Todas as nossas atividades. INSCREVE-TE AQUI!
Início / Happy Blog / Lógica de Programação: o que é e como usar no dia-a-dia

Lógica de Programação: o que é e como usar no dia-a-dia

As tecnologias como conhecemos são constituídas por sistemas que garantem o seu funcionamento. A lógica de programação é a compreensão e o domínio dos comandos por trás das funções dos dispositivos eletrónicos como os computadores.

Desta forma, é possível alterar as sequências que são processadas pelas máquinas. Para se adquirir esse conhecimento é preciso compreender uma linguagem específica e, a partir dela, criar e editar código.

Parece complicado? Trata-se da linguagem do futuro, uma vez que o uso da tecnologia faz parte das nossas vidas e o seu conhecimento técnico é cada vez mais valorizado no mercado de trabalho.

Neste artigo, vamos apresentar o que é a lógica da programação e como pode ser utilizada no quotidiano para trazer mais facilidades e conhecimentos. Boa leitura!

O que é a lógica de programação?

Como referimos, as máquinas funcionam a partir de sequências lógicas. Estas são designadas de algoritmos, os quais são depois convertidos em programas pelo computador ou realizam alguma tarefa. Isto exige uma grande capacidade analítica, para criar soluções acertadas.

Neste sentido, compreendemos que a linguagem de computação é como o “idioma das máquinas”. Assim, a lógica de programação é o domínio desses códigos aliado à capacidade de operacionalizá-los para o uso prático.

Desta forma, dominar este conhecimento permite explorar o potencial da tecnologia e fazer com que ela se torne num instrumento para melhorar o dia-a-dia.

Trata-se de uma competência do mundo moderno, que é necessária para compreender melhor o funcionamento da tecnologia e usá-la como ferramenta. Além disso, é importante aprender programação, uma vez que esta é uma caraterística muito valorizada no mercado de trabalho, o que representa grandes oportunidades profissionais.

Como utilizar a lógica de programação no dia-a-dia?

A lógica de programação confere muitos benefícios à aprendizagem e está mais presente no quotidiano do que imagina. Conheça algumas vantagens que esse conhecimento pode representar para a rotina.

Trazer melhorias para a organização A lógica computacional é muito exata, o que exige uma grande organização para que se consiga programar um comando corretamente. Assim, as pessoas que aprendem a raciocinar a partir da linguagem de programação tendem a ser mais organizadas na sua rotina.

Os benefícios são percebidos em diversas atividades, como o bom aproveitamento do tempo de estudos. O pensamento também se torna mais estruturado e prático.

Apesar de a linguagem ser direcionada para o raciocínio lógico, presente nas matérias como Matemática e Física, esta competência de planeamento beneficia muito a escrita, que também precisa de seguir uma estrutura coerente.

Além disso, com um bom domínio da tecnologia é possível usar os seus recursos para facilitar as atividades quotidianas e poupar tempo com coisas que podem ser feitas eletronicamente.

Contribuir para resolver problemas

A tecnologia é uma grande aliada para melhorar a vida das pessoas e resolver problemas. Quando se domina a lógica de programação, é possível perceber as necessidades e encontrar soluções.

A partir desta observação dos problemas que as pessoas enfrentam é que surgem os recursos como aplicações e softwares, que podem ser incorporados no quotidiano.

Ao aprender sobre o uso técnico dos recursos digitais, adquire-se a competência de dividir um problema em partes mais pequenas e, com isso, aproximar-se da sua solução. Assim, melhora o sentido prático. Da mesma forma, a criatividade é incentivada, o que ajuda na descoberta de formas de resolver um impasse com eficácia e objetividade.

Incentivar a aprendizagem

Assim como a lógica de programação pode ajudar na criação de tecnologias que melhoram a rotina das pessoas, ela também permite desenvolver ferramentas que beneficiam a aprendizagem.

Isto pode acontecer de várias maneiras, como plataformas interativas, aplicações de ensino ou jogos. E ainda, os estudantes podem criar recursos e partilhá-los entre os colegas, para que todos aprendam mais.

Desta forma, além de tornar os estudos mais dinâmicos, incentivar a aprendizagem de diversas matérias e fazer com que esse momento seja mais divertido, esta prática ainda estimula o protagonismo e a autonomia do aluno.

Neste sentido, ele percebe que as suas contribuições são importantes e que também tem o potencial de ser um sujeito ativo na própria aprendizagem, o que ajuda no desenvolvimento dos colegas e melhora as relações escolares.

Melhorar o raciocínio lógico

Ao aprender a linguagem de programação, são desenvolvidos os raciocínios lógico e analítico, que são exercitados o tempo todo. É preciso pensar de forma estruturada e estabelecer relações para executar os comandos corretos.

O estímulo deste tipo de pensamento melhora a aprendizagem e é outro aspeto que contribui com a resolução de problemas, para avaliar as situações de forma mais crítica e encontrar respostas.

Além disso, um bom raciocínio lógico contribui para uma maior facilidade para compreender leituras complexas e transformar os conhecimentos em competências.

Exames importantes, como o Exame Nacional geralmente têm questões que envolvem a capacidade de fazer análises a partir da lógica, porque isso é considerado essencial.

Melhorar a segurança digital

A tecnologia tem muitas vantagens, mas a sua utilização também oferece alguns riscos quando não se compreende bem o funcionamento dos sistemas. Ao aprender como são programados é possível garantir a segurança nesse meio.

Com isso, há uma maior proteção dos dados, além de evitar problemas nos softwares dos dispositivos causados pela má utilização. Como referimos anteriormente, conhecer a programação permite o melhor aproveitamento possível dos recursos digitais. Uma boa educação digital é interessante para tornar o tempo de interação com as tecnologias mais produtivo, porque se aprende a fazer isso de forma construtiva, para trocar conhecimentos e encontrar soluções.

Também é indispensável para um bom futuro profissional compreender as práticas de segurança digital. Afinal, ao se trabalhar com dados de uma empresa é importante conseguir fazer isso de forma segura e consciente.

Assim, é muito importante aprender mais sobre a lógica de programação e trazê-la para a sua rotina. Ela pode, inclusive, fazer parte da educação dos seus filhos, incentivada pela instituição de ensino. Para isso, pode contar com a Happy Code, uma das maiores escolas de tecnologia e inovação em todo o mundo.