Todas as nossas atividades. INSCREVE-TE AQUI!
Início / Happy Blog / Descubra como utilizar a tecnologia no ensino secundário de forma eficiente

Descubra como utilizar a tecnologia no ensino secundário de forma eficiente

O tempo em que utilizar ferramentas tecnológicas na sala de aula era visto como um tabu ficou no passado. Hoje em dia, investir neste tipo de inovação é fundamental para escolas que procuram, além de um bom fator diferenciador no mercado, a oportunidade de oferecer a melhor educação possível aos seus estudantes. Para isso, é essencial utilizar a tecnologia no ensino secundário. Ao lidarmos como uma geração altamente conetada, não há nada melhor do que fazer uso dessas ferramentas como um mecanismo educacional. Além de aproximar os estudantes das suas realidades também na sala de aula, este tipo de estratégia facilita a aquisição de conhecimento e aumenta consideravelmente o envolvimento da turma com a escola e os estudos. Mas, afinal, como podemos incluir a tecnologia no dia-a-dia de aulas do ensino secundário sem prejudicar o rendimento da turma? A seguir, veremos algumas dicas simples para tornar essa tarefa possível e saberemos, também, como colocar em prática da forma mais eficiente. Boa leitura!

Qual é a importância da tecnologia no ensino secundário?

Como referimos no início, utilizar a tecnologia no ensino secundário (e, claro, nos outros momentos da educação dos jovens) é algo extremamente vantajoso devido à proximidade dos estudantes com essa realidade.

Boa parte dos adolescentes passa a maior parte do seu tempo conetada. Seja através de tablets, computadores ou smartphones, uma coisa é certa: é difícil encontrar um jovem que não saiba lidar muito bem com esse tipo de ferramentas.

A tecnologia é, portanto, um estilo de vida para esse grupo, que a utiliza como forma de expressão e também como um importante mecanismo de absorção de conhecimento. Por isso, que tal parar de considerá-la uma vilã e passar a utilizá-la como uma aliada no ensino?

Levar os dispositivos tecnológicos comuns do dia-a-dia dos estudantes para a sala de aula é uma boa estratégica de torná-los mais interessados, diminuindo questões importantes como o abandono escolar. Além disso, contribui para a melhoria do desempenho geral da turma, que se torna mais envolvida e participativa.

Quais são as ferramentas que podem ser utilizadas para a implementação da tecnologia?

A seguir, apresentaremos algumas das principais formas de trazer a tecnologia para o dia-a-dia das salas de aula de modo simples, objetivo e muito eficiente para a aprendizagem.

Utilização de aplicações

A utilização de aplicações é altamente difundida entre os jovens. Além das redes sociais, a maioria delas é destinada à edição de fotografias e vídeos ou à diversão, mas nada impede que sejam utilizados para fins educacionais. Há diversas opções de apps destinadas exclusivamente à educação!

Gamificação A gamificação é outra forma incrível de aproximar os estudantes da tecnologia no ensino de modo divertido e interativo. Ela utiliza elementos de jogos na aprendizagem, focando a superação de desafios e a premiação com a conquista de determinados resultados. É uma ótima forma de fazer com que os alunos fiquem sempre interessados em aumentar os conhecimentos!

Avaliações online

A realização de avaliações online já é uma tendência em muitos locais do mundo. É, além de interessante para os estudantes, uma ótima forma de contribuir para o meio ambiente com a redução de gasto de materiais. Também é benéfica para as finanças da escola, que pode economizar bastante!

Textos em formatos digitais

Já ouviu falar em literacia digital? Ela corresponde à “alfabetização” dos estudantes no mundo virtual, feita com textos digitais. Permite que os alunos interpretem adequadamente os textos publicados na web e, claro, filtrem as

informações de forma eficiente. Além disso, é fundamental para garantir a segurança dos jovens online.

Realidade virtual

Experimentar a realidade virtual é uma experiência única. Esta estratégia captará certamente o interesse dos seus alunos e fará com que eles aprendam de modo muito mais interativo!

Apresentações em multimédia

Já utilizada em muitas escolas, as apresentações em multimédia também podem ser citadas quando falamos da utilização da tecnologia no ensino secundário. Esta é uma boa estratégia para diversificar as aulas e torná-las mais interessantes, fazendo com que a turma se envolva muito mais durante o período letivo.

Livros digitais

Embora nada substitua um bom livro físico, o uso de livros digitais está a tornar-se cada vez mais comum. Habituar-se à leitura em dispositivos eletrónicos é muito importante e, por isso, utilizá-los na sua escola fará toda a diferença para a formação dos estudantes e para o estímulo deste hábito tão importante.

Como colocar estas dicas em prática no dia-a-dia escolar?

Agora que já conhecemos algumas formas de colocar a tecnologia no dia-a-dia dos estudantes, chegou a altura de discutirmos as melhores formas de colocar tudo isto em prática.

Para fazer uma transição realmente eficiente entre o ensino tradicional e a implementação tecnológica numa escola, é altamente recomendado que a escola conte com ajuda especializada.

Os profissionais capacitados são sempre os mais indicados para adaptar a tecnologia na proposta pedagógica da escola, respeitando as suas particularidades e fazendo modificações graduais e que correspondam realmente às necessidades do seu ambiente e da sua equipa.

Além disso, contar com profissionais especializados é uma boa maneira de formar o corpo docente. Desta forma, eles podem receber a formação necessária para lidar com esta nova realidade e passá-la para os estudantes e responsáveis.

A utilização de metodologias ativas de aprendizagem também é uma boa forma de fazer com que esta transição seja feita de modo eficiente. Entre elas, podemos destacar os métodos STEM e STEAM, além da metodologia LET, estas estratégias incríveis utilizam a tecnologia como uma revolução no ensino.

Como podemos ver, utilizar a tecnologia no ensino secundário não é só muito vantajoso para a escola, que se torna numa referência no ensino, mas também para os alunos, que ficam muito mais envolvidos e interessados na própria aprendizagem. Por isso, trata-se de uma estratégia revolucionária para qualquer instituição de ensino inovadora!