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[ Infográfico] Escola do século XXI: quais são os desafios da educação

A escola do século XXI já é uma realidade que, constantemente, oferece evoluções para o ensino tradicional.

Como se sabe, a tecnologia tornou-se numa importante aliada para os estudantes e não há dúvida de que os seus recursos são complementares para uma aprendizagem de qualidade. É exatamente por isso que os pais e os profissionais da área da educação precisam de ficar atentos!

A antiga imagem dos alunos sentados em frente ao quadro, passivos diante da apresentação de uma matéria, deixou de ser o símbolo da educação ideal. As rápidas transformações sociais exigem que os jovens de hoje sejam cada vez mais participativos e estejam conscientes dos seus papéis como cidadãos do mundo.

Portanto, as metodologias de ensino estão a ser revistas, especialmente porque a escola do futuro apresenta novas possibilidades e procura oferecer assistência diante dos desafios apresentados pela era digital.

Gostou do tema? Quer compreender um pouco mais sobre a escola do século XXI e as suas caraterísticas? Então, continue a leitura!

O que é a escola do século XXI e qual é a sua importância?

Um sistema escolar que utiliza a tecnologia como instrumento complementar de ensino permite que a aprendizagem do aluno seja mais completa e eficaz.

É neste contexto que a escola do século XXI está inserida, afinal, o papel primordial da escola deixou de ser apenas a preparação do aluno para o mercado de trabalho e passou a centrar-se na formação da pessoa autónoma, competente e consciente das suas responsabilidades.

Ou seja, a escola desempenha um papel ainda mais profundo e importante na formação dos jovens.

Para que estes valores sejam integrados no universo do aluno, a escola do século XXI oferece diversos instrumentos de desenvolvimento, como jogos, aplicações, programação e robótica, que trabalham o estímulo constante de diversas competências do estudante, por exemplo:

· Trabalho em grupo.

· Autoconhecimento.

· Comunicação.

· Persistência.

· Criatividade.

· Raciocínio.

· Convívio.

· Lógica.

Como pode notar, a escola do século XXI procura uma abordagem inovadora e oferece experiências sociais e emocionais que podem ser muito interessantes para os alunos, até porque o incentivo à conexão com o mundo e com as suas atualidades é constante.

De que forma os métodos são aplicados e quais são os seus fatores diferenciadores?

O foco da escola do século XXI não é apenas a transmissão do conteúdo, uma vez que existe uma grande preocupação com a renovação constante das competências do aluno para a vida, como um todo. Por isso, o modo de ensino também foi repensado e é atualizado constantemente.

Entre as principais mudanças concetuais na estrutura do ensino, vale a pena realçar três:

1. A relação do aluno e do professor é colaborativa e, por isso, a comunicação entre os dois é cada vez mais valorizada.

2. A tecnologia é uma aliada fundamental para o ensino e para a formação do aluno.

3. E a atenção com o mundo digital passa a empoderar a escola, o aluno e o professor de forma consistente.

Neste sentido, o professor assume um outro papel: torna-se numa espécie de mentor. Tendo o computador como uma das suas principais ferramentas, ele deixa que o aluno seja o protagonista do seu processo de aprendizagem, que, aliás, passa a ser cada vez mais individualizado.

E o resultado desse comportamento não poderia ser mais positivo. Afinal, com uma comunicação efetiva, o aluno consegue perceber quais são os principais pontos a melhorar, concentrar os seus esforços, criar caminhos e pensar em novas estratégias para encarar os desafios.

Como ocorre a implementação da escola do século XXI?

Engana-se quem pensa que a inovação do ensino ocorre apenas através do investimento em dispositivos digitais ou em novas tecnologias. A transformação depende, antes de tudo, de uma mudança na organização cultural das escolas.

Por isso, a implementação do sistema merece uma atenção especial. Conheça, abaixo, algumas caraterísticas importantes das escolas do século XXI.

Profissionais capacitados

Os gerentes, os professores e os profissionais que, em geral, estão envolvidos com a aprendizagem dos alunos precisam de ter a compreensão dos objetivos reais dos

seus ensinamentos, que, como referimos, vão muito além da transmissão do conteúdo.

Além da necessidade de estarem contextualizados com as atualidades do mundo tecnológico, têm de saber trabalhar os projetos de forma interdisciplinar e acessível, para criar uma conexão entre os temas a serem estudados e a realidade das crianças.

O planeamento, portanto, é fundamental para que os professores saibam identificar quais são as metas que querem alcançar com cada aula. Recordando que se trata de uma estratégia que pode, ainda, agilizar as rotinas escolares e otimizar as atividades na sala.

O mesmo ocorre com a linguagem e com as tarefas escolhidas: elas devem promover, entre outras coisas, o desenvolvimento digital dos estudantes. Por isso, a formação destes profissionais e os cursos de formação contínua são indispensáveis.

Flexibilidade pedagógica

Muitas matérias e atividades podem ser complementares. Com uma abordagem flexível, que permita a participação ativa dos alunos em vários processos, as suas competências sociais e cognitivas serão ainda mais desenvolvidas.

Portanto, a metodologia antiga passa a ser inserida noutros contextos, em formas distintas. Além disso, existem as metodologias ativas, que são atualizadas periodicamente e podem ser aplicadas com dispositivos tecnológicos ou plataformas digitais.

Estrutura integrada

O modelo das escolas tradicionais é muito forte, por isso, a matriz curricular e as matérias lecionadas tendem a ser as mesmas. O que a escola do século XXI propõe não é uma rutura, mas sim uma nova forma de pensamento e abordagem.

Com estas inovações, a interação entre as turmas é viável e segura, e a criatividade dos jovens é sempre estimulada. Esta integração também é importante para incentivar o trabalho em equipa, a comunicação, a compreensão e o respeito das crianças perante a diversidade e as diferenças.

Ainda que existam diversos desafios para a sua implementação, especialmente quando falamos da cultura das instituições, a escola do futuro tem cada vez mais força no contexto da educação dos jovens e cada vez mais potência ao permitir a assimilação entre o mundo tecnológico, a realidade dos jovens e os valores humanos.

Esperamos que tenha gostado do nosso artigo e adoraríamos saber a sua opinião sobre a escola do século XXI. Gostou do tema ou tem alguma dúvida? Deixe o seu comentário abaixo!

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