Como tornar o ensino personalizado uma realidade na escola?
As instituições de ensino têm procurado alternativas para que os alunos permaneçam mais envolvidos com o conteúdo apresentado, o que é fundamental para a melhoria da aprendizagem e para a fidelização. Por esta razão, está a haver um maior interesse pelo ensino personalizado. É muito importante que a gestão escolar dê prioridade ao envolvimento dos estudantes, para que eles obtenham um melhor desempenho e mais condições de colocar em prática o que está a ser abordado na sala de aula.
Neste artigo, vamos ver alguns tópicos para compreender como uma aprendizagem personalizada pode contribuir para uma boa parceria entre a escola, o aluno e a família.
Saiba o que é o ensino personalizado
Consiste numa nova tendência educacional que tem em consideração as caraterísticas individuais dos alunos para oferecer uma aprendizagem de alto nível. Esta modalidade de ensino tem como foco adequar a escola à realidade contemporânea e às exigências da sociedade.
Ou seja, a escola procura adotar um método de aprendizagem com base no universo digital em que estão inseridos os estudantes. As escolas têm de se aproximar dos alunos para serem um local onde a aquisição do conhecimento seja feita de forma criativa, estimulante e cativante.
Na avaliação de Debora Noemi, Diretora de Tecnologia da Happy Code, as principais caraterísticas do ensino personalizado são: · Progresso escolar mais rápido com a personalização da aprendizagem.
· Desenvolvimento de diferentes competências.
· Maior envolvimento por parte dos estudantes.
· Mais tempo para o atendimento individual.
· Qualificação do estudante para diferentes trabalhos.
Barreiras
Apesar de haver um maior interesse pelo ensino personalizado, Debora Noemi destaca que existem obstáculos que entram em conflito com a expansão deste
conceito. “As barreiras surgem pela falta de informação sobre as formas de uso da tecnologia na sala de aula e os benefícios que pode oferecer. Este fator prejudica a inserção nas escolas de ações como a programação, o maker, a robótica”, explicou.
Avalie o papel do professor com o novo estilo de aprendizagem
Neste tipo de ensino, o professor deixa de ser o protagonista na aquisição de conhecimento. O docente assume o papel de mediador na procura de informações relevantes para o aluno. O estabelecimento de espaços colaborativos na sala de aula permite ao aluno inventar, criar e usar recursos diferentes para a resolução de problemas.
Assim, o aluno torna-se mais envolvido com as atividades realizadas por haver uma maior valorização das ideias e competências, o que é fundamental para se tornar mais criativo e participativo no dia-a-dia da escola.
O professor tem de ter consciência de que as novas gerações de estudantes já nasceram conetadas ao universo digital. Isto significa que o domínio dessas ferramentas é muito natural. Na avaliação de Débora Noemi, o grande desafio é transformar a vivência digital dos alunos em instrumento de inovações reais. “Esta ação torna-se possível quando o ensino da tecnologia cria possibilidades práticas, tornando o aluno protagonista dos seus projetos”, afirmou.
Prejuízos
A educadora também destacou que as escolas terão muitas dificuldades, se não se adaptarem a oferecer um ensino personalizado de alto nível.
“Hoje percebemos que os alunos são os maiores influenciadores das suas famílias na escolha da escola. As escolas que não se adaptarem ao uso de ferramentas tecnológicas estão condenadas ao esquecimento”, alertou.
É evidente que as instituições de ensino terão, nos próximos anos, muitas dificuldades em se manterem competitivas, caso não adotem um modelo de aprendizagem que faça do aluno um protagonista na aquisição do próprio conhecimento.
Conheça os benefícios do ensino personalizado
A implementação do ensino personalizado confere muitas vantagens para as escolas e para os estudantes. Pensando nisso, apresentaremos pontos positivos dessa metodologia de aprendizagem. Acompanhe!
Otimizar a aprendizagem
Para o ensino personalizado ser colocado em prática é essencial que seja feita uma avaliação individual do estudante. Ela deve identificar as disciplinas em que o aluno tem mais facilidade e dificuldade.
Com base nos dados recolhidos, é possível haver um direcionamento de como apresentar ao estudante esses conteúdos. Essa postura contribui para tirar dúvidas e facilitar a aquisição de conhecimento.
Além disso, torna o aluno mais valorizado durante a exposição dos conteúdos. Afinal, ele percebe que existe uma preocupação para a aprendizagem ser feita de forma plena, o que é muito importante para a melhoria do desempenho.
Facilitar a adaptação do estudante
Uma mudança de escola é algo que preocupa não apenas os pais, mas também os próprios alunos. Contudo, quando a instituição adota um ensino personalizado, as hipóteses de o estudante se adaptar à nova proposta pedagógica crescem.
O bem-estar do aluno deve ser um dos principais objetivos de uma escola. Afinal, isso proporciona maior disposição para interagir com os colegas, professores e os restantes membros da comunidade escolar.
Fazer com que o estudante fique à vontade é a melhor forma para aumentar o nível de retenção de matrículas. Este é um aspeto que contribui bastante para uma instituição de ensino ser avaliada positivamente.
Elevar o nível de envolvimento
A aprendizagem personalizada tem como ponto forte elevar o envolvimento dos estudantes. Por outras palavras, é muito importante para os alunos a forma como o conteúdo é apresentado na sala de aula.
Perceber que os assuntos das disciplinas agregam valor ao dia-a-dia é algo que torna a escola num lugar mais interessante para os alunos. Isto porque frequentar a escola deixa de ser uma obrigação e passa a ser uma alternativa de compreenderem de forma consistente a realidade onde estão inseridos. Envolver os alunos é um dos objetivos mais importantes para as instituições de ensino. Numa conjuntura de elevada concorrência, é indispensável fortalecer a marca perante o público-alvo e construir uma reputação de respeito no mercado. A Happy Code tem recursos para auxiliar as escolas a adotarem uma proposta pedagógica que valoriza a individualidade dos estudantes. “Contamos com uma equipa de profissionais altamente qualificados para orientar, implementar, certificar e operar uma metodologia de ensino focada no desenvolvimento de competências”, acrescentou Debora Noemi.
O ensino personalizado é uma tendência que tem de ser desenvolvida pelas escolas para melhorar o rendimento dos alunos. Uma instituição deve usar a tecnologia como aliada para aperfeiçoar a aprendizagem e estar mais próxima dos estudantes.