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Escola 4.0: saiba o que é e como implementar na sua escola

A tecnologia está cada vez mais presente nas nossas vidas. É praticamente inimaginável passar o dia sem utilizar a Internet para obter informações ou resolver algum problema específico. Este cenário mostra que as instituições de ensino têm de ser criativas para atrair os alunos, o que torna evidente a necessidade de haver um foco na escola 4.0.

Tratar os estudantes da mesma forma que no final do século passado é um grande erro. As escolas precisam de acompanhar as mudanças que a transformação digital está a provocar no quotidiano, porque têm uma grande responsabilidade na formação intelectual dos alunos.

Neste artigo, apresentaremos a definição deste novo modelo de escola, os seus impactos no ensino e as formas de implementá-lo com sucesso. Boa leitura!

Saiba o que é a escola 4.0

A escola 4.0 consiste num modelo de comunicação que dá prioridade às necessidades da Indústria 4.0, que é um dos pilares da Quarta Revolução Industrial. Nesta nova era, a Internet das Coisas (IoT), a inteligência artificial, o blockchain e outros recursos tecnológicos são utilizados para dinamizar os processos em vários setores industriais.

Este novo formato de ensino tem como objetivo promover a interação do estudante com as novas tecnologias, o que abrange a questão pedagógica e a organização do espaço na sala de aula.

Atualmente, as escolas têm de apresentar como um fator diferenciador marcante a preparação dos alunos para enfrentar as mudanças tecnológicas. Por isso, o ensino deve preocupar-se com uma série de aspetos que influenciam a relação das pessoas com o mercado de trabalho, tais como:

· Facilidade de acesso ao conhecimento através da conetividade global.

· Expansão das máquinas inteligentes, dos robôs e dos sistemas de automatização.

· Surgimento de novos médias e do Big Data (recurso que permite a análise de diferentes informações de forma rápida).

· Rapidez da chegada de inovações ao mercado.

· Necessidade de desenvolver novas competências e conhecimentos.

Estes fatores mostram que a escola 4.0 tem de seguir o conceito de Learning by Doing, conhecido também como aprender a fazer. Ou seja, os alunos querem aprender na prática o que é abordado na sala de aula. Esta postura é fundamental para consolidar o conhecimento e aplicá-lo no dia-a-dia.

Conheça os impactos desta modalidade de escola

É evidente que o avanço tecnológico provoca mudanças significativas na relação das escolas com os alunos. Uma delas envolve o facto de o professor deixar de ser o único detentor do conhecimento. Hoje em dia, os estudantes não querem ficar só a ouvir o professor a apresentar o conteúdo de uma determinada matéria.

Eles querem ter uma interatividade maior com o que está a ser explicado na sala de aula. Isto favorece a troca de ideias entre os alunos e o professor. Todos ficam a ganhar com esta dinâmica, porque as informações são partilhadas e utilizadas para a formação do sentido crítico dos estudantes e para o aperfeiçoamento do docente.

Dispositivos móveis

Outro aspeto relevante é a utilização dos dispositivos móveis como recursos para consolidar a aprendizagem. Diversos exercícios, por exemplo, podem ser feitos num tablet, o que proporciona aos estudantes uma ligação mais próxima com o conteúdo.

Isto acontece porque muitas crianças e jovens utilizam smartphones e outros equipamentos digitais para se divertirem e obterem informações destacadas na

sala de aula. Este panorama faz com que o ensino se torne mais atrativo e mais próximo da realidade dos alunos.

Na escola 4.0, o professor tem de planear as aulas pensando nos recursos tecnológicos disponíveis para interagir com os estudantes. Dependendo do assunto, podem ser apresentados vídeos no YouTube que abordam um tema de diferentes formas. Estes conteúdos podem ser utilizados para um debate, que ajudará a compreensão do que está a ser analisado.

Saiba como implementar

O investimento em recursos de tecnologia é indispensável para a implementação da escola 4.0. No entanto, é necessário também executar uma série de medidas para este novo formato de ensino alcançar os resultados previstos.

Não adianta ter os melhores aparelhos caso os professores não estejam em sintonia com as metas da instituição de ensino. Para evitar que isto aconteça, é fundamental que os colaboradores sejam devidamente formados e qualificados para utilizarem a tecnologia na sala de aula.

Os docentes devem perceber o avanço tecnológico como um aliado para melhorar a qualidade do ensino de forma significativa. É preciso fazer com que os trabalhos tenham diversas práticas voltadas para o desenvolvimento intelectual e humano dos estudantes, tais como:

· Trabalhos em grupo com foco na colaboração.

· Desenvolvimento de competências intelectuais, sociais e afetivas.

· Investimento em projetos interdisciplinares para reforçar a aprendizagem.

· Incentivo à prática da empatia.

· Orientação contínua para desenvolver competências relacionadas com a ciência, engenharia, matemática e tecnologia.

Aulas extracurriculares

A escola 4.0 está mais próxima do aluno através de atividades extracurriculares. Uma escola pode, por exemplo, apostar no ensino da programação para crianças e adolescentes. Neste caso, a instituição estará a permitir aos alunos a oportunidade de obter um conhecimento valioso para se destacar no mercado.

As empresas querem profissionais capazes de adotar as melhores ferramentas tecnológicas do mercado e interagir com o público-alvo de forma responsável e honesta. Este comportamento é fundamental para ganhar a confiança de todos os parceiros de negócios.

Exemplo

É possível tornar a escola num local mais atrativo para os alunos. Uma prova é o trabalho da Fundação Micro Bit, em Inglaterra, que tem o objetivo de incentivar a criatividade das crianças, fornecendo-lhes apoios para se tornarem inventoras no futuro.

Para isso ser possível, a organização criou uma placa com entrada para sensores que permite a programação em blocos através de um software fornecido pela Microsoft gratuitamente.

A iniciativa permite que as crianças participem nos projetos ligados à Internet das Coisas, utilizando a placa que pode estar relacionada a qualquer objeto. Por exemplo, uma embalagem de leite pode ser utilizada para criar um boneco ou uma guitarra graças a este recurso.

Melhorar o raciocínio lógico e desenvolver o sentido crítico são dois grandes benefícios que a escola 4.0 proporciona aos estudantes. Não é uma tarefa simples promover mudanças na escola, mas é viável adotar alternativas para que os estudantes desenvolvam competências e potencialidades que os tornarão mais aptos à vida em sociedade e ao mercado de trabalho.