Literacia digital: sabe quais são as vantagens? | Happy Code

Literacia digital: sabe quais são as vantagens?

Janeiro 17, 2019

O conceito de literacia digital surgiu e ganhou relevância dentro do contexto moderno em que vivemos, uma era de produção de informação e conhecimento através de plataformas digitais.

É importante aprofundar-se essa definição, pois ela incide na preparação das pessoas para o mundo moderno, com o desenvolvimento de competências cognitivas, mas também interpessoais

A expressão também pressupõe um bom uso da internet e de tecnologias associadas não somente para lazer e entretenimento, mas para uma aprendizagem ativa.

Se quiser aprofundar os seus conhecimentos sobre o assunto, leia este artigo até o fim!

O que é literacia digital?

Com a modernidade, tornou-se necessária uma mudança nos paradigmas de compreensão do mundo. Afinal, hoje deixamos de ler maioritariamente em papel e passámos a consumir informação em écrans.

Por isso, a literacia digital tem vindo a conquistar espaço ultimamente e está a ser alvo de diversas discussões. Basicamente significa um conjunto de competências que permitem a um indivíduo compreender e utilizar de forma crítica a informação criada na era da internet.

vantagens do letramento digital

Essa definição vai além do conceito de alfabetização digital. Enquanto o segundo diz respeito à competência de ler e escrever informações digitais, o primeiro refere-se ao uso estratégico do que se aprende para criar influência no contexto cultural e social.

Ou seja: é a capacidade de leitura e escrita adaptada ao mundo moderno, indo para além disso, pois indica também que essas competências devem ser funcionais e ter implicações práticas relevantes.

A pessoa que tem uma boa literacia digital é a que lê e escreve, mas também confronta criticamente o que assimila para solidificar o que aprendeu, não é uma capacidade passiva, mas tipicamente activa.

Segundo Antonio Carlos dos Santos Xavier, da UFPE, num artigo sobre o tema, ser letrado digital é mudar a forma de ler e escrever para abranger não somente palavras, mas códigos, sinais verbais e não verbais, como imagens e desenhos, pois é assim que as informações estão dispostas na internet e nos écrans.

Já de acordo com um artigo da doutora Maria Teresa Freitas, adquirir esse tipo de literacia é como estudar um discurso totalmente diferente, quase como aprender um novo idioma.

Inclusão digital

Como já ficou evidente, a literacia digital é um conjunto de competências que facilita o processo de inclusão de um indivíduo no contexto da contemporaneidade. Essas competências ajudam as pessoas a prepararem-se para o mundo, focalizando o que realmente é exigido e procurado pelo mercado e pela sociedade moderna.

Por isso, é importante para as crianças. Afinal, as que estão agora a nascer, as chamadas nativas digitais, já estão totalmente inseridas no contexto do uso intenso das tecnologias, mas precisam de concentrar o desenvolvimento de competências fundamentais para o futuro. Os pais devem estar atentos a isso, pois são eles que vão dar suporte para os mais pequenos quando crescerem.

Ser considerado um letrado digital não é somente saber ler e escrever informações no ambiente virtual. Também não é somente o uso indiscriminado de tecnologias É um uso consciente, que procura aproveitar o melhor. Os pais precisam de perceber isso para ensinar às suas crianças.

Quais são as vantagens?

Este conceito traz uma série de vantagens. Vamos enumerar algumas delas.

Resolução de problemas

Uma das características mais importantes numa sociedade digital é a inteligência para resolver problemas através do raciocínio crítico e lógico. Ou seja, é não somente ler algo e entender, mas ter a capacidade de criticar e de encontrar possíveis soluções para as questões problemáticas envolvidas.

O mundo actual requer uma maior capacidade lógica das pessoas, um sentido mais desenvolvido de causa e consequência, e de pensamento aprofundado, que considera comandos e sequências de passos bem definidos para chegar a uma solução. A literacia digital ajuda a desenvolver isso e a preparar o indivíduo para o futuro, através de actividades como a programação, por exemplo.

Adaptação

Como já foi aqui mencionado, a literacia digital ajuda na adaptação das pessoas, principalmente as crianças, para a modernidade. Com o desenvolvimento de competências importantes e a capacidade de leitura do mundo contemporâneo, é possível estimular a adaptação à sociedade actual e à futura.

Com essa inclusão na sociedade digital, as oportunidades aparecem mais facilmente. Ou seja, é uma óptima vantagem para as crianças que ainda estão no começo da jornada da vida.

Comunicação

Outra grande vantagem é o desenvolvimento da capacidade de comunicação, que abre portas para interacções mais amplas. A literacia digital incentiva a colaboração entre as pessoas graças ao foco em projectos e actividades que necessitam de trabalho em equipa.

Com isso, é possível desenvolver as relações interpessoais, fundamentais para a vida em sociedade.

Multidisciplinaridade

Uma das características do ser social e profissional do futuro é o domínio de múltiplas competências, em diferentes áreas, que se complementam para formar um indivíduo mais completo. Isso já é algo que é procurado em vários âmbitos da vida na actualidade.

A literacia da qual estamos a tratar neste artigo auxilia no estímulo à multidisciplinaridade e na cooperação entre diversos conhecimentos diferentes. Assim, a criança pode, por exemplo, aprender e dominar diversas áreas para se preparar para o seu mercado de trabalho e para vida.

Melhoria da atenção e foco

Esse conceito também incorre na melhoria na atenção e no foco das crianças. Afinal, com as atividades que lhes dão algo para se concentrarem e que procuram o seu envolvimento, seja com estratégias inspiradas nos jogos, seja com aspectos típicos da modernidade que farão o processo de ensino ser mais estimulante, o seu filho consegue vencer a barreira do desinteresse e focar-se mais nas aulas.

A natureza dos cursos e métodos utilizados ajuda no aumento da concentração. A procura de soluções para os problemas, por exemplo, já é em si bem excitante e capaz de fazer uma criança ter mais atenção. Quando isso é feito dentro de um contexto, com outras técnicas cativantes, como as que mencionamos anteriormente, os resultados são ainda melhores.

Em suma: a literacia digital permite uma adaptação mais consistente ao mundo moderno, com o uso funcional e estratégico de ferramentas tecnológicas. Para os pais, é fundamental conhecer e cultivar esse conjunto de competências para garantir o sucesso dos filhos no futuro.

Achou interessante este artigo sobre literacia digital? Então, não deixe de descarregar o nosso e-book (Pt/Br) sobre profissões do futuro e aprenda a preparar o seu filho para o amanhã.

Sobre a Happy Code

A Happy Code é uma escola de programação, tendo como missão formar pensadores e criadores do século XXI. Com uma metodologia de ensino baseada no conceito STEAM (“Science, Technology, Engineering, Arts and Math”), os cursos lecionados incidem sobre a programação de computadores, desenvolvimento de jogos e aplicações, robótica com drones, bem como produção e edição de vídeos para o YouTube.

Tendo como premissa de atuação os valores da responsabilidade, da confiança, da inovação e da consciência social, a Happy Code leciona os seus cursos em centros próprios ou em escolas, empresas, municípios, projetos sociais, centros de estudo, ATLs, entre outros, estando já presente em várias zonas de Portugal.
Para saberes mais, vê os nossos cursos e segue-nos:

 face   insta   twitter    pint

6 benefícios que criar jogos proporcionam às crianças8 dicas para garantir uma internet segura para crianças