Todas as nossas atividades. INSCREVE-TE AQUI!
Início / Happy Blog / Como escolher o melhor curso de programação, maker ou robótica
Como escolher o melhor curso de programação, maker ou robótica

Como escolher o melhor curso de programação, maker ou robótica

O ensino de programação é uma estratégia muito efectiva para crianças, pois ajuda no desenvolvimento de capacidades e competências exigidas pelo mercado actual, tanto as inter-pessoais como as cognitivas.
Como tal, é preciso saber o que se deve considerar no momento de escolher o melhor curso de tecnologia, para investir numa opção que realmente traga retorno. Neste artigo, vai aprender tudo o que precisa de saber para fazer uma escolha consciente e certeira. Leia!

O que é o ensino de programação, maker e robótica?

O ensino de programação é a transmissão de um conjunto de competências e conhecimentos que habilitam as crianças a desenvolverem uma sequência de comandos específicos para que um computador execute uma acção. É uma forma de se comunicarem com uma máquina. Assim, os alunos serão capazes de perceber como funcionam as ferramentas tecnológicas, assim como a sua lógica.
Dessa forma, é possível criar soluções para problemas em diversos contextos e fazer com que uma máquina contribua com o resultado, de maneira automatizada e prática. Essa competência é interessante para o mundo moderno, afinal, a tecnologia e sistemas electrónicos estão a dominar diversos campos de actuação e estão inclusivamente presentes na nossa vida pessoal.
O curso de maker permite que o estudante realize a prototipagem, elaboração e criação de projectos, o que funciona como uma excelente forma de tirar do papel os conteúdos aprendidos e reforçá-los. O foco também está na solução de problemas e na metodologia “faça você mesmo”. Da mesma forma, o curso de robótica coloca os estudantes em contacto com robots e com equipamentos electrónicos e mecânicos.
Estes cursos concentram-se em tornar a aprendizagem divertida e excitante para as crianças, sempre com um cenário desafiante e atraente, narrativas e problemas interessantes que atraiam a curiosidade.

Quais são as vantagens deste ensino?

Veremos, agora, as vantagens de investir num curso de programação, maker e robótica para crianças!

Desenvolvimento de competências importantes

O ensino dessas matérias é fundamental, pois estimula o desenvolvimento de importantes competências para o mercado de trabalho actual. Por exemplo: a programação e a robótica ajudam a cultivar o raciocínio lógico, uma vez que os alunos aprendem a pensar da mesma forma que os computadores e a estruturar os seus pensamentos e argumentos com foco nas relações causa-consequência.
Além disso, existe o foco na resolução de problemas, como já dissemos, que ensina as crianças sobre concentração que lhes permita analisar uma situação e encontrar alguma estratégia para contornar o problema. Assim, elas aprendem a isolar as variáveis do cenário e afastar o que não é relevante.

Estímulo da criatividade e autonomia

Os cursos focam-se bastante na capacidade de os alunos encontrarem soluções a partir da criatividade e estimulam a autonomia deles. Assim, terão a confiança que precisam para sugerir resoluções e realizar criações interessantes que sejam realmente úteis na vida.
Em todos os âmbitos, os seus filhos vão precisar da criatividade e serão capazes de utilizar essa capacidade muito bem, aproveitando o que aprenderam no curso.

Melhor aproveitamento da internet

Outra característica é o melhor aproveitamento da internet e das tecnologias, no geral. Como os alunos aprendem mais sobre computadores e sobre a sua forma de funcionamento, tornam-se capazes de lidar melhor com as ferramentas, extraindo o máximo possível para o próprio bem.
O uso de equipamentos para pesquisa e para o processo de aprendizagem ensina-lhes que podem usar os computadores para aprender, e não somente para o lazer.
Assim, vão associar tecnologia com responsabilidade e com educação, o que vai ajudar para que filtrem melhor o que consomem na rede mundial, por exemplo.

Persistência

Da mesma forma, a criança que estuda nestes cursos aprende a ser mais persistente diante dos problemas e a tentar novamente, mesmo que à primeira vez não tenha sido bem-sucedida. Essa característica será fundamental para ela em toda a vida, independentemente do meio em que estiver inserida. Com a persistência, ela será mais corajosa e poderá enfrentar os desafios comuns da vida.

Trabalho em equipa

Contudo, o curso de programação, maker e robótica não ajuda somente no desenvolvimento de competências cognitivas. É possível estimular algumas características inter-pessoais interessantes, como a comunicação e a capacidade de trabalhar bem em equipa. Dessa forma, o estudante aprende desde pequeno a expressar-se bem e a contribuir com as suas ideias, mas também a respeitar as ideias alheias.
Isso é fundamental para que a criança se encaixe melhor em grupos sociais, com pessoas desconhecidas, e se torne mais extrovertida para lidar com a família também.

Quais devem ser os critérios usados para escolher?

Veremos, agora, os critérios que devem ser usados para escolher o sistema de ensino ideal.

Reputação no mercado

Isso é um factor fundamental. A reputação no mercado conta muito, pois se uma empresa tem um bom histórico e é bem recomendada por outras pessoas, ela deve oferecer um trabalho de qualidade. A opinião de outros pais é relevante e pode ser encontrada facilmente na internet. Mas também pode perguntar pessoalmente nas suas conversas com amigos e colegas.

Metodologia aplicada

Esse é um aspecto mais técnico. É importante tentar saber qual a metodologia que vai ser aplicada, pois é isso que vai determinar o sucesso do ensino. As matérias apresentam muitas vantagens, mas a maneira como elas serão aplicadas diz muito sobre a forma como a instituição encara a educação e como chegam aos resultados esperados.
A Happy Code, por exemplo, tem a sua própria metodologia, a LET (Lean Education Technology), que visa o desenvolvimento de competências empreendedoras nas crianças, pensando no mercado do século XXI, com princípios de Design Thinking e Lean Startup.
Além disso, a escola ainda aplica o STEAM, um conjunto de métodos focados no ensino integrado de ciência, tecnologia, matemática, artes e engenharia. Assim, o estudante faz o curso e sai de lá com uma preparação completa para o futuro.

Experiência

A experiência da escola também conta bastante a seu favor. Se já existem há bastante tempo e já são grandes o suficiente, como a Happy Code, seguramente sabem o que fazer para garantir os melhores resultados possíveis com o seu lho. Afinal, já passaram por diversos casos e cenários distintos e sabem o que funciona ou não.

Equipe docente

A qualidade da equipa que dá aulas é um factor que não deve ser negligenciado. É importante verificar se os profissionais estão alinhados com as estratégias e abordagens modernas, e se apresentam um currículo bom e flexível, para as áreas de programação, maker e robótica.
Assim, estará mais confiante em deixar o seu filho aprender com esses profissionais.

Equipamento usado

Também é interessante avaliar se o equipamento usado é de qualidade e se há um bom suporte técnico e pedagógico para as metodologias utilizadas. Afinal, isso é importante para que a aprendizagem, como um todo, seja uma experiência agradável e efectiva para os mais pequenos.
O ensino de programação para crianças é uma realidade no mundo e já conquistou diversos pais pelos benefícios concretos e pelo estímulo às competências necessárias para o mercado de trabalho e para a vida pessoal delas.
A Happy Code é uma empresa que se preocupa bastante com isso e oferece metodologias eficientes e poderosíssimas para fazer o seu filho crescer e tornar-se uma pessoa mais criativa, autónoma e comunicativa.

Com interesse? Contacte a escola mais próxima para mais informações.

 

Sobre a Happy Code

A Happy Code é uma escola de programação, tendo como missão formar pensadores e criadores do século XXI. Com uma metodologia de ensino baseada no conceito STEAM (“Science, Technology, Engineering, Arts and Math”), os cursos leccionados incidem sobre a programação de computadores, desenvolvimento de jogos e aplicações, robótica com drones, bem como produção e edição de vídeos para o YouTube.

Tendo como premissa de actuação os valores da responsabilidade, da confiança, da inovação e da consciência social, a Happy Code lecciona os seus cursos em centros próprios ou em escolas, empresas, municípios, projectos sociais, centros de estudo, ATLs, entre outros, estando já presente em várias zonas de Portugal.