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6 dicas essenciais para aumentar a rentabilidade da sua escola

Um gestor escolar enfrenta vários desafios na sua rotina de trabalho. No aspeto financeiro, por exemplo, otimizar os recursos e aumentar a rentabilidade é essencial para manter as contas em dia. Até porque nenhuma instituição consegue manter-se no mercado se não for rentável.

Acontece que, para que essa missão seja bem-sucedida, é preciso traçar um bom planeamento e investir em pontos estratégicos. Não sabe do que estamos a falar?

Então conheça, a seguir, as dicas que apresentamos para melhorar a gestão da sua escola, assim como a qualidade do ensino e os seus lucros!

1. Aumente a captação de alunos

Sem alunos é impossível a instituição existir ou ter sucesso, não é? Então, para aumentar a rentabilidade é preciso também tentar expandir o corpo discente, principalmente para que tenha uma margem de lucro maior.

Ter uma sala de aula com poucos alunos implica essencialmente os mesmos gastos do que ter uma turma mais cheia. A diferença é conseguir um retorno maior com os recursos já empregados.

Para isso, é importante que a equipa se reúna para definir estratégias para atrair a atenção e o interesse do público — e, consequentemente, captar mais alunos.

Entre as opções de ferramentas que podem ser utilizadas para esse objetivo estão: redes sociais, participação em eventos e publicidade nos média.

Contudo, pouco adianta investir neste aspeto se a qualidade do ensino não for uma prioridade. É essencial apresentar fatores diferenciadores no serviço oferecido, o que faz com que a escola consiga destacar-se no mercado. Apostar em metodologias inovadoras é um bom exemplo disso.

2. Invista em marketing digital

Uma das maiores preocupações que qualquer empresa deve ter atualmente é marcar presença no mundo virtual. As pessoas estão conetadas praticamente o tempo todo, sendo que a Internet é uma grande fonte de referência para a maioria delas.

Por isso, não é possível desconsiderar o investimento em marketing digital. É importante trabalhar para fortalecer a imagem da instituição e criar conteúdo de atração.

Uma das tarefas fundamentais neste processo é identificar o tipo de pessoa — ou seja, com quem quer comunicar e vender o seu produto, criando uma representação para cada nicho do seu público-alvo. Esta é uma boa dica para ter uma comunicação mais eficiente.

3. Faça uso da tecnologia

Não ter uma boa infraestrutura tecnológica é como não estar em sintonia com o mundo. Mais do que isso, é interessante considerar a tecnologia como ferramenta do processo de aprendizagem e da gestão escolar.

Existem muitas facilidades que são proporcionadas por ter um bom aparato tecnológico, inclusive na área financeira.

Os softwares e as aplicações, por exemplo, possibilitam uma otimização na realização das tarefas quotidianas. É um tipo de investimento que facilmente se paga com o tempo, contribuindo para a rentabilidade.

4. Tenha o controlo do fluxo de caixa

Em relação às contas, organização e transparência são dois fatores-chave para qualquer negócio. Não é possível ser mais produtivo ou lucrativo se não houver um controlo minucioso de todas as receitas e despesas.

Aliás, a empresa que desenvolve um plano de ação e não se preocupa em medir o seu desempenho está a cometer um grande erro. Para identificar se os resultados são positivos ou negativos é preciso ter os dados organizados e claros.

Da mesma forma, não é possível traçar estratégias para melhorar quando não existe um fluxo de caixa estruturado para ver quanto é possível gastar. Já pensou em realizar uma campanha de marketing sem saber se tem condições para a suportar? Contratar funcionários e não conseguir pagá-los no final do mês?

Um bom controlo da entrada e da saída de valores é uma necessidade básica para o sucesso de qualquer empreendimento.

5. Forme os seus funcionários

Ter uma equipa bem formada é, sem dúvida, outra forma de aumentar a rentabilidade. Afinal, ter profissionais ineficientes representa um desperdício de dinheiro que precisa de ser reavaliado.

Sem contar que esse é um fator extremamente relevante para um prestador de serviço, independentemente de ser do setor de educação ou não. O atendimento é algo que faz toda a diferença para a captação e retenção de clientes — neste caso, de alunos. Por isso, não pense apenas na qualidade da formação dos professores, mas em todos os funcionários envolvidos na escola, seja da área pedagógica, da administração ou de qualquer outra.

Apesar da tendência de existir um certo foco para o corpo docente, que é o maior responsável pela transmissão do conhecimento, é importante que toda a equipa seja integrada nesse plano.

Como o desempenho de cada colaborador influencia a produtividade geral da instituição, vale a pena procurar formas de investir na formação de todos.

6. Ofereça um ensino inovador e de qualidade

Por fim, uma última sugestão para completar as dicas: apostar em inovação. Os consumidores estão à procura de novidades em todas as áreas e de negócios que apresentem fatores diferenciadores.

A qualidade continua a ser fundamental, mas ir além e oferecer um ensino inovador é uma estratégia que promete sucesso.

Isto quer dizer que a escola tem de estar atenta para preparar os seus alunos para o futuro, proporcionando a oportunidade de aprenderem temas que sejam capazes de torná-los pessoas e profissionais diferenciados (empreendedorismo, programação, robótica, design thinking, etc.).

Na prática, esta proposta pode ser implementada pela própria instituição ao preparar a sua equipa para lidar com este contexto ou, ainda, ser viabilizada através da terceirização do serviço — seguindo a ideia de oferecer atividades extracurriculares, por exemplo.

A boa notícia é que esta tática realmente funciona. Existem vários casos de instituições que conseguiram bons resultados através do investimento em metodologias inovadoras, o que é percebido como um benefício pelo cliente e aumenta os níveis de captação.

Desta forma, promover algumas mudanças no ambiente de trabalho é necessário para obter melhorias, e no universo da educação não é diferente.

Gostou das nossas dicas para aumentar a rentabilidade da sua escola? Então não perca mais tempo e entre em contacto connosco para saber como começar a oferecer um ensino mais inovador para os seus alunos e para se destacar no mercado!