Todas as nossas atividades. INSCREVE-TE AQUI!
Início / Happy Blog / As crianças têm facilidade em dominar novas tecnologias e explorar todas as possibilidades
As crianças têm facilidade em dominar novas tecnologias e explorar todas as possibilidades

As crianças têm facilidade em dominar novas tecnologias e explorar todas as possibilidades

Não é novidade para ninguém que as crianças têm facilidade em dominar novas tecnologias e explorar todas as possibilidades, não é verdade? Elas estão em fase de crescimento e também do desenvolvimento da personalidade e das suas competências. Para além disso, estão a conhecer o mundo e as ferramentas digitais que fazem parte do nosso dia a dia. Para isso, é essencial prestar atenção aos hábitos que elas criam nesta fase, para que sejam positivos.

Crianças e a facilidade com as novas tecnologias

Quem nunca ouviu dizer que hoje em dia parece que as crianças nascem a saber utilizar smartphones, tablets, computadores e consolas de jogos? Sim, é um facto que esta nova geração tem muita facilidade em interagir com o mundo digital e domina as novas tecnologias, no entanto é necessário que, além de apenas utilizarem essas ferramentas, as crianças também explorem as possibilidades desse novo mundo onde é possível criar, desenvolver competências pessoais, ajudar a sociedade e uma infinidade de outros caminhos.

Mas, como é que isso é possível? É simples, nesta fase a criança tem muita facilidade na aprendizagem e no domínio das novas tecnologias. Por um lado, podem-se tornar apenas consumidoras digitais, mas por outro podem desenvolver a sua própria tecnologia, divertir-se e ainda aprender muito.

Aulas de tecnologia e inovação permitem uma aprendizagem com diversão

A maioria das pessoas ainda pensa que programação e robótica são conhecimentos difíceis de serem assimilados, mas é o contrário pois até as crianças podem aprender os conceitos desde muito pequenos e começar a criar os próprios jogos, aplicações, drones e construir um mundo cheio de possibilidades.

As crianças e adolescentes devem aproveitar esta relação com as novas tecnologias para se transformarem nos novos criadores. Além disso, esta aprendizagem ajuda no desenvolvimento de competências importantes, como a facilidade em aprender coisas novas (por exemplo, uma nova língua), melhora o raciocínio lógico e organização das ideias e a facilidade no trabalho em equipa. Este conhecimento vai, seguramente, ajudá-las integrar o mercado de trabalho e a construir uma carreira promissora.

Podemos ver, em todo o mundo, países que estão a investir no ensino de programação e de disciplinas tecnológicas tendo em atenção a importância de levar informação aos pequenos estudantes ainda na fase escolar, para que desta forma eles também criem as competências digitais que são essenciais nos dias de hoje.

Aulas de programação ajudam na criatividade das crianças

Em Portugal (e no Brasil), é possível encontrar escolas especializadas como a Happy Code que oferece cursos de tecnologia e inovação para crianças e adolescentes de todo o país. As escolas oferecem cursos regulares, cursos rápidos e também cursos de férias, para além de workshops e eventos específicos para empresas.

As aulas são dinâmicas e valorizam a aprendizagem pela descoberta, com o desenvolvimento de projectos criados pelos próprios estudantes. Eles aprendem os conceitos e depois colocam tudo em prática.

Todas as escolas Happy Code tem cursos de férias

 Os cursos de férias são uma excelente opção para os estudantes que têm interesse em aprender e mergulhar mais profundamente no mundo da tecnologia. Esse primeiro contato pode ser primordial para aprender novos conceitos, sendo uma valiosa  ajuda na escolha de um curso regular mais específico. São destinados a crianças a partir dos seisanos e têm uma carga horária de quinze ou trinta horas.

 

Sobre a Happy Code

A Happy Code é uma escola de programação, tendo como missão formar pensadores e criadores do século XXI. Com uma metodologia de ensino baseada no conceito STEAM (“Science, Technology, Engineering, Arts and Math”), os cursos lecionados incidem sobre a programação de computadores, desenvolvimento de jogos e aplicações, robótica com drones, bem como produção e edição de vídeos para o YouTube.

Tendo como premissa de atuação os valores da responsabilidade, da confiança, da inovação e da consciência social, a Happy Code leciona os seus cursos em centros próprios ou em escolas, empresas, municípios, projetos sociais, centros de estudo, ATLs, entre outros, estando já presente em várias zonas de Portugal.