Todas as nossas atividades podem ser presenciais ou online. INSCREVE-TE AQUI!
Início / Happy Blog / Como a utilização da tecnologia beneficia a aprendizagem em casa?
Como a utilização da tecnologia beneficia a aprendizagem em casa?

Como a utilização da tecnologia beneficia a aprendizagem em casa?

Nos últimos tempos, deparamo-nos com a necessidade de encontrar novas formas de ensino e tivemos a oportunidade de perceber de maneira mais intensa como a aprendizagem em casa ocorre. As mudanças pelas quais estivemos a passar como sociedade possibilitaram muitas descobertas, incluindo uma clara perceção de como a tecnologia é bem-vinda quando o assunto é ensinar as crianças em casa.

Descubra neste artigo como encorajar a aprendizagem em casa através da utilização da tecnologia. As nossas sugestões tem como objetivo entusiasmar os pequenos e ajudar a prepará-los para o mundo moderno.

 

Quais são os benefícios da aprendizagem com a utilização da tecnologia em casa?

Os benefícios de utilizar a tecnologia para favorecer o ensino em casa são muitos. A tecnologia melhora o processo de aprendizagem e torna a tarefa de ensinar mais divertida e eficiente. Fique a conhecer alguns dos maiores benefícios que a tecnologia proporciona à aprendizagem em casa:

  • A utilização da tecnologia melhora o processo de aprendizagem. As crianças podem aceder a recursos e informações para obter um ensino mais completo sobre um tópico específico ou para desenvolver algumas competências, como ler um cronograma ou o seu calendário de aulas.
  • A tecnologia encoraja os pequenos a serem aprendizes independentes. Através da sua utilização, as crianças podem aprender no seu próprio ritmo, rever assuntos e avançar para novos tópicos quando for necessário. Além disso, torna mais fácil o momento de os miúdos fazerem as suas próprias pesquisas.
  • Ao utilizar a tecnologia, os pequenos aprendem muitas competências essenciais. Através da utilização de ferramentas tecnológicas, identificam se uma fonte é confiável ou não, escrevem e-mails, comunicam-se nas redes sociais e aprendem a manter-se seguros no ambiente online.
  • A utilização da tecnologia também ajuda as crianças a solucionar problemas, pois torna o trabalho em equipa mais fácil e colabora para que os desafios sejam resolvidos rapidamente.

 

Tecnologia em casa como uma extensão da sala de aula

Utilizar a tecnologia no processo de ensino pode ampliar a experiência de aprendizagem das crianças de uma forma positiva. Os computadores e tablets, por exemplo, proporcionam aos pequenos que encontrem informações e apoiam o seu desenvolvimento escolar.

Muitas escolas oferecem atualmente a oportunidade de acompanhar de forma virtual a frequência com que os alunos participam nas aulas, o seu progresso e o seu comportamento, além das tarefas de aprendizagem em casa que as crianças precisam de fazer.

No entanto, a tecnologia na aprendizagem pode tomar muitas formas diferentes. A utilização da realidade aumentada, a realização de vídeos e a programação são alguns exemplos.

 

Realidade aumentada

Existem hoje muitas atividades que podem ser facilmente acedidas online e que permitem aos pequenos utilizar a tecnologia no seu processo de aprendizagem em casa. Algumas editoras educativas disponibilizam materiais de realidade aumentada para serem utilizados no dia-a-dia das crianças, tanto na escola como em casa. Modelos 3D são exemplos positivos da utilização deste tipo de tecnologia, pois possibilitam aos miúdos estudar de forma mais detalhada assuntos como a anatomia humana, a estrutura do planeta Terra e as formas geométricas.

 

Realização de vídeos

Reproduzir e fazer vídeos também é uma ótima forma de as crianças utilizarem a tecnologia em casa para melhorar o seu processo de aprendizagem. Filmar os miúdos enquanto fazem atividades físicas em casa e, posteriormente, assistir ao vídeo junto com eles para revisar os movimentos e as técnicas é uma ideia interessante para utilizar a tecnologia neste contexto. Outra possibilidade é fazer experimentos científicos ou realizar atividades STEAM com os pequenos e filmar o processo. Da mesma forma, podem assistir aos vídeos com o objetivo de compreender mais profundamente a teoria por trás da prática.

 

Programação

Aprender a utilizar os comandos numa tarefa que envolva códigos ajuda os miúdos a entender a natureza dos algoritmos, que são um conjunto de regras a ser seguido por um programa para resolver um problema. Pode apresentar aos pequenos algumas atividades de códigos e algoritmos simples que irão ensiná-los a seguir instruções e verificar se funcionam.

Existem muitas formas divertidas de utilizar a tecnologia no processo de aprendizagem das crianças em casa. Pode começar esta jornada pelas sugestões que disponibilizamos neste artigo e descobrir, aos poucos, novas maneiras de adicionar as ferramentas tecnológicas ao ensino. As crianças certamente vão gostar das novidades!

*Conteúdo produzido em colaboração com a editora educativa Twinkl.