Todas as nossas atividades podem ser presenciais ou online. INSCREVE-TE AQUI!
Início / Happy Blog / Como ajudar os filhos a lidarem com novos desafios

Como ajudar os filhos a lidarem com novos desafios

Algumas atividades, como a robótica para crianças, são importantes para o desenvolvimento durante a infância, uma vez que trazem caraterísticas diferentes para cada pessoa. Os pais devem saber que exercem um papel relevante nessa formação e podem ajudar os filhos a lidarem com novos desafios e a crescerem de forma integral.

A infância é um momento de muitas descobertas e de grande desenvolvimento, tanto nos aspetos cognitivos e físicos como nos emocionais. Os filhos podem passar por momentos de dependência e confusão, por isso é importante que alguém esteja do lado deles para orientá-los e direcioná-los no melhor caminho.

Neste artigo, vamos compreender como os pais são importantes para que os filhos enfrentem novos desafios. Além disso, explicaremos como conseguem ajudar neste sentido. Boa leitura!

 

Qual é o papel dos pais para que os filhos enfrentem novos desafios?

Grande parte da confiança das crianças é moldada por quem cuida delas. Portanto, o papel dos pais é fundamental para que os seus filhos aprendam a enfrentar os desafios da vida. Eles ajudam a formar a inteligência socioemocional da criança, ao trabalhar aspetos como autonomia, confiança e sociabilidade.

A proximidade dos pais nesta fase contribui para que os filhos tenham a quem recorrer nos momentos de incerteza ou de dúvida. É nesta altura que é possível demonstrar o caminho certo e incentivar a criança a procurar resolver os seus problemas de forma independente.

O distanciamento pode criar crianças dependentes e incapazes de enfrentar as dificuldades comuns do dia-a-dia. Por isso, é importante dedicar algum tempo para esse convívio saudável e necessário, sendo um guia e uma pessoa de confiança para os momentos de dificuldade.

Como ajudar nesse momento?

A seguir, apresentaremos algumas dicas de como pode ajudar os seus filhos a lidarem como os novos desafios que a vida proporciona. Conheça as nossas sugestões!

Foque na autonomia A autonomia é fundamental para que os filhos aprendam a resolver os próprios problemas. Eles precisam de saber que são capazes de resolver diferentes situações desde os pequenos contratempos até aos assuntos mais importantes. Os pais têm de incentivar a independência desde os primeiros anos, permitindo que a criança assuma mais responsabilidades de acordo com a sua idade.

Faça com que eles acreditem em si mesmos

Algumas crianças não acreditam que são capazes de resolver os próprios problemas. Isto acontece quando os pais costumam resolver todos os problemas e não deixam que os filhos encontrem a solução. Procure não dar a resposta na altura que a criança pede, mas ajude-a a procurar a resolução. Deve ajudar a criança a lidar com os problemas, mas não precisa de os resolver sempre. Dê dicas, sugestões e oriente, mas deixe que o caminho seja encontrado por ela. Lembre-se de que o seu objetivo é guiar e apoiar. Assim, o seu filho perceberá que é capaz de fazer várias coisas, o que o ajudará a confiar mais em si mesmo, melhorando o seu desempenho em tarefas quotidianas e, até mesmo, na escola.

Ajude-os a lidar bem com o não

As frustrações fazem parte da vida e é fundamental saber lidar com esse sentimento. Por isso, ensine o seu filho a aceitar o não, a respeitar a opinião dos outros e a compreender que nem tudo acontece da forma que ele quer ou espera. A capacidade de não se deixar influenciar quando alguma coisa corre mal é importante, porque assim manterá uma boa saúde emocional e a motivação para continuar a desenvolver-se.

Estimule o autoconhecimento

O autoconhecimento é importante em qualquer fase da vida, e é ainda mais relevante durante a infância. Portanto, os pais devem estimular os filhos a aprenderem a conhecer os

seus sentimentos, estados de humor, limitações, pontos fortes e atitudes. Através desta competência, a criança terá uma melhor ideia de quem é e aprenderá a lidar com as suas emoções e controlar as suas atitudes.

Incentive diferentes formas de aprendizagem

Cada pessoa aprende de forma diferente. Enquanto uns têm facilidade com conteúdos lógicos, outros desenvolvem-se melhor com atividades visuais. Por isso, é importante incentivar diferentes formas de aprendizagem para o seu filho. Desta forma, ele passará por estratégias diferentes de ensino e conseguirá perceber qual delas é mais eficiente.

Ajude na organização do pensamento

É normal que durante a infância o seu filho não saiba como organizar o pensamento. Ele ainda não compreende a lógica e o funcionamento das coisas, portanto, é interessante ensiná-lo a organizar a sua própria forma de pensar. As crianças têm de aprender que cada ação gera uma reação e que, para resolver um problema, é necessário refletir até encontrar uma solução através do raciocínio lógico.

 

De que forma a Happy Code pode ajudar nesta etapa?

A Happy Code trabalha com o ensino STEM — Science, Technology, Engineering and Math (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). O objetivo é ajudar o aluno a desenvolver competências como a criatividade, a comunicação, a colaboração e o pensamento crítico.

Os alunos desenvolvem competências e habilidades importantes para lidar com novos desafios e dificuldades. Eles compreendem que têm de pensar antes de tomar uma decisão e que cada ação traz um resultado. Deste modo, ficam preparados para lidar com situações adversas durante o quotidiano.

Os cursos oferecidos dentro das escolas focam em atividades práticas, estimulando a participação em projetos baseados em problemas reais. Desta forma, as crianças têm a

oportunidade de propor soluções inteligentes com a ajuda de recursos tecnológicos, além de desenvolver outras competências.

Neste artigo, explicámos de que forma os pais podem ajudar os filhos a lidarem com novos desafios. Este acompanhamento é fundamental para o desenvolvimento da criança, que aprende a ser uma pessoa com autonomia, criatividade e capaz de resolver os seus próprios problemas. Algumas escolas trabalham estas competências, sendo que a Happy Code oferece uma metodologia que privilegia esta aprendizagem nos estudantes.

0 comentários

Deixe um comentário: