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6 vantagens da alfabetização tecnológica para as crianças do século XXI

6 vantagens da alfabetização tecnológica para as crianças do século XXI

Antigamente era suficiente aprender a ler e escrever utilizando recursos como o caderno, lápis, o quadro negro e os livros didácticos. Hoje em dia, esse conhecimento precisa de ser complementado com a alfabetização tecnológica, tendo em conta o grande contacto que as novas gerações têm com recursos avançados.
Para além de adquirirem uma aprendizagem tradicional, também precisam de saber como utilizar as novas tecnologias, pois isso faz parte da contemporaneidade. E, assim como acontece com as demais competências e saberes, a escola tem um papel importante no que se refere ao uso da tecnologia.
As gerações actuais têm contacto com os recursos tecnológicos desde a primeira infância, sendo por eles acompanhadas durante toda a vida. Além disso, as profissões do futuro estão directamente relacionadas com esses artifícios, como tal preparamos este artigo para apresentar as vantagens da alfabetização tecnológica e como ela contribui para o futuro das crianças.

1. Interacção e utilização dos recursos tecnológicos

Como dissemos na introdução, as crianças das novas gerações têm acesso à tecnologia desde a sua primeira infância. Não é raro vermos um bebé a brincar com um telemóvel, por exemplo, ou seja, desde muito pequenas, recebem estímulos vindos de equipamentos tecnológicos.
Perceba que os adolescentes e crianças tem maior facilidade para trabalhar com essas máquinas do que os adultos. Isso acontece porque eles já nasceram inseridos nesse universo, como tal, estão adaptados a esses recursos.
Mas não é suficiente saber como trabalhar com esses equipamentos. O importante é que a criança aprenda a interagir de uma forma mais complexa para poder utilizar tudo isso a seu favor. Por isso é que a alfabetização tecnológica é tão importante.
As crianças são instruídas sobre a correta utilização da tecnologia, o seu funcionamento e a aprendizagem é direccionada de uma forma construtiva. Assim, mais do que jogar ou falar com os colegas, a criança vai descobrir as inúmeras possibilidades oferecidas e desfrutar dos benefícios que esse conhecimento vai lhe trazer.

2. Estímulo da aprendizagem como um todo

As crianças recebem uma grande quantidade de informação diariamente, por isso, o modo como elas raciocinam e aprendem é diferente do das gerações anteriores. Hoje elas desejam interagir e precisam de um pouco mais de acção e prática.
É por isso que a aprendizagem tradicional precisa de ser modernizada, permitindo-lhes uma maior participação. Desta forma, a alfabetização tecnológica é ao mesmo tempo vantajosa e interessante para as crianças.
A forma como elas aprendem é diferente, o modo como o conhecimento é estimulado desperta o seu interesse, fazendo com que sintam vontade de ampliar ainda mais os seus saberes. Desse modo, esse tipo de ensino contribui para que a criança absorva mais informações e tenha mais vontade de aprender também.

3. Desenvolvimento de competências mais completas

O contacto com a tecnologia promove diversos estímulos na criança, permitindo que desenvolva competências muito mais completas. Compreenda como é necessário que ela esteja concentrada para brincar, por exemplo, com um videojogo ou com uma aplicação de um telemóvel.
Para que tenha sucesso ao trabalhar com esses equipamentos, a criança precisa, além de se concentrar, de traçar estratégias, exercitar a memória, ter um raciocínio rápido e lógico, tomar decisões, entre outras acções.
Por isso, a alfabetização tecnológica auxilia no desenvolvimento de competências muito mais complexas que a criança não estaria abordando, ou que faria de forma mais discreta. No entanto, ao receber estímulos, ser desafiada e ter acesso a recursos diferenciados, ela consegue trabalhar essa outra face do seu potencial, tornando-se mais competente.

4. Aquisição de competências fundamentais

A tecnologia é utilizada cada vez mais para optimizar processos e tornar as tarefas ou trabalhos mais práticos e automatizados. Por isso, as pessoas precisam de desenvolver competências que estejam de acordo com aquilo que é necessário para trabalhar com os recursos que estão sendo a ser usados.
O ideal é que isso se inicie desde muito cedo, para que a criança comece logo a preparar-se para o futuro. A alfabetização tecnológica auxilia na sua formação e, ao mesmo tempo em que lhe traz vantagens no presente, promove essa preparação que será fundamental quando se tornar adulta.
Essa aprendizagem permite o desenvolvimento dessas competências que serão essenciais para que a criança, além de utilizadora da tecnologia, seja também uma excelente profissional e, por que não, uma criadora de novas soluções.

5. Preparação para as profissões do futuro

Actualmente o uso de tecnologia já é bastante expressivo no mercado de trabalho. Em todos os ramos de actuação são utilizados esses recursos com o intuito de facilitar os processos e alcançar melhores resultados.
A tendência é que isso se estenda ainda mais, alterando as profissões que já existem e fazendo com que novas surjam, para dar resposta às necessidades das empresas. A alfabetização tecnológica contribui para que as crianças adquiram hoje as competências que serão necessárias para ocupar essas vagas do futuro.
As exigências serão outras, os conhecimentos também, assim como as competências necessárias. Desse modo, esses novos profissionais precisam de ser formados tendo como foco a possibilidade de virem a desempenhar um excelente trabalho, de acordo com aquilo que os sectores de actuação vão exigir.

6. Aprendizagem mais interessante

E, como não poderia deixar de ser, quando a alfabetização utiliza recursos tecnológicos, a aprendizagem torna-se muito mais interessante, tanto para as crianças como para os adolescentes. Afinal, como já foi dito, eles vivem uma realidade diferente e estão inseridos num mundo totalmente digitalizado.
Os métodos antigos já não são atractivos e não dão resposta às necessidades das novas gerações. A sua forma de raciocinar é outra, e é por isso que têm um aproveitamento muito melhor desta nova forma. O uso de tecnologia torna-se essencial porque ela é parte do dia a dia das gerações mais novas.
A Happy Code trabalha justamente nesse sentido, com uma metodologia de ensino que favorece o desenvolvimento de competências essenciais para o século XXI. Todo o trabalho é feito com base em disciplinas que são fundamentais para formar cidadãos e profissionais mais capacitados.
Afinal, os desafios que vão enfrentar estão de acordo com a era digital. Desse modo, os professores da Happy Code, além de transmitirem um conhecimento teórico, também criam desafios que estimulam os alunos a raciocinarem para encontrarem uma solução pertinente para o problema apresentado.
E tudo com foco em encontrarem soluções para uma necessidade real e que contribua de forma positiva para um bem colectivo. Desta forma, além de formarmos bons profissionais, também estamos a trabalhar para formar cidadãos mais conscientes, aptos para trabalhar em equipa e aproveitar ao máximo os benefícios e vantagens que a tecnologia pode oferecer.
A alfabetização tecnológica é fundamental para as novas gerações, em função da realidade em que vivem. É desta forma que as crianças e adolescentes melhoram aptidões e competências que vão ajudar no seu desenvolvimento actual e contribuir para terem uma carreira brilhante no futuro.
Saiba mais sobre a alfabetização tecnológica e a metodologia da Happy Code. Fale connosco e com os nossos profissionais e marque uma aula experimental gratuita!

Sobre a Happy Code

A Happy Code é uma escola de programação, tendo como missão formar pensadores e criadores do século XXI. Com uma metodologia de ensino baseada no conceito STEAM (“Science, Technology, Engineering, Arts and Math”), os cursos lecionados incidem sobre a programação de computadores, desenvolvimento de jogos e aplicações, robótica com drones, bem como produção e edição de vídeos para o YouTube.

Tendo como premissa de atuação os valores da responsabilidade, da confiança, da inovação e da consciência social, a Happy Code leciona os seus cursos em centros próprios ou em escolas, empresas, municípios, projetos sociais, centros de estudo, ATLs, entre outros, estando já presente em várias zonas de Portugal.