Todas as nossas atividades. INSCREVE-TE AQUI!
Início / Happy Blog / 5 dicas para ensinar o seu filho a lidar com a frustração

5 dicas para ensinar o seu filho a lidar com a frustração

Como ensinar o seu filho a lidar com a frustração? A resposta passa por permitir desde cedo que os pequenos aprendam que não podem simplesmente ter tudo quando querem, sendo que esse desenvolvimento de competências e habilidades pode ocorrer de diferentes maneiras ao longo da vida.

Até aos dois anos de idade, é difícil distinguir se o choro do bebé é por causa de fome, cólicas, birras ou simplesmente teimosia. Mas depois dessa idade as crianças demonstram mais reações e as frustrações podem ocorrer devido a situações comuns dentro de casa ou na escola.

Isso inclui, por exemplo, não poder passar horas a ver os desenhos animados, porque os pais querem ver o jornal. Na escola, perder jogos ou ter de dividir brinquedos com as outras crianças podem deixar os seus filhos desapontados.

A partir de 12 ou 13 anos, é comum terem frustrações amorosas ou desempenhos insatisfatórios em provas de avaliação na escola. De que forma os pais podem lidar com todos estes momentos? Leia as nossas dicas!

 

Segurança e conforto: porque os pais devem ajudar os filhos a lidar com a frustração

Por vezes, lidar com a frustração parece inevitável. Embora essa preocupação seja evidente na vida adulta, é desde cedo que aprendemos a lidar com ela. Quando definimos um limite para a criança, estamos a estimular o desenvolvimento emocional infantil.

Os pequenos crescem, e os limites dos pais passam a não ser os únicos problemas. Frustrações amorosas, isolamento, notas baixas, entre outras situações, passam a exigir dos jovens um grande equilíbrio emocional. O apoio dos pais ajuda a amenizar o impacto desses momentos e permite aprender lições para o resto da vida.

 

5 dicas simples: como ensinar o seu filho a lidar com a frustração

Veja como pode usar estas simples dicas no dia-a-dia para ajudar o seu filho a lidar com a frustração.

 

Não dramatize

Tenha uma postura madura diante de uma conversa em que o seu filho expõe uma frustração, evitando falar alto ou criar outros problemas. Isso não significa ser apático, pelo contrário, sente-se com ele num lugar confortável e deixe-o relatar o que tem a dizer.

 

Mostre que tudo tem solução

Conduza a conversa para uma solução viável e explique que situações do tipo podem voltar a acontecer, mas que haverá sempre uma forma de as resolver. Essa é uma ótima maneira de os filhos compreenderem que os problemas podem ser resolvidos de forma tranquila.

 

Ajude no controlo das emoções

Pergunte o que ele está a sentir e ajude-o a nomear o estado em que se encontra, que pode ser ansiedade, nervosismo, tristeza, ou outro estado. O simples facto de saber que um adulto reconhece o que se está a passar ajuda os mais novos a se controlarem.

 

Ofereça apoio

Deixe claro que estará sempre ao lado dele quando precisar, sugira soluções e ajude no que for preciso. O apoio dos pais é o melhor tipo de ajuda que os filhos podem ter ao longo da vida.

 

Ensine com pequenas ações diárias

É importante dar o exemplo no dia-a-dia, de modo que as suas sugestões ao conversar com os filhos sejam um reflexo do que usa para resolver os problemas da vida adulta. Mostrar-se paciente e com capacidade de encontrar soluções demonstra aos jovens que estas são as posturas adequadas para reconhecer os próprios sentimentos e seguir em frente.

 

Prevenir-se do pior: o que não fazer nesse momento

 

Quando a frustração vem da impossibilidade de fazer algo por causa de uma ordem de um adulto, geralmente a criança é mais nova, portanto, abrace e dê carinho, mas não volte atrás. É importante que ela compreenda que os seus desejos têm limites.

Quando é a vida que impõe a frustração, não tire das mãos do jovem a responsabilidade de resolver o problema, porque é ele que precisa de saber lidar com a frustração e, se for o caso, procurar respostas. O papel dos pais é escutar e oferecer apoio.

Vimos algumas dicas para ensinar o seu filho a lidar com a frustração. Se quiséssemos resumir este artigo, faríamos da seguinte forma: escutar a criança, oferecer todo o apoio necessário e conduzi-la às soluções dos problemas. Estas são as chaves para ajudar o seu filho a lidar com a frustração.