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[ Infográfico] Ensino para as novas gerações: conheça as principais mudanças

É inegável que a educação passa por um processo de metamorfose constante e que o papel dos professores já não é o mesmo do que era noutros tempos. Por isso, o ensino das novas gerações exige muito mais da gestão escolar.

Esta mudança faz com que a gestão pense em estratégias viáveis para atrair o interesse dos novos alunos, porque eles dispõem de caraterísticas distintas e, por mais estranho que pareça, eles sabem onde querem chegar.

Partindo deste princípio, partilhamos aqui um mini guia para que compreenda melhor os anseios das novas gerações e como trabalhá-los de forma efetiva. Continue a leitura e confira!

Quem é esta nova geração de alunos? Por causa da transformação digital, a mais nova geração de alunos, batizada como geração Millennial, desenvolve comportamentos muito diferentes da geração do século passado. Criou-se um perfil singular de estudante, jovens que estão hiperconetados e que costumam consumir uma grande quantidade de informação em tempo real.

Eles exigem mais autonomia e não medem esforços para expressar a sua opinião de alguma forma, afinal, é uma geração que cresceu no berço da computação e da expansão da Internet, algo determinante para moldar mentalidades.

Estes alunos compreendem o uso de ferramentas tecnológicas com muita facilidade e, desde pequenos, tiveram a oportunidade de utilizar computadores e dispositivos móveis.

Por saberem lidar com a tecnologia de forma simples e objetiva, os Millennials estão um passo à frente das outras gerações e tendem a resolver problemas com mais agilidade.

Entre as principais caraterísticas observadas nos novos alunos, identificamos que eles têm responsabilidade social, ansiedade ao extremo, desapego dos modos tradicionais e flexibilidade para lidar com vários assuntos ao mesmo tempo.

Quais são os principais desafios enfrentados pela gestão escolar atualmente?

Tendo em vista a personalidade ativa dos novos alunos, a gestão escolar tem de dar conta do recado e oferecer soluções que vão ao encontro das necessidades apresentadas por esta geração. Portanto, são exigidas novas competências ao professor, porque não bastará apenas ter um amplo conhecimento das disciplinas, mas sim apresentar aptidão para lidar com a evolução tecnológica. A psicanalista Françoise Dolto, por exemplo, sempre acreditou que o objetivo da educação é dar liberdade à criança para explorar as suas competências e que os adultos devem servir de modelo, ensinando os pequenos a conduzirem as suas próprias vidas.

Embora os métodos convencionais de ensino ainda sejam úteis, estamos numa era em que é preciso remodelar as ações e, com isso, aperfeiçoar a didática das aulas.

Os professores devem adaptar-se

Os Millennials apresentam caraterísticas às quais o corpo docente precisa de se adequar, com vista a uma aprendizagem qualificada e que possa desenvolver competências nesses alunos que lhes permitam assumir papéis de destaque no mercado de trabalho.

Aos poucos, os professores são vistos mais como tutores que precisam de preparar os jovens que entram na escola — algo que exige preparação e atualização constante.

Caso queira realmente aumentar o número de matrículas, existem situações às quais a gestão escolar precisa de ter atenção, porque as novas gerações costumam ser mais introspetivas e tendem a ter dificuldades de comunicação.

Além disso, poderão existir outros desafios no dia-a-dia escolar que envolvem questões como o bullying, a falta de empenho e até mesmo a acessibilidade.

Qual é a importância de pensar em estratégias para atrair esses alunos?

Falar a mesma língua da nova geração é fazer com que a escola esteja em destaque e saiba direcionar as capacidades dos alunos para algo que realmente faça sentido, utilizando métodos que geram envolvimento.

Numa sala de aula em que o público é dominado pelo imediatismo e tem ânsia pelo novo, vale a pena utilizar estratégias que sirvam como uma espécie de experiência de aprendizagem.

Adotar conteúdo para a vida

É importante estimular o interesse dos jovens para que assimilem melhor os conteúdos aplicados, porque muitos dos assuntos poderão ser refletidos na vida do aluno em diversos momentos.

Essa consciencialização abre margem para um debate interessante acerca da reciclagem de ideias e o uso constante de novas tecnologias para atrair a atenção desta geração.

Todavia, torna-se necessário encarar as novas metodologias de ensino como aliadas aos métodos tradicionais, e não como uma frente inimiga.

O ideal é reconhecer que não são apenas os professores que detêm totalmente o conhecimento e a aprendizagem pode assumir uma forma mais intuitiva e

integradora para os alunos, com vista a estabelecer um caminho em que ambos possam beneficiar.

Criar conexões

Criar conexões com o mundo real é uma forma de fazer com que a aprendizagem tenha significado e, a partir daqui, deixar a didática fluir para que o conteúdo seja absorvido de forma consistente.

A tendência das escolas é utilizar a tecnologia como meio para aumentar a captação de alunos, ou seja, encarando as mudanças nos padrões de ensino e aplicando formatos mais ágeis para conduzir as aulas.

Quais são as alternativas de ensino para as novas gerações?

Tendo em consideração os pontos observados no comportamento da geração Millennial, vale a pena perceber o quanto é relevante pensar em alternativas de ensino para captar a atenção dos alunos na sala de aula.

A seguir, conheça algumas ideias que têm ganhado espaço na educação e podem fazer a diferença para qualquer gestão escolar.

Aulas interativas

A melhor tática não é confrontar os alunos por estarem mais ligados aos smartphones e tablets, mas sim abraçar a tecnologia para que ela seja utilizada no quotidiano escolar, permitindo que os jovens demonstrem mais interesse nas matérias. Assim sendo, o plano de estudos precisa de ser adaptado para que as aulas sejam mais interativas através de jogos, uso dos computadores e módulos invertidos de ensino.

Ensino de programação

Trabalhar com o ensino de linguagens de programação faz com que os alunos melhorem o raciocínio lógico e saibam lidar com a resolução de problemas, sejam eles simples ou complexos.

A programação robótica ou maker, por exemplo, permite que os estudantes aprendam um pouco mais sobre o desenvolvimento de robôs aplicados à Internet das coisas, a criação de jogos, a construção de aplicações, etc.

Método STEAM

Este é um conceito que consiste em trabalhar a interdisciplinaridade através da integração entre ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática.

Trata-se de usar a parte teórica e aplicá-la, o que permite desenvolver a parte cognitiva, melhorar o comportamento socioemocional e executar tarefas que ensinam o valor do trabalho em equipa.

Para finalizarmos, compreenda que o ensino das novas gerações precisa de estar adequado à tecnologia, por isso, não abdique de estabelecer uma parceria com uma empresa especializada no assunto, para remodelar os métodos da escola e trazer soluções que tenham impacto no desenvolvimento das crianças e dos adolescentes.

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