Todas as nossas atividades podem ser presenciais ou online. Inscreve-te já!
Método de tentativa e erro: Porque é importante para a educação infantil?

Método de tentativa e erro: Porque é importante para a educação infantil?

Saber como lidar com os erros é uma skill essencial na vida, independentemente da situação. Isto porque, embora a frustração seja um mau sentimento, é preciso compreender que é comum e que temos de resolver problemas apesar disso.

Isto deve acontecer desde a infância, utilizando algumas técnicas, entre as quais a tentativa e o erro.

Trata-se de um método de resolução de problemas através do qual, como o nome sugere, são feitas tentativas para chegar a uma conclusão ou solução.

Assim, o processo de aprendizagem ocorre através dos erros, necessários para que existam novas tentativas, tornando possível identificar, de facto, a forma correta de lidar com um problema.

Siga este post para compreender os benefícios desta técnica tão importante para a educação da primeira infância!

 

Ajuda a desenvolver a resiliência

O termo resiliência refere-se à capacidade de adaptação a diversas situações, especialmente a mudanças, sejam elas boas ou más.

Este comportamento deve ser sempre encorajado pelos pais, para que a criança desenvolva formas de se habituar a novas situações na vida. Como tal, não é recomendado que as crianças resolvam tudo quando algo acontece. Um exemplo é quando a criança está a brincar com os amigos e perde o jogo. Neste momento, a frustração é inevitável e é fundamental mostrar que é normal perder em alguns momentos.

A criança deve reconhecer em situações como esta uma oportunidade de aprender com os erros, identificando o que pode ser feito para fazer melhor nos próximos tempos.

 

Contribui para a conquista da autonomia

Dar às crianças a possibilidade de lidar com os erros significa também dar-lhes autonomia para resolverem os seus problemas.

Muitas vezes, no impulso de cuidar, pais e mães acabam por resolver situações pelos filhos, o que pode dificultar o desenvolvimento da sua independência.

Por conseguinte, é importante encorajá-los a assumir responsabilidades, elogiando atitudes que demonstrem autossuficiência. Além disso, é fundamental orientá-los a tornarem-se capazes de corrigir os seus erros ou de resolver as suas dificuldades.

Assim, as crianças tornam-se capazes de o fazer por si próprias, aplicando o método de tentativa e erro e aprendendo desde tenra idade a lidar com situações adversas.

 

Incentiva a superação de medos e desafios

O método de tentativa e erro é também muito eficaz na educação infantil para ajudar a superar medos e desafios.

Sabemos que novas situações geralmente geram um certo medo e é necessário ensinar aos nossos filhos que, mesmo havendo este sentimento, é necessário ultrapassá-lo para resolver os problemas da vida.

É fundamental lembrar que muito do comportamento de um indivíduo está relacionado com os exemplos que ele ainda tem quando criança. Portanto, para encorajar as nossas crianças, uma boa dica é contar-lhes os nossos próprios erros e mostrar o que aprendemos com eles.

Assim, eles compreenderão que os erros não são necessariamente fatalidades e que é possível aprender lições valiosas com eles.

Finalmente, é essencial ter em mente que a educação na primeira infância vai além da sala de aula e que os pais devem dedicar-se e encorajar os seus filhos, através de tentativas e erros, a resolverem os seus problemas de forma autónoma.

Além disso, é muito importante ter paciência neste processo, que é gradual, compreendendo e respeitando os limites da criança. Desta forma, a hipótese da criança se tornar um adulto responsável e resiliente são maiores.

 

0 Comentários

Deixe um comentário