Todas as nossas atividades. INSCREVE-TE AQUI!
Início / Happy Blog / Gosta de matemática? Saiba as melhores carreiras para o futuro

Gosta de matemática? Saiba as melhores carreiras para o futuro

A matemática está a deixar de ser um bicho de sete cabeças para muitos estudantes, com o mercado a ficar ao rubro com novas carreiras incríveis. Quer saber como explorar o seu interesse em matemática para conseguir uma carreira promissora?

Quase todo o trabalho envolve matemática até certo ponto, embora o tipo de matemática usada em trabalhos possa variar da simples adição e subtracção  até a álgebra e informação algorítmica. Uma pesquisa divulgada pelo Trade School, por exemplo, mostrou que 94% de todos os trabalhadores usam algum tipo de matemática nos seus trabalhos e 68% usam fracções, decimais e percentagens.

Isso mostra que, claramente, as competências matemáticas são muito importantes e envolvem carreiras que podem até não parecer envolver nenhum grau de matemática. Desenvolvimento de jogos e programadores são apenas dois exemplos de trabalhos que usam cálculo complexo durante a sua rotina de trabalho.

Os conhecimentos matemáticos são parte de uma imersão para uma ampla gama de carreiras recompensadoras e, mesmo que esteja a procurar uma carreira profissional noutro campo, pode valer a pena começar a estudar matemática, pela base sólida que ela fornece para estudos avançados noutros sectores. Os estudantes de matemática tendem a ter competências bem desenvolvidas em raciocínio lógico, resolução de problemas e são especialistas em analisar dados, identificar padrões e usar dados quantitativos para construir soluções.

Quer saber como explorar o seu interesse em matemática numa carreira real? Esta é uma área multifacetada que enfatiza a lógica, estimula a inovação e pode ser muito útil em praticamente qualquer campo. Por isso, reunimos uma lista de trabalhos ligados à matemática que estão em ascensão no mercado e que terão muita procura no futuro:

Analista de dados

São especializados em recolher, processar e verificar dados. Eles aplicam técnicas estatísticas a conjuntos complexos de dados para identificar tendências e insights que podem ajudar as empresas a resolver problemas ou a tomar melhores decisões de negócios. Os analistas de dados tem uma elevada procura em muitos sectores, desde vendas e marketing até seguros e assistência médica.

Avaliador de software

Avaliar uma aplicação para garantir que ela dê resposta aos requisitos é o trabalho de um avaliador de software. Para executar esta função, este profissional procura por bugs, problemas de desempenho na aplicação e aperfeiçoa a experiência do usuário. Este tipo de pensamento analítico é característico de pessoas com conhecimentos matemáticos.

Engenheiro de algoritmos

Estes profissionais desenvolvem conjuntos detalhados de instruções que informam passo a passo o computador sobre como operar e o que fazer. Pode projectar algoritmos para qualquer coisa, desde reconhecimento biométrico de impressões digitais até aplicações de direcção automatizadas.

Geodesista

Os geodesistas usam a matemática aplicada para medir com precisão coisas como as distâncias entre a Terra e outros planetas, mudanças na força gravitacional e movimentos na crosta terrestre. As suas medições são tão precisas que podem calcular a distância entre quaisquer dois pontos da Terra com uma precisão de até um milímetro. O seu trabalho ajuda os cientistas a avaliar as mudanças na paisagem e na forma da Terra com os crescentes fenómenos naturais que podem ocorrer no futuro.

Cientista de dados

Como os analistas de dados, os cientistas de dados estão concentrados em extrair informações úteis a partir de dados complexos. No entanto, enquanto os analistas de dados examinam dados através do uso de ferramentas e sistemas existentes, os cientistas de dados podem desenvolver novas ferramentas e algoritmos para resolver problemas de negócios.

Modelador Matemático

Usam o seu domínio matemático para criar simulações de computador que investigam processos, projectam resultados ou prevêem comportamentos futuros. Os modeladores matemáticos podem trabalhar em áreas que vão desde animação e design de videojogos até engenharia aeroespacial ou pesquisa biológica.

Criptógrafo digital

Fazer e decifrar códigos e criar formas mais eficazes de manter os dados sigilosos protegidos contra hackers mal-intencionados torna este um dos mais incríveis trabalhos na área da matemática. E não são apenas as agências de inteligência que contratam criptógrafos, pod-se concentrar em codificar sinais para diversas empresas e instituições financeiras.

Professor de matemática

Mesmo sendo o mais óbvio de todos os principais trabalhos de matemática, as pessoas que fazem este tipo de trabalho estão a ser muito procuradas e espera-se que o emprego cresça 33% entre 2016 e 2026. Pode pesquisar novas teorias e conceitos, desenvolver modelos matemáticos ou analisar dados para resolver problemas de negócios e, com isso, pode literalmente mudar a vida de crianças e adolescentes através do seu conhecimento.

Economista

Os economistas estudam dados de mercado e usam modelos matemáticos e análises estatísticas para entender e explicar tendências económicas. Concentram-se em pesquisas, monitorizam as condições do mercado para ajudar as corporações a maximizar os seus lucros e trabalham em vários níveis de carreiras em empresas e no governo.

Gestor financeiro

Ajudar as pessoas a gerir os seus investimentos e a atingir as suas metas financeiras é uma maneira gratificante de colocar o seu conhecimento matemático em prática. Pode até mesmo ajudar as pessoas a criar um fundo para a universidade ou encontrar o melhor investimento para a reforma. Competências de comunicação sólidas são essenciais neste campo, além da importância de ser capaz de estabelecer uma relação de confiança com os seus clientes.

Estatístico

Em termos gerais, os estatísticos reúnem e analisam dados para identificar tendências e resolver problemas. Este papel envolve criar os melhores métodos de recolha de dados e tirar conclusões com base nos resultados. Poderia trabalhar para agências governamentais, institutos de pesquisa, empresas de seguros, empresas farmacêuticas ou até mesmo organizações desportivas.

Analista de pesquisa operacional

As competências analíticas são cruciais para o trabalho dos analistas de pesquisa operacional. Eles aplicam análise estatística a funções de negócios e usam técnicas de modelagem matemática para descobrir como uma organização pode funcionar com mais eficiência. Pode ajudar os fabricantes de computadores a optimizar os seus processos de fabricação ou até mesmo ajudar as companhias aéreas a desenvolverem o progresso de voos.

 

Sobre a Happy Code

A Happy Code é uma escola de programação, tendo como missão formar pensadores e criadores do século XXI. Com uma metodologia de ensino baseada no conceito STEAM (“Science, Technology, Engineering, Arts and Math”), os cursos lecionados incidem sobre a programação de computadores, desenvolvimento de jogos e aplicações, robótica com drones, bem como produção e edição de vídeos para o YouTube.

Tendo como premissa de atuação os valores da responsabilidade, da confiança, da inovação e da consciência social, a Happy Code leciona os seus cursos em centros próprios ou em escolas, empresas, municípios, projetos sociais, centros de estudo, ATLs, entre outros, estando já presente em várias zonas de Portugal.