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Competências tecnológicas fortalecem a confiança dos jovens

Competências tecnológicas fortalecem a confiança dos jovens

Há muitas maneiras em que podemos ser beneficiados pela tecnologia, principalmente com a facilidade e confiança que os jovens têm para dominar as novas tecnologias e explorar todas as possibilidades.

O incentivo de aprender novas competências tecnológicas tem apresentado inúmeros benefícios, de entre os quais está o amadurecimento comportamental, intelectual e autoconfiança. A autoconfiança é um ingrediente fundamental em todos os aspectos do desenvolvimento saudável das pessoas e é crucial para se relacionar com os outros e encarar tanto os desafios sociais como partilhar, colaborar e fazer amigos.

As pesquisas na Internet têm um potencial considerável para ajudar a nossa autoconfiança e auto-estima. Hoje, a informação está muito acessível e online é possível encontrar muitas dicas e sugestões realmente úteis. Há algumas publicações muito boas que oferecem informações úteis sobre como lidar com a ansiedade, depressão, obsessões e fobias. Há também livros que o ajudam a adquirir auto-conhecimento – possivelmente um componente essencial da autoconfiança – e outros que o ajudam a perceber a terapia cognitiva e a aplicá-la a si mesmo. Uma palavra de advertência: é necessário filtrar o conteúdo, pois os livros de auto-ajuda também podem conter péssimos conselhos, incluindo algumas coisas muito desactualizadas, sugerindo que deve ser sempre positivo, e não realista.

A vida actual e os ambientes de trabalho exigem muito mais do que competências de pensamento e conhecimento de conteúdo e a capacidade de ser confiante é muito exigida numa carreira. A aprendizagem de competências tecnológicas permite a adaptação a mudanças, flexibilidade e incorporação de feedback de forma eficaz. Também é possível gerir melhor o tempo, definir objectivos com critérios de sucesso tangíveis e intangíveis, equilibrar metas tácticas (de curto prazo) e estratégicas (de longo prazo) e demonstrar compromisso com o processo de aprendizagem. Além de interagir efectivamente com os outros, saber quando é apropriado ouvir e quando falar, conduzir um projecto de maneira profissional, respeitar as diferenças culturais e trabalhar eficientemente com pessoas de uma série de origens sociais e culturais diferentes e responder de maneira aberta a diferentes ideias e valores. Todas estas e muitas outras competências conduzem ao desenvolvimento da confiança através da tecnologia.

A ferramenta do Youtube, por exemplo, pode auxiliar no desenvolvimento das crianças e adolescentes que querem ser Youtubers, pois através da gravação de vídeos conseguem melhorar o seu vocabulário, concentração nas actividades, aprendem a resolver problemas, relacionam-se gradualmente melhor com o público do canal o que, em consequência, faz com que a sua confiança se desenvolva.

Um caso incrível de desenvolvimento da confiança numa criança através da tecnologia é o do Miguel, de 11 anos. Ele é aluno da Happy Code e portador de Transtorno do Espectro Autista. A sua mãe, Susy Ferraz, é pedagoga de Educação Infantil na rede municipal de Campinas e, após o diagnóstico, dedicou-se aos estudos, tanto para apoiar da melhor maneira possível o seu filho, como para propagar a conscencialização sobre o assunto. Depois de muita leitura, congressos e pesquisas percebeu que é necessário descobrir os interesses da criança e investir nas suas competências. Susy veio ter com a Happy Code depois de ver o grande interesse de Miguel pela tecnologia, uma característica comum no autismo, e a aprendizagem de competências digitais foi uma forma de estimular o seu desenvolvimento. Ele adorou e percebeu que em conjunto com todos os outros conhecimentos que possui, desenvolveu muito bem a atenção, a procura de caminhos alternativos, imaginação e criatividade e, o que talvez seja o mais importante, é muito feliz nas suas aulas.

Sobre a Happy Code

A Happy Code é uma escola de programação, tendo como missão formar pensadores e criadores do século XXI. Com uma metodologia de ensino baseada no conceito STEAM (“Science, Technology, Engineering, Arts and Math”), os cursos leccionados incidem sobre a programação de computadores, desenvolvimento de jogos e aplicações, robótica com drones, bem como produção e edição de vídeos para o YouTube.

Tendo como premissa de actuação os valores da responsabilidade, da confiança, da inovação e da consciência social, a Happy Code lecciona os seus cursos em centros próprios ou em escolas, empresas, municípios, projectos sociais, centros de estudo, ATLs, entre outros, estando já presente em várias zonas de Portugal.