Minecraft Modding: O Que Os Pais Necessitam Saber

Temos a certeza de que os seus filhos já mencionaram Minecraft e Modding vezes sem conta. Mas o que é isto de Minecraft, e mais, o que é isto de Modding? Quais são as questões relevantes com o modding tradicional? E o que é que os seus filhos estão a aprender enquanto fazem modding?

O que é o Minecraft?

O Minecraft é um jogo online onde os jogadores podem construir e explorar mundos feitos de blocos 3D. É frequentemente comparado com Lego e, caso já tenha experimentado, sabe do que estamos a falar. Os jogadores podem literalmente construir tudo o que lhes venha à cabeça. As possibilidades deste jogo são infinitas, e consequentemente foi criada uma cultura na comunidade Minecraft que sonha todos os dias com novos edifícios. A parte mais complicada é definitivamente conservar os edifícios funcionais, após a sua construção.

O que é o Modding do Minecraft?

Há uma grande diferença entre o Minecraft e Legos: o Minecraft é digital! Alguma vez desejou que uma peça Lego tivesse poderes mágicos e flutuasse no ar, ou que um bloco de peças o teletransportasse para uma área diferente quando lhe tocasse? Pode fazer com que todos esses fenómenos aconteçam facilmente, desde que recorra ao modding do Minecraft.

Modding pode envolver mudanças superficiais, como criar galinhas às pintas com as cores do arco-íris, ou algo mais profundo, como quando se interfere com as regras que governam o jogo. O modding também abre portas à construção de vastas estruturas com linhas de código, ao invés de adicionar um bloco de cada vez. Pode até mesmo criar os seus próprios mini jogos dentro do Minecraft programando todo um novo conjunto de regras e situações!

O que envolve o modding tradicional do Minecraft

Fazer modding não é algo simples nem user-friendly, e pode ser relativamente difícil se não tiver conhecimentos de programação. Ao mesmo tempo, o Modding funciona como uma excelente forma de introdução das crianças à programação, de uma forma muito lúdica mas também com conteúdo real.

Não deixe para amanhã o código que os seus filhos podem aprender hoje!

 

0 Comentários

Deixe um comentário

gtag('config', 'AW-868132947');