Todas as nossas atividades. INSCREVE-TE AQUI!
Início / Happy Blog / O pensamento crítico ajuda a combater as fake news

O pensamento crítico ajuda a combater as fake news

O combate à proliferação de fake news deve acontecer nas escolas, dentro das casas e até no próprio ambiente digital. É importante que todos tenham pensamento crítico para se adaptarem ao atual cenário de acesso imediato às informações, no qual a ausência de um mediador coloca em risco a veracidade de muitos conteúdos que são partilhados.

O pensamento crítico possibilita, principalmente à juventude, uma consciência situacional importante para compreender o mundo à sua volta. Por outras palavras, deixamos de agir no mundo de forma passiva, aceitando tudo que é dito e demonstrado, para agir de forma ativa, compreendendo as consequências das nossas ações e atuando de forma equilibrada.

Esta é a principal arma no combate à difusão de notícias falsas na Internet. Para conhecer mais detalhes sobre este assunto, continue a ler o artigo. Boa leitura!

O que é pensamento crítico? Segundo a enciclopédia da Universidade de Stanford, critical thinking, ou pensamento crítico, é aceite como um objetivo da educação. Baseando-se no pensamento crítico, a educação nas escolas e a proveniente do lar pode desenvolver na pessoa uma postura criteriosa em relação às coisas e contribuir para a formação de um cidadão capaz de formular uma opinião pessoal a partir de dados verídicos.

Isto porque pensar de forma crítica é analisar as informações antes de tomá-las como verdade, o que também fortalece a inteligência emocional. Trata-se de um exercício que fazemos naturalmente diante de muitas situações, mas é importante ter consciência da necessidade desse filtro no atual mundo hiperconetado para evitar cair em armadilhas.

Qual é a importância do pensamento crítico no combate às fake news?

Uma mente crítica é treinada para desconfiar de publicidades falsas, teorias da conspiração e qualquer outra tese que não esteja baseada em informações reais.

No ambiente digital, desenvolver esta competência ajuda as pessoas a reconhecer as fake news e a não partilhá-las, uma vez que essas informações passam a ser vistas como problemas para o bem comum.

Como desenvolver o pensamento crítico?

É muito importante praticar e aperfeiçoar o pensamento crítico nas atividades do dia-a-dia, tendo consciência de que está a fazer esse exercício. Por exemplo, ao receber ou encontrar notícias nas redes sociais, como um vídeo no WhatsApp sobre um acontecimento no mundo, vale a pena seguir alguns passos antes de levar a informação a sério:

· Em vez de ler apenas o título, leia a notícia toda.

· Veja se o conteúdo tem autoria.

· Verifique se o conteúdo apresenta fontes.

· Veja se o site da fonte é conhecido, priorizando informações provenientes de empresas de jornalismo com uma boa reputação. Inclusive, utilize essas fontes para comprovar a veracidade de outras notícias.

· Tenha atenção à data de publicação — veja o ano em que a matéria foi publicada, porque a notícia pode simplesmente ter sido partilhada fora de contexto para confundir os utilizadores.

Como referimos ao longo do artigo, o pensamento crítico é uma competência poderosa para evitar a proliferação de fake news. Ao estimular esta competência, tornamo-nos mais preparados para lidar com os inúmeros recursos tecnológicos e ajudar os jovens da família a não partilharem notícias falsas na Internet.