Todas as nossas atividades. INSCREVE-TE AQUI!
Início / Happy Blog / Afinal, qual é a importância de ensinar gestão do tempo às crianças?
Afinal, qual é a importância de ensinar gestão do tempo às crianças?

Afinal, qual é a importância de ensinar gestão do tempo às crianças?

Não são apenas os adultos que precisam de manter uma rotina organizada. Ensinar gestão do tempo às crianças é fundamental pois ajuda no desenvolvimento de competências que precisam de dominar desde muito novas.

Ao longo da vida precisamos de competências que nos ajudem a ter um melhor desempenho naquilo que nos dispomos a fazer. Elas também criam oportunidades, mas isso deve ser aprendido na infância. Até porque, desta forma, as crianças aprendem mais e cultivam hábitos e comportamentos positivos.

Gerir o tempo é fundamental para que os mais novos se preparem para o futuro, mas sem deixar de aproveitar os momentos de diversão. Para que perceba melhor por que essa competência é importante, preparámos este artigo. Nele, também poderá ver alguns dos benefícios que a gestão do tempo oferece às crianças. Saiba quais são!

Desenvolver o sentido de responsabilidade

Ensinar gestão do tempo à criança faz com que ela se torne mais responsável. Isso acontece porque as suas actividades ficam mais organizadas, então, no fundo, ela tem um horário específico para cumprir cada uma das suas tarefas.

Haverá um momento para cumprir os TPCs da escola, para fazer algumas actividades domésticas — como arrumar o quarto —, tempo para brincar, para se alimentar, entre outros. Assim, compreende que tudo tem a sua hora.

Estimular a ter uma vida e rotina mais organizadas

Para gerir o tempo com maior eficácia é preciso determinar o melhor momento para cumprir as tarefas do dia a dia. Por isso, quando a criança é incentivada a agir dessa forma ela consegue manter a sua vida e rotinas organizadas.

Essa é uma questão importante para que os mais novos não passem tempo demais a realizar uma determinada actividade enquanto outras coisas ficam para trás. Além disso, não vai inverter horários nem bai precisar de sacrificar o seu tempo de descanso, por exemplo, para fazer a tarefa ou um trabalho da escola.

Mostrar compromisso com as actividades e pessoas

Com uma rotina devidamente organizada e conseguindo cumprir tudo aquilo que é da sua responsabilidade, a criança também mostra mais compromisso com as actividades que precisa de desempenhar, respeitando horários e prazos.

Além de não deixar nada para trás, ela demonstra que está comprometida com as pessoas que esperam os seus bons resultados. Desse modo, cria uma imagem positiva e confiável, o que rende elogios e contribui para elevar a sua autoestima e acreditar no próprio potencial.

Reduzir o nível de stress no dia a dia

As crianças também podem ficar stressadas e um dos motivos para que isso aconteça é não saberem como fazer a gestão do tempo correctamente. Afinal, dessa maneira as horas parecem passar mais rápido e o dia fica curto para fazer tudo o que é preciso.

Então, quando ela gere de forma correcta os seus horários, conforme já foi dito, dá conta das coisas que precisa de fazer, não perde prazos, não há um acumular de tarefas e não ficará sobrecarregada em nenhum momento. A rotina flui de maneira natural.

Aproveitar melhor os momentos e experiências

Existem crianças que fazem diversas coisas ao mesmo tempo. Outras que se dedicam demais a uma actividade e menos a outra, como consequência não conseguem aproveitar como poderiam os momentos e experiências que estão a viver. Tudo isso gera perdas para o seu desenvolvimento.

Mas, quando são ensinadas a organizar os seus horários para se dedicarem a uma tarefa de cada vez, além de terem um desempenho melhor no que estão a fazer, conseguem aproveitar o que estão a viver. Um exemplo simples: os estudos não vão interferir no seu lazer, nem os momentos de diversão farão com que deixe as matérias escolares de lado.

Não se esqueça de que tudo o que ensinamos às crianças precisa de ser estimulado de uma forma divertida, e com a gestão do tempo não é diferente. É importante trabalhar o tema de maneira lúdica para facilitar o entendimento e não gerar cobranças excessivas. Assim, a organização da rotina vai acontecer naturalmente e a criança terá apenas benefícios.

Solucionar problemas também é importante para que a criança consiga organizar melhor a sua rotina. Veja como você pode incentivar seu filho a desenvolver essa competência!

 

Sobre a Happy Code

A Happy Code é uma escola de programação, tendo como missão formar pensadores e criadores do século XXI. Com uma metodologia de ensino baseada no conceito STEAM (“Science, Technology, Engineering, Arts and Math”), os cursos leccionados incidem sobre a programação de computadores, desenvolvimento de jogos e aplicações, robótica com drones, bem como produção e edição de vídeos para o YouTube.

Tendo como premissa de actuação os valores da responsabilidade, da confiança, da inovação e da consciência social, a Happy Code lecciona os seus cursos em centros próprios ou em escolas, empresas, municípios, projectos sociais, centros de estudo, ATLs, entre outros, estando já presente em várias zonas de Portugal.