Todas as nossas atividades. INSCREVE-TE AQUI!
Início / Happy Blog / 5 Razões para ensinar programação a uma criança
5 Razões para ensinar programação a uma criança

5 Razões para ensinar programação a uma criança

Quando falamos em programação, somos levados a imaginar um profissional que passa horas sentado em frente a um computador a digitar códigos sem parar. Então, porque é que esta nova linguagem tem atraído tantos interessados?

Os softwares, desenvolvidos por programadores, estão por toda a parte: telemóveis, computadores e tablets fazem parte do nosso quotidiano e, cada vez mais cedo, da vida das crianças. A geração que já nasce digital, utiliza com muita facilidade aplicações e jogos, sendo um dos principais públicos das grandes indústrias de tecnologia.

Mas como transformar estes pequenos consumidores em criadores de tecnologia? Fazemos abaixo uma lista das cinco razões pelas quais vale a pena ensinar programação às crianças.

Razão 1

Melhora o raciocínio lógico: transformar crianças em criadoras de tecnologias exercita e incentiva a capacidade de encontrar respostas, através de pensamentos coerentes.

Razão 2

Estimula a criatividade: a programação é um óptimo estímulo ao potencial criativo das crianças, uma eficaz ferramenta que os incentiva, de maneira divertida, a explorarem as suas capacidades.

Razão 3

Desperta o empreendedorismo: a procura do mercado de tecnologia por bons programadores está em franco crescimento. Em muito pouco tempo, saber programar no século 21, será tão importante como era saber ler e escrever no século 20, o que expandirá ainda mais as oportunidades para profissionais da área.

Razão 4

Auxilia na solução de problemas: ao programar é necessário aprender a estruturar o pensamento de forma clara e objetiva, para que a máquina possa entender o passo a passo e executar correctamente as ordens do programador. Este exercício diário, desenvolve competências usadas para solucionar problemas corriqueiros com mais naturalidade e rapidez.

Razão 5

Desenvolve o trabalho em equipa: a construção de softwares é baseada na forte interação e comunicação entre os membros que participam no projeto, o que implica uma troca de conhecimento e capacidade de ouvir. Utilizar positivamente as tecnologias disponíveis, através do ensino e da orientação das crianças, é uma poderosa arma para a construção de uma sociedade melhor.


Entenda aqui como a HappyCode pode ajudar seu filho a desenvolver estas competências.

 

Sobre a Happy Code

A Happy Code é uma escola de programação, tendo como missão formar pensadores e criadores do século XXI. Com uma metodologia de ensino baseada no conceito STEAM (“Science, Technology, Engineering, Arts and Math”), os cursos lecionados incidem sobre a programação de computadores, desenvolvimento de jogos e aplicações, robótica com drones, bem como produção e edição de vídeos para o YouTube.

Tendo como premissa de atuação os valores da responsabilidade, da confiança, da inovação e da consciência social, a Happy Code leciona os seus cursos em centros próprios ou em escolas, empresas, municípios, projetos sociais, centros de estudo, ATLs, entre outros, estando já presente em várias zonas de Portugal.