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Como divulgar a avaliação da aprendizagem dos alunos aos pais?

O bom relacionamento entre a escola e os pais é um dos fatores que contribuem para a retenção de alunos na escola. Infelizmente, esta convivência nem sempre é amigável. Um dos pontos conflituosos, por exemplo, diz respeito à divulgação da avaliação da aprendizagem.

Esta atividade é um instrumento complexo utilizado para verificar o desenvolvimento dos estudantes ao longo das atividades escolares. A avaliação contribui também para a análise e decisão pedagógica a ser utilizada nas etapas seguintes.

Para os alunos, também ajuda na verificação do desenvolvimento da sua aprendizagem. Mas e os responsáveis dos estudantes? Como lidam com as avaliações? A prática pode ser um conceito pouco compreendido para os pais pouco presentes na rotina escolar dos filhos.

Por isso, como divulgar a avaliação da aprendizagem? É o que vamos explicar a seguir, boa leitura!

Qual é a importância da participação dos pais na escola?

Antes de abordarmos o assunto principal deste artigo, temos de falar sobre a participação dos pais na vida escolar dos filhos. Afinal, um dos desafios da gestão escolar é justamente criar um ambiente favorável para que esses responsáveis assumam um papel ativo dentro do processo de ensino/aprendizagem.

Conheça, a seguir, algumas vantagens resultantes da presença dos pais na escola.

O envolvimento dos pais melhora a aprendizagem dos filhos

Os pais que conversam com os filhos sobre a escola, visitam a instituição de ensino, participam nos trabalhos de casa e incentivam o processo de aprendizagem fora da escola contribuem para a aprendizagem dos filhos.

Os alunos sentem-se motivados pelo interesse dos pais na sua vida escolar e tendem a dedicar-se mais aos estudos.

Filhos de pais participativos são mais cooperativos

As competências sociais dos estudantes filhos de pais envolvidos nas suas trajetórias escolares tendem a ser maiores do que a dos filhos de responsáveis pouco presentes. Com isso, o comportamento colaborativo, o respeito e as interações com colegas e professores é melhorada.

A autoestima também é beneficiada com a participação dos pais na rotina escolar dos filhos. Isto porque eles se sentem valorizados e ouvidos.

Pais presentes tornam o ato de aprender natural

Ainda existem pais que acreditam que a função educativa é da exclusiva responsabilidade da escola.

Mas quando os responsáveis se mostram presentes na rotina escolar dos seus filhos, eles rompem as fronteiras entre a família e a instituição de ensino, contribuindo para tornar natural o processo de aprendizagem.

Os pais aprendem a acompanhar os resultados

A participação ativa na vida escolar leva os pais a compreenderem melhor cada fase da construção de aprendizagem dos seus filhos.

Visto de fora, o resultado de uma avaliação pode parecer insatisfatório graças às altas expetativas de pais insatisfeitos. Mas quando é percebido como um processo, pode ajudar pais e filhos a compreenderem que os percalços são apenas uma etapa no desenvolvimento de conhecimento. Deste modo, a cobrança de resultados é substituída pela motivação, estímulos, conversas e ensinamentos.

Em relação à avaliação, chegou a altura de partilharmos as nossas dicas para divulgar a avaliação da aprendizagem dos seus alunos para os pais.

Como divulgar aos pais a avaliação da aprendizagem dos alunos?

Estabelecer uma relação entre a escola e os pais contribui para a educação dos estudantes e ajuda a retenção dos alunos na sua instituição de ensino. Mas como fazer isso na prática? A palavra-chave é comunicação. Nenhuma proposta pedagógica revolucionária é capaz de sustentar sozinha o bom relacionamento entre os pais e a escola. Principalmente no dia-a-dia escolar, durante as reuniões ou a divulgação das avaliações.

E é aqui que uma escola envolvida consegue pensar em formas de se destacar e de melhorar a interação com os pais.

Conheça o perfil dos pais

Para o bom relacionamento com os responsáveis pelo aluno, especialmente em ocasiões como a divulgação de notas, é preciso conhecer de antemão o perfil dos pais.

São do tipo colaborativo e presente na escola? Ou quase nunca aparecem nas reuniões? Apenas um dos responsáveis se interessa pela educação dos filhos? Estas perguntas ajudam a preparar melhor as estratégias de relacionamento.

Resolva previamente os mal-entendidos

A relação cortês entre a escola e os pais é o caminho ideal para a comunicação fluida, mas já sabemos que nem sempre este cenário corresponde à realidade, não é verdade?

Por isso, antes de divulgar informações sobre o desempenho dos alunos, é preciso eliminar qualquer hostilidade entre os responsáveis e a escola. Não espere pelo dia

da reunião para tentar esclarecer algum mal-entendido, nem utilize o e-mail para resolver a questão. O ideal é marcar uma reunião individual.

Incentive o envolvimento dos pais com a escola

Uma alternativa eficaz para informar os pais sobre a avaliação da aprendizagem dos filhos é estimular o envolvimento dos responsáveis na educação escolar dos estudantes.

Como vimos, esta aproximação ajuda os pais a compreenderem como é o dia-a-dia dos estudantes e, assim, eles conseguem perceber melhor o projeto pedagógico da escola e o desenvolvimento escolar dos filhos. Utilize a tecnologia a seu favor e ofereça diferentes canais de contacto para que os pais conheçam melhor a sua instituição. Páginas nas redes sociais, o envio de uma newsletter e a criação de grupos de pais no WhatsApp, por exemplo, são ferramentas que podem ser utilizadas para melhorar esta parceria entre a escola e os responsáveis pelos alunos.

Incentive a participação dos pais nas reuniões

As reuniões também são uma excelente oportunidade para os pais conhecerem as práticas pedagógicas da sua escola. Tente apresentar-lhes as ferramentas de avaliação utilizadas pela sua instituição de ensino para que os pais consigam compreender a posterior divulgação da avaliação.

Mas não transforme a reunião num ritual no qual apenas a escola fala e os restantes presentes ficam calados. Pratique a escuta ativa, abra o espaço para que os responsáveis pelos alunos apresentem dúvidas, questões e sugestões.

Dê prioridade aos contactos individuais

O ideal é que a divulgação de qualquer informação do aluno seja feita individualmente a cada responsável. O contacto presencial é recomendado porque,

além de criar um vínculo com a escola, possibilita que os pais retirem qualquer dúvida.

Muitas escolas já contam com páginas que permitem aos pais acompanhar todo o desenvolvimento escolar dos filhos. Com isto, muitos responsáveis nem sequer aparecem na escola. O problema é que a avaliação da aprendizagem nesses casos é pouco explicativa, deixando os pais confusos em relação à metodologia aplicada.

Em situações como esta, é necessário incluir juntamente com os resultados um material complementar a informar cada um dos critérios de avaliação utilizados. No final, acrescente também um e-mail ou número de contacto para que os pais possam esclarecer eventuais dúvidas. O envolvimento dos pais e da comunidade com a escola só traz benefícios como viu neste artigo. Os maiores favorecidos são os alunos que passam a compreender a aprendizagem como um processo contínuo que não se encerra nos muros da escola. A boa notícia é que o reflexo dessa compreensão chega ao desempenho dos estudantes.

Mas o momento de divulgação da avaliação da aprendizagem requer alguns cuidados. Cabe à escola a função de apresentar os critérios utilizados de modo claro para que os pais consigam compreender a evolução dos estudantes. Com pais que se sentem incluídos e bem informados sobre a educação dos filhos, a possibilidade de reter esses alunos na escola é maior.

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