o desenvolvimento e a aprendizagem.

Conheça o corpo docente

Em qualquer escola é muito importante que os pais conheçam todo o corpo docente, afinal, o seu filho vai estar sob a responsabilidade dessas pessoas. Sendo assim, elas precisam estar aptas para lidar com as crianças ao mesmo tempo que têm a formação e conhecimento necessários para aplicar as propostas da escola e a metodologia.

Estar em contacto com os recursos tecnológicos é fundamental para que a criança se familiarize com a realidade em que vive, mas para que o desenvolvimento infantil aconteça de uma forma completa a escola de tecnologia para criança é essencial. Ela ajuda a desenvolver aptidões e competências, extraindo o máximo de benefícios que a modernidade pode oferecer às novas gerações.

Saiba mais sobre as vantagens da aprendizagem de tecnologia. Contacte-nos e fale com os nossos profissionais para perceber como esse conhecimento vai ajudar no desenvolvimento do seu filho!

Sobre a Happy Code

A Happy Code é uma escola de programação, tendo como missão formar pensadores e criadores do século XXI. Com uma metodologia de ensino baseada no conceito STEAM (“Science, Technology, Engineering, Arts and Math”), os cursos lecionados incidem sobre a programação de computadores, desenvolvimento de jogos e aplicações, robótica com drones, bem como produção e edição de vídeos para o YouTube.

Tendo como premissa de atuação os valores da responsabilidade, da confiança, da inovação e da consciência social, a Happy Code leciona os seus cursos em centros próprios ou em escolas, empresas, municípios, projetos sociais, centros de estudo, ATLs, entre outros, estando já presente em várias zonas de Portugal.
Para saberes mais, vê os nossos cursos e segue-nos:

 face   insta   twitter    pint

Porque inscrever o meu filho num Campo de Férias?Mercado EdTech: entenda como impacta a educação dos seus filhos