Como editar um vídeo de sucesso

Cada vez mais procuramos um conteúdo de qualidade para assistir na palmas das nossas mãos, e quem quer produzir esse tipo de material deve estar preparado para se adequar às tendências do Youtube.  É extremamente necessário saber editar um vídeo para ter sucesso na plataforma. As ferramentas de edição tem uma linguagem própria, cheia de termos um tanto fora do vulgar para quem não é do ramo. Mas entender todos os aspectos desta prática pode facilitar a ambientação no processo de edição de vídeos.

A experiência de consumir conteúdo pela Internet não é a mesma que pela televisão, pois o espectador prefere vídeos curtos. Isso pode ser resolvido com uma montagem dos diferentes takes na edição, controlando assim o tempo do vídeo e deixando-o mais interessante. A partir daí, organiza os takes e coloca-os pela ordem que achar que faça mais sentido. É normal perceber que algo que disse no final da gravação se encaixa melhor com o conteúdo do começo do vídeo e vice-versa.

Para muitos, a plataforma é uma fuga das suas responsabilidades da vida, algo para tirar o stress, como tal é quase sempre recomendado usar elementos animados e engraçados.  Adicionar gifs, imagens ou pedaços de vídeos, trocando a legenda, são alguns exemplos de como a edição pode tornar o seu vídeo mais engraçado e atractivo. É lógico que nada disso pode ser aleatório. Certifique-se de que faça sentido com o seu conteúdo. Se o seu canal for de negócios e tiver um público empreendedor talvez essa opção não seja a melhor. Ao editar os seus vídeos também pode inserir uma faixa sonora e animações que mostram a identidade do seu canal.

Uma dica valiosa é pensar já em como será a edição do material enquanto estiver a gravar. Utilize ferramentas para optimizar a produção dos vídeos e facilitar o corte e edição final.

Aprenda a editar vídeos de sucesso na Happy Code!

A Happy Code oferece também o curso de Youtuber. Este curso, que é um enorme sucesso no período de férias, foi agora adaptado para o modelo de curso regular, com duração ampliada. Os alunos entre os 8 e os 17 anos aprendem a criar um canal desde a ideia inicial, sobre ferramentas do Youtube, técnicas de gravação, edição de vídeos, guiões e direitos de autor, além de aprenderem a criar vinhetas, corrigir erros de gravação e técnicas de captura de écran e sonorização. Para além disso, são orientados sobre direitos e deveres, formando cidadãos digitais conscientes.

Ferramentas de edição de vídeo

Alguns programas podem-no ajudar a fazer um canal no Youtube com vídeos de qualidade, melhorando a iluminação, removendo ruídos e estabilizando o vídeo. Abaixo, veja algumas dicas:

Windows Movie Maker

O Windows Movie Maker é um software de montagem de vídeos para principiantes. Possibilita a criação, edição e partilha dos videos na Internet, no e-mail ou num CD/DVD. Ele tem uma interface simples e te ajuda a realizar capturas, vídeos, edição e compilação. São inúmeras possibilidades de fácil aprendizagem.

Shotcut

Shotcut é um editor de vídeo multiplataforma que aceita uma vasta gama de formatos de áudio, vídeo, e imagem para edição ou conversão. Este editor é realmente útil para fazer misturas e combinar a resolução e taxas de frames num arquivo de vídeo. Todos os vídeos podem também ser arrastados para a interface e deixados directamente na sua timeline, prontos para as mudanças que quiser fazer, como o ajuste do áudio, correcção de cor, ajuste do balanço de brancos, adição de saturação de cores ou filtros de agudez.

Jahshaka

Jahshaka é um programa para editar, publicar e um aplicador de efeitos especiais. Usa o poder do seu processador para lhe dar uma renderização em tempo real. Com Jahshaka é possível que: edite os seus vídeos com rapidez e flexibilidade, crie efeitos em tempo real, anime com recursos ilimitados, crie música de fundo com as ferramentas utilizadas pelos profissionais, trabalhe com vários formatos em qualquer resolução e partilhe os seus projectos, arquivos, vídeos com todos os utilizadores da Internet em todo o mundo.

 

Sobre a Happy Code

A Happy Code é uma escola de programação, tendo como missão formar pensadores e criadores do século XXI. Com uma metodologia de ensino baseada no conceito STEAM (“Science, Technology, Engineering, Arts and Math”), os cursos lecionados incidem sobre a programação de computadores, desenvolvimento de jogos e aplicações, robótica com drones, bem como produção e edição de vídeos para o YouTube.

Tendo como premissa de atuação os valores da responsabilidade, da confiança, da inovação e da consciência social, a Happy Code leciona os seus cursos em centros próprios ou em escolas, empresas, municípios, projetos sociais, centros de estudo, ATLs, entre outros, estando já presente em várias zonas de Portugal.

0 Comentários

Deixe um comentário

gtag('config', 'AW-868132947');