Todas as nossas atividades. INSCREVE-TE AQUI!
Início / Happy Blog / 6 melhores práticas para uma administração escolar de qualidade

6 melhores práticas para uma administração escolar de qualidade

Uma instituição de ensino deve dar prioridade às melhores práticas de administração escolar da atualidade. Não basta oferecer um conteúdo de alta qualidade para os alunos, porque a escola precisa de apresentar uma boa infraestrutura para os estudantes alcançarem um bom desempenho.

Além da conservação do património, a escola deve utilizar recursos tecnológicos que captem a atenção do público-alvo e tornem as aulas mais interessantes. Não considerar as mudanças sociais provocadas pelo avanço tecnológico é um dos maiores erros que um gestor de uma escola pode cometer.

Neste artigo, apresentaremos 6 dicas para gerir uma instituição de ensino de forma inteligente e atenta às exigências dos estudantes e dos pais. Boa leitura!

1. Elabore o planeamento estratégico

Para uma escola se desenvolver, é fundamental definir os objetivos e as metas a curto, médio e longo prazo. Por isso, o planeamento estratégico é uma ferramenta cada vez mais utilizada pelas empresas atualmente. Nele devem estar alguns aspetos essenciais para o bom funcionamento de uma organização, tais como:

· Missão (razão da existência da instituição).

· Visão (de que forma a escola pretende ser vista no futuro).

· Valores (práticas que devem ser adotadas por todos os colaboradores).

Também é indicada a análise SWOT, que aponta as forças (pontos positivos) e as fraquezas (aspetos negativos) no âmbito interno, além das oportunidades e ameaças que estão relacionadas com âmbito externo.

Com estas informações recolhidas, é mais fácil traçar as metas a serem alcançadas. Elas devem ser acompanhadas através de indicadores de desempenho, parâmetros que ajudarão a escola a verificar se está a apresentar um bom rendimento. A monitorização da performance é indispensável para constatar eventuais dificuldades e encontrar alternativas para superá-las.

A administração escolar deve participar ativamente no planeamento estratégico e também atuar na revisão desta ferramenta de gestão. Se não houver o envolvimento dos gestores e dos funcionários, este recurso não será relevante para o crescimento da instituição de ensino.

2. Foque-se na tecnologia

Por mais que os professores sejam formados e criativos, ignorar a tecnologia no ambiente escolar é pedir para ser ultrapassado pela concorrência. Muitas escolas têm utilizado, com frequência, tablets e smartphones para os alunos conseguirem um melhor rendimento na sala de aula. Uma escola pode, por exemplo, utilizar uma aplicação para os estudantes assimilarem melhor o conteúdo da língua inglesa através de exercícios que os ajudariam a ter um maior domínio do idioma.

Também é possível uma instituição de ensino adotar uma plataforma, onde os pais podem acompanhar a frequência e a nota dos filhos em cada disciplina. Esta iniciativa contribui para aproximar os responsáveis dos gestores e dos professores, melhorando o relacionamento entre eles.

As escolas ainda podem investir em softwares para melhorar a administração escolar. Estes sistemas podem fornecer dados sobre o património, o que ajuda a verificar em que setores a escola deve investir para não comprometer a qualidade dos serviços.

3. Dê prioridade ao controlo financeiro

Num cenário de instabilidade económica, a escola tem de se preocupar com o controlo dos gastos e a entrada de receita. Manter o pagamento de funcionários e fornecedores em dia é uma forma de manter o ambiente organizacional mais tranquilo e aberto a novos investimentos.

É importante contar com um sistema que permita verificar uma série de itens relacionados com a saúde financeira da escola, tais como:

· Valores das contas de água e de luz.

· Salários.

· Taxa de incumprimento.

· Descontos concedidos para bolsistas.

· Custos com fornecedores.

· Empréstimos.

· Receita proveniente do pagamento das mensalidades.

A análise das finanças é crucial para fazer uma estimativa de gastos para o futuro. Uma escola não se pode dar ao luxo de atingir um elevado grau de endividamento, porque poderá tomar medidas drásticas para contornar a situação, o que pode prejudicar o nível do ensino e afastar os alunos.

A administração escolar deve ter um olhar atento para a criação do orçamento e para o controlo dos gastos. Caso contrário, terá mais dificuldades em reter estudantes e em adotar medidas para melhorar o desempenho dos alunos e dos professores.

4. Tenha cuidado com o património

É muito bom contar com os softwares modernos de gestão escolar e com aplicações que estimulem a participação dos alunos na sala de aula. Contudo, esta ação deve ser acompanhada por uma gestão adequada do património.

Ficar com o bebedouro danificado durante muito tempo e não cuidar devidamente da biblioteca, por exemplo, são ações que desincentivam os alunos e prejudicam a imagem da instituição de ensino. Com uma administração escolar ativa, é simples evitar que estas situações ocorram e prejudiquem o ambiente.

Um cronograma de atividades para a limpeza dos ambientes e análise de como estão conservados os itens importantes do património (mesas, cadeiras, lâmpadas, etc.) contribui bastante para a escola estar mais arrumada e agradável para receber os alunos.

5. Valorize o bom relacionamento

É importante manter o respeito pelos alunos como forma de cativá-los. Uma boa maneira de fazer isso é incentivar o diálogo na sala de aula. O ideal é que o professor dê a oportunidade para todos se manifestarem sobre o desenvolvimento das atividades. Se esta ação for realizada de forma planeada, não vai atrapalhar a qualidade do ensino.

Pelo contrário, vai fazer com que os estudantes se sintam mais valorizados, o que vai aumentar o estímulo em participar nas tarefas. A escola pode abrir um canal de contacto para os pais se manifestarem pelo website ou pelas redes sociais. À medida que a administração escolar se mostra recetiva a interagir, maiores serão as chances de envolvimento e fidelização.

6. Invista na qualificação dos funcionários

Os professores merecem um cuidado especial, porque precisam de estar atentos às novas tendências de cada disciplina. Para estarem sempre preparados, é recomendado que a escola tenha um programa de formação que dê prioridade à melhoria contínua dos docentes. Com a facilidade de adquirir informação pela Internet, os alunos exigem dos professores mais capacidade de articulação de ideias e foco na atualização constante. Também é crucial investir na formação dos restantes colaboradores para que eles prestem um atendimento cortês e de boa qualidade para o público-alvo.

A administração escolar deve estar atenta à infraestrutura da instituição, ao relacionamento com os stakeholders e à qualidade do ensino. Com esta postura, terá mais condições de reter os alunos e de conquistar a confiança dos pais.

Se quiser receber boas dicas para gerir melhor a sua escola, não perca tempo e ponha gosto na nossa página no Facebook. O conhecimento ajuda-nos sempre a alcançar resultados mais expressivos!