Meninas na tecnologia: quais os benefícios e como incentivar?

Meninas na tecnologia: quais os benefícios e como incentivar?

Hoje em dia já não é raro vermos meninas na tecnologia. Este segmento, que antes era dominado por presenças masculinas, aos poucos tem vindo a misturar ambos os sexos— na realidade é muito importante que isso possa acontecer.

O mercado de trabalho está cada vez mais exigente, como tal as meninas também precisam de obter conhecimentos tecnológicos para poderem ocupar boas vagas de emprego. Mas, além de garantir um futuro promissor, este campo do saber privilegia o desenvolvimento cognitivo e desperta diversas competências.

Desta forma, é interessante que os pais incentivem as suas filhas para conhecerem os segmentos da tecnologia, a fim de poderem desfrutar dos seus diversos benefícios. Para os ajudar nessa tarefa, vamos aqui falar sobre o impacto positivo do conhecimento tecnológico na vida das meninas e dar também algumas dicas para as incentivar a entrar nesta área.

Os benefícios de apresentar a tecnologia às meninas

Na nossa sociedade é tradição que as meninas sejam criadas no meio de bonecas, panelas, vestidos e princesas, entre outros objectos que remetem para uma vida dedicada ao lar ou a actividades mais simples. Enquanto isso, os rapazes são incentivados a terem uma vida mais activa, com desporto, jogos, máquinas e tecnologias.

Esse hábito promove uma grande diferenciação entre os dois sexos. Assim, durante várias décadas, os homens foram a maioria no mercado de trabalho, ocupando principalmente os cargos mais altos nas empresas.

No entanto a sociedade mudou e a mulher ocupa cada vez mais o seu espaço, afinal tem tanta competência como os homens. Mas, para que desenvolvam esse potencial, é preciso que as meninas recebam incentivos para melhorarem os seus conhecimentos.

Independentemente do sexo, os indivíduos das novas gerações nasceram inseridos num mundo totalmente tecnológico. Os recursos estão presentes nas actividades mais simples do dia a dia, sendo que esse conhecimento é extremamente importante para quem deseja ter boas hipóteses no mercado de trabalho.

Portanto, apresentar a tecnologia às meninas não é algo supérfluo, mas necessário para um bom desenvolvimento e uma maior preparação para o futuro. Esse campo do saber oferece diversos benefícios tanto para ela como para a sociedade. A seguir enumeramos alguns, para que perceba porque é tão importante a presença feminina nessa área.

Preparação para o mercado de trabalho

Há que perceber que, conforme as tecnologias se modificam, são criados novos campos de trabalho. Hoje em dia já não existem dactilógrafas, por exemplo, mas máquinas que fazem digitalização. ou seja: os profissionais precisam de estar constantemente a renovar os seus conhecimentos para que permaneçam competitivos no mercado de trabalho.

No caso das novas gerações, elas devem aprender essas inovações e dominá-las, para que possam vir a ocupar as vagas de emprego que surgem. Desta forma, é muito importante que as meninas possam aprender sobre tecnologia para que disputem as oportunidades de igual para igual.

Redução da desigualdade de sexo

A desigualdade de sexo, no que diz respeito ao mercado de trabalho e à presença na sociedade, ocorre principalmente pela falta de incentivo às meninas. Elas são tão inteligentes, capazes e competentes como os rapazes, no entanto precisam de ser estimuladas a explorarem todo esse potencial.

Quando os pais dão às suas filhas oportunidades, elas têm a hipótese de adquirir tanto conhecimento como os rapazes. No futuro, estarão devidamente preparadas para marcarem presença na sociedade e deixarem a marca feminina em diversas áreas, colocando ambos os sexos no mesmo patamar.

Estímulo do raciocínio lógico

Ao actuar na tecnologia, a menina tem acesso a conhecimentos de diferentes campos do saber. Ao trabalhar de forma multidisciplinar desenvolve muitas competências e aprende sobre assuntos diversos, o que lhe permite melhorar o seu raciocínio lógico.

Essa competência é fundamental para qualquer profissão que a pessoa deseje exercer no futuro, além de imprescindível para a resolução de problemas no dia a dia. Ela também ajuda a ter um melhor desenvolvimento e aprendizagem, pois os desafios tornam-se mais fáceis e a assimilação das informações ocorre sem dificuldades.

Variedade de opções para actuação

Outro benefício de apresentar a tecnologia às meninas é o facto de se lhes disponibilizarem mais opções de áreas de actuação. Ainda existem muitas profissões que são consideradas femininas, como por exemplo o secretariado. Mas as mulheres não precisam de ficar limitadas a esses cargos — e isso precisa de ser esclarecido.

É interessante que os pais possam dar às suas filhas a possibilidade de conhecerem diferentes campos do saber, para que decidam por si mesmas aquilo que mais desperta o seu interesse. Ao limitar o contato delas com o conhecimento, tiramos-lhes oportunidades e não lhes damos hipóteses para que encontrem a sua verdadeira vocação.

Incentivo à aprendizagem

A presença da menina na tecnologia também incentiva a aprendizagem de diferentes conhecimentos. Isso porque ela tem acesso a temas e assuntos muito distintos, o que amplia o seu horizonte e desperta a sua curiosidade.

É isso o que faz com que a pessoa procure aprender cada vez mais, investigando aquilo que ainda não conhece. Então, além de sentir mais interesse pelos conteúdos aprendidos na escola, a menina faz as suas pesquisas por si mesma e acumula muito mais saber.

Formas de incentivar a actuação da menina na tecnologia

O desenvolvimento das crianças depende muito dos estímulos, da motivação e do incentivo dos pais. Por isso, se quer que a sua filha se interesse por tecnologia, cabe-lhe a si mostra-lhe essa opção. Deixamos a seguir algumas dicas de como o pode fazer.

Abandone os estereótipos

Ainda é normal que as meninas sejam treinadas, desde muito novas, a serem muito educadas, delicadas e bonitas. No entanto, se o seu desejo é que a sua filha seja valorizada e respeitada na sociedade e no mercado de trabalho, é importante abandonar os estereótipos.

As mulheres podem ser tudo aquilo que desejarem, assumirem a sua independência e terem o seu próprio sustento, sem depender de ninguém. Mas, para isso, precisam de ser incentivadas enquanto são meninas, recebendo a motivação dos seus pais para que exercitem o raciocínio, a inteligência e os seus potenciais.

Ofereça brinquedos tecnológicos

Através das brincadeiras, as crianças desenvolvem competências e aprendem. Por isso, ofereça à sua filha brinquedos que estimulem o raciocínio, como os blocos de montar, do estilo de Legos. Também lhe permita ter contato com tecnologias como videojogos, tablets e telemóveis, sempre na medida certa e com o objectivo de contribuir para o seu desenvolvimento.

Leve a menina para eventos nesta área

Que tal substituir as idas ao shopping por feiras e eventos tecnológicos? Trata-se de uma excelente maneira de inserir a menina na tecnologia, porque vai estar no meio desse universo e poderá vê-lo sob uma perspectiva diferente, que vai atrair a sua atenção e despertar o seu interesse.

Prefira escolas que usem a tecnologia no ensino

Muitas escolas têm utilizado recursos tecnológicos nas aulas, para que estas sejam mais interactivas e dinâmicas. É importante que possa escolher uma instituição que trabalhe dessa forma, para que a sua filha tenha contato com a tecnologia no dia a dia e seja estimulada a melhorar os seus conhecimentos na área.

Inscreva-a num curso tecnológico

Outra opção para incentivar a sua filha é inscrevê-la num curso tecnológico. Se ela ainda não tiver certeza se gosta da área, pode optar pela modalidade de férias ou de curta duração. Assim, será possível manter contato com esse universo sem que haja pressão para descobrir como ele é interessante.

A presença da menina na tecnologia não pode ser descartada nos dias de hoje, pois esse conhecimento é essencial para que ela tenha uma melhor aprendizagem e possa ter um futuro promissor. Como tal, incentive a sua filha de forma natural, para que ela vença os preconceitos da sociedade, desenvolva o seu potencial e tenha excelentes oportunidades de trabalho amanhã.

Todos os pais de meninas deveriam entender que as suas filhas têm um grande potencial, mas que muito depende deles. Então, partilhe este nosso artigo com os seus amigos nas redes sociais e ajude-os a tomar consciência!

Sobre a Happy Code

A Happy Code é uma escola de programação, tendo como missão formar pensadores e criadores do século XXI. Com uma metodologia de ensino baseada no conceito STEAM (“Science, Technology, Engineering, Arts and Math”), os cursos leccionados incidem sobre a programação de computadores, desenvolvimento de jogos e aplicações, robótica com drones, bem como produção e edição de vídeos para o YouTube.

Tendo como premissa de actuação os valores da responsabilidade, da confiança, da inovação e da consciência social, a Happy Code lecciona os seus cursos em centros próprios ou em escolas, empresas, municípios, projectos sociais, centros de estudo, ATLs, entre outros, estando já presente em várias zonas de Portugal.

0 Comentários

Deixe um comentário