Todas as nossas atividades. INSCREVE-TE AQUI!
Início / Happy Blog / Como a IoT vai mudar o mundo?

Como a IoT vai mudar o mundo?

A transformação da Internet das Coisas (IoT)está em destaque e nos próximos anos a previsão é de muitos objetos ligados à rede.

Sabe como a IoT vai mudar o mundo? Na verdade, a mudança já começou e está presente em acções simples da nossa rotina diária. Para quem ainda não sabe, IoT significa, em inglês, “Internet of Things” ou, em portugês, “A Internet das Coisas”. Já vivemos num mundo tecnológico e os avanços realmente não param, sendo que a previsão é que dentro de alguns anos tudo esteja ligado. Vamos então perceber como funciona a IoT?

Como a IoT vai mudar o mundo?

Esta temática tem sido muito debatida em diversas esferas da sociedade e, com certeza, vai ser uma imensa transformação na vida das pessoas. A IoT e a inteligência cognitiva são as tecnologias que aproximam a inteligência das necessidades dos indivíduos e procuram melhorar as experiências e facilitar todos os processos em várias áreas, seja no trabalho, em casa, na saúde, na indústria, nos meios de transportes, no consumo, na agricultura e muito mais.

Mas o que é na realidade a Internet das Coisas? Já pensaram em todos os dispositivos que estão ligados à Internet? Então, é basicamente isso! Carros, sensores, frigoríficos, cafeteiras, portas, acessórios, roupas, ou seja, várias coisas e não apenas os smartphones e computadores. Tudo deve estar ligado à rede para recolher informações e dados por conta dos sensores. Actividades como fazer compras, trabalhar ou fazer exames se vão tornar mais práticas. Já pensou? Se pudesse facilitar algo, o que criaria na IoT?

IoT deve trazer muitos benefícios para o dia-a-dia

De acordo com as pesquisas, a previsão é que até 2020 existirão mais de 20 biliões de dispositivos ligados – IoT, desta forma a Internet das Coisas estará presente no nosso dia a dia e aos poucos vai-se tornar normal no nosso quotidiano, assim como os smartphones e computadores já são.

Se pensa que a IoT faz parte de um futuro distante, está enganado. Já começou a fazer parte, com os sensores para prática de desporto, paragens de autocarro inteligentes que são informações sobre o horário de chegada à paragem, coleiras tecnológicas para animais de estimação que monitorizam hábitos e fazem rastreios, botão de compra para produtos registados e muito mais.

A IoT e o ensino de programação e robótica a crianças e adolescentes

A IoT vai, seguramente, transformar a relação das pessoas com os objetos e as suas acções. Serão carros, casas, objetos e cidades totalmente inteligentes com estruturas cada vez mais ligadas e com transmissões de dados e informações.

A mudança é certa e a nova tendência vai aos poucos ganhando força, como tal, nada melhor do que entender e fazer parte dessas criações, como forma de modificar e ajudar nas necessidades das pessoas de forma positiva.

A educação especializada nas inovações tecnológicas

Happy Code prepara os alunos para entenderem essas transformações e não serem apenas consumidores de tecnologia, mas sim criadores que fazem a diferença no mundo. Durante as aulas eles desenvolvem competências essenciais para actuarem no campo profissional e pessoal, competências digitais, inteligência cognitiva para lidar com as transformações da sociedade como seres humanos activos, sempre tendo em consideração a segurança digital.

Já pensou num jogo em que a vida real e o jogo se misturam? Isso mesmo, os seus gestos e acções ao longo do dia podem ser reflectidos em elementos e competências no jogo. Nas aulas da Happy Code os alunos são capazes de aprender programação e robótica podendo assim criar jogos robustos, aplicações, construir drones e muito mais.

A IoT vai realmente transformar o mundo e trazer muitos benefícios com um sem número de novas possibilidades e optimização de processos, mas é fundamental entender esse novo universo com muita segurança, desenvolvendo as competências digitais necessárias para compreender esse novo mundo.

Agende uma aula experimental e conheça melhor a Happy Code e a nossa forma de ensinar! A escola está presente em todo o país através de escolas físicas e ou parcerias.

 

Sobre a Happy Code

A Happy Code é uma escola de programação, tendo como missão formar pensadores e criadores do século XXI. Com uma metodologia de ensino baseada no conceito STEAM (“Science, Technology, Engineering, Arts and Math”), os cursos lecionados incidem sobre a programação de computadores, desenvolvimento de jogos e aplicações, robótica com drones, bem como produção e edição de vídeos para o YouTube.

Tendo como premissa de atuação os valores da responsabilidade, da confiança, da inovação e da consciência social, a Happy Code leciona os seus cursos em centros próprios ou em escolas, empresas, municípios, projetos sociais, centros de estudo, ATLs, entre outros, estando já presente em várias zonas de Portugal.