Todas as nossas atividades. INSCREVE-TE AQUI!
Início / Happy Blog / 7 dicas para manter os pais alinhados com a proposta pedagógica

7 dicas para manter os pais alinhados com a proposta pedagógica

Cada escola tem uma proposta pedagógica completamente única. Ela é, de certo modo, a identidade da instituição de ensino e abrange as principais caraterísticas daquele contexto. Muitos fatores influenciam na definição dessa personalidade institucional, como as diretrizes utilizadas, a metodologia implementada no ensino e também as regras de convívio básico.

Este tipo de conceito pode parecer muito óbvio para nós, que lidamos diariamente com o planeamento na educação. No entanto, os pais e responsáveis dos estudantes normalmente têm uma certa dificuldade em compreender estes aspetos ou nem sequer sabem que eles existem. Por causa disso, é fundamental alinhar a família dos alunos com a proposta da escola.

Mas, afinal, como podemos fazer isso? A seguir, apresentaremos algumas dicas muito importantes e que podem ser colocadas em prática por qualquer gestor, melhorando a qualidade do ensino e dos serviços prestados na instituição. Boa leitura!

1. Fale a língua dos responsáveis

O primeiro passo para alinhar os pais e responsáveis com a proposta pedagógica é procurar uma comunicação mais clara entre as partes. Para isso, é essencial que saibamos exatamente como falar a língua dos nossos interlocutores, facilitando a compreensão das informações e, consequentemente, melhorando o relacionamento, que fluirá muito melhor.

Evite utilizar termos muito complexos ou demasiado técnicos, que podem fazer com que as informações importantes se percam por falta de compreensão. Além disso, tente sempre ser amigável e inclusivo, colocando-se no mesmo patamar que os responsáveis.

Outras dicas importantes são evitar posições superiores e incentivar sempre o diálogo, mostrando que a família é tão importante para o sucesso da escola como a equipa profissional.

2. Tenha empatia e invista em atendimento humanizado

Formar a sua equipa é um dos pontos mais importantes na altura de procurar um alinhamento entre a escola e as famílias dos estudantes. Invista em formação baseada no atendimento humanizado, focado nas interações humanas e na psicologia. Ter conhecimento sobre estes aspetos é extremamente benéfico para a comunicação.

Destaque sempre a importância de tirar as dúvidas. Encare os pais dos seus alunos como se eles fossem, também, estudantes da sua sala de aula. Lembre-se de que eles precisam de aprender sobre a proposta pedagógica para, depois, colocar os ensinamentos em prática nos seus lares, fazendo com que a casa seja uma extensão da escola em matéria de ensino.

3. Forme a sua equipa

Novamente, a formação da equipa é algo imprescindível para o sucesso da comunicação entre familiares e a escola. Além da humanização, alguns pontos cruciais devem ser sempre mantidos em mente na altura de conseguirmos um atendimento personalizado para cada família, já que devemos tratá-los como pessoas — e não apenas como números.

A formação técnica também é muito importante: equipas bem treinadas e que sabem fazer o próprio trabalho oferecem atendimentos muito melhores. Assim, consequentemente, os pais também passam a compreender melhor as diretrizes do ensino e podem participar de forma muito mais ativa na educação dos seus filhos.

4. Converse com os alunos

Outra forma de alinhar os pais à proposta pedagógica de uma escola é desenvolver uma boa comunicação com os alunos, uma vez que eles são a ponte importante entre a escola e os seus responsáveis. Fazer com que os estudantes compreendam quais são as diretrizes e a personalidade da escola é, portanto, uma ótima forma de levar essa informação aos responsáveis.

Para tal, incentive o diálogo entre a equipa e os estudantes. É muito interessante promover palestras e outros tipos de eventos para que os alunos tirem as suas dúvidas sobre o funcionamento da escola e saibam exatamente como ela funciona.

Outro ponto importante é o acolhimento desses estudantes, que devem sentir-se seguros e confortáveis para procurar estas informações.

5. Conete os ensinos

A conexão dos ensinos é uma forma pouco explorada de garantir o alinhamento dos pais com a proposta pedagógica de uma escola. Investir num ensino mais integrado e em diretrizes que abracem todos os estudantes simultaneamente é uma boa forma de fazer com que os pais compreendam melhor o funcionamento da escola. Fazer isto é muito simples! Basta, por exemplo, oferecer atividades extracurriculares semelhantes para todos os períodos. Além disso, investir em metodologias diferentes pode ser outra forma de fazer com que eles percebam o funcionamento da escola de uma forma mais ampla, especialmente se têm mais de um filho matriculado em ciclos diferentes.

6. Incentive a presença e a participação dos responsáveis

Um dos maiores problemas da educação é a falta de participação dos pais na aprendizagem dos seus filhos. Isto pode ocorrer tanto por desinteresse dos

responsáveis como pelo posicionamento da instituição de ensino. Por isso, o primeiro passo é mostrar-se disponível e convidar os pais a fazerem parte do dia-a-dia escolar, seja através de inquéritos ou de outros métodos.

Isto pode ser feito, por exemplo, com a criação de eventos sociais abertos aos responsáveis. Além de divertidos, estes mecanismos fazem com que os pais se tornem mais envolvidos e possam, assim, estender a proposta pedagógica da escola às suas casas, participando mais ativamente na educação dos seus filhos.

7. Invista na modernização

Por fim, investir na modernização é uma forma prática de fazer com que os pais se alinhem cada vez mais com as diretrizes da sua escola. Além de optar por metodologias revolucionárias como o STEM ou STEAM, a sua escola pode investir na modernização de processos internos e outras estratégias que facilitem o atendimento e otimizem a relação entre as partes. Um bom exemplo é a utilização da tecnologia para comunicar com os pais. A criação de plataformas de ensino com funcionalidades como o acesso ao boletim, agenda eletrónica e até mesmo um chat para tirar dúvidas em tempo real com a equipa são ótimas formas de envolver os pais sem prejudicar a rotina de nenhum deles.

Agora que já conhecemos os principais meios de alinhar os pais com a proposta pedagógica de uma escola, não perca tempo e comece o quanto antes a colocar as dicas em prática! O investimento numa boa comunicação faz maravilhas para o funcionamento de uma instituição de ensino, não só melhorando o relacionamento entre as partes como também contribuindo para um ensino de maior qualidade.

Gostou deste artigo? Acha que estas dicas foram úteis? Então partilhe o artigo nas suas redes sociais! Assim, os seus colegas de profissão e também aqueles que têm filhos em idade escolar poderão conhecer as dicas e colocá-las em prática, adequando-as às suas realidades.