Todas as nossas atividades. INSCREVE-TE AQUI!
Início / Happy Blog / 7 benefícios da aprendizagem de programação e robótica
7 benefícios da aprendizagem de programação e robótica

7 benefícios da aprendizagem de programação e robótica

Num mundo globalizado, em que a informação é altamente valorizada, ter conhecimentos em diversas áreas é essencial para garantir o desenvolvimento de competências e promover importantes melhorias na vida pessoal e profissional. Os benefícios de qualquer aprendizagem são ainda mais efectivos na infância e na adolescência, quando o aluno está em fase de desenvolvimento e adaptação e se envolve na descoberta de um novo mundo.

A importância do ensino de programação e robótica já pode ser comparada à do ensino de outras línguas, como o inglês e o espanhol. Também estão provados os diversos benefícios que a aprendizagem da linguagem de programação pode trazer aos alunos. Vejam a seguir os 7 benefícios da aprendizagem de programação e robótica para crianças e adolescentes.

1 – Estimula o raciocínio lógico

Ao aprender a linguagem de programação, os alunos são ensinados a pensar de forma estruturada. Eles designam acções a serem cumpridas pelo computador, através de códigos específicos, que são criados por sequências de números e palavras. Desse modo, o aluno desenvolve o lado esquerdo do cérebro, responsável pelo raciocínio lógico, analítico e crítico.

2 – Ajuda na organização de modo geral

A aprendizagem da programação estimula o aluno a organizar os pensamentos e as acções a serem tomadas para a solução dos desafios envolvidos nos projectos de criação de, por exemplo, um jogo ou aplicação. Isso acaba por se reflectir na capacidade de organização de um modo geral, como no planeamento de tarefas e actividades, estruturação de pensamentos e até mesmo na maneira de estudar. 

3 – Favorece uma melhor escrita

O ensino de programação e robótica também influencia, auxilia e melhora a aprendizagem de matérias de ciências humanas, além de melhorar a escrita. Logo que o aluno aprende a organizar melhor as suas ideias e pensamentos, consegue estruturar com mais facilidade o texto a ser escrito.

4 – Incentiva a aprendizagem de matemática, física e inglês

Coordenadores, professores e pais tem notado grandes melhorias no desempenho escolar em diversas disciplinas, principalmente nas matérias que tem como base o raciocínio lógico, como a matemática, física e também o inglês. As crianças e adolescentes familiarizam-se com os números ou as novas palavras e aprendem a raciocinar com mais precisão, entendendo a teoria e conseguindo aplicá-la na prática.

5 – Auxilia no desempenho pessoal e profissional

Aprender a programar auxilia a criança e o adolescente a descobrir as suas potencialidades e a estimular as suas aptidões. Eles tornam-se mais implicados e entusiasmados para seguir em busca de novos desafios. Além disso, no futuro, por terem competências diferenciadas, devem-se destacar no mercado de trabalho.

6 – Estimula a criatividade

Através da criação dos jogos, os alunos aprendem a pensar de forma estruturada e não apenas a decorar fórmulas ou datas. Nos cursos da Happy Code, os alunos usam a criatividade em todas as aulas para analisar, planear, criar e executar um projecto valorizando todas as suas etapas. Além de incentivar a criatividade, os cursos também estimulam as crianças e os adolescentes a trabalharem em equipa.

7 – Desenvolve competências para resolver situações desfavoráveis

Outro benefício que podemos destacar na aprendizagem de programação e robótica é a capacidade dos estudantes solucionarem problemas. No mundo da tecnologia, para se conseguir comunicar com eficiência, devem ser seguidos certos padrões lógicos. Se, por acaso, uma sequência de códigos não for desenvolvida correctamente, o projecto não vai responder em consonância, então o aluno depara-se com uma situação que vai ter de ser resolvida, para cumprir o desafio proposto.

Os cursos da Happy Code são referência no ensino de programação e robótica. As escolas tem cursos regulares e de curta duração. Os alunos aprendem a planear e a criar os próprios jogos, aplicações e até mesmo a construir drones autónomos. Nos cursos de férias e de curta duração, os alunos aprendem as técnicas e ferramentas para criar um canal de sucessono YouTube (YouTuber) e também a criar os próprios itens e mods (modificações) no Minecraft (Minecraft Modding).

 

Sobre a Happy Code

A Happy Code é uma escola de programação, tendo como missão formar pensadores e criadores do século XXI. Com uma metodologia de ensino baseada no conceito STEAM (“Science, Technology, Engineering, Arts and Math”), os cursos lecionados incidem sobre a programação de computadores, desenvolvimento de jogos e aplicações, robótica com drones, bem como produção e edição de vídeos para o YouTube.

Tendo como premissa de atuação os valores da responsabilidade, da confiança, da inovação e da consciência social, a Happy Code leciona os seus cursos em centros próprios ou em escolas, empresas, municípios, projetos sociais, centros de estudo, ATLs, entre outros, estando já presente em várias zonas de Portugal.