Todas as nossas atividades. INSCREVE-TE AQUI!
Início / Happy Blog / O que é Inteligência Cognitiva?
O que é Inteligência Cognitiva?

O que é Inteligência Cognitiva?

Sabe o que é inteligência cognitiva? Já ouviu falar em cognição e desenvolvimento cognitivo? Vamos falar sobre estes processos, que nos acompanham a todos, desde a infância até à velhice, ou seja durante toda a vida. Então, nada melhor do que entender o seu significado para saber lidar melhor com as situações, experiências e desafios que temos diariamente.

O que é inteligência cognitiva?

Vamos por partes! A cognição são as condições que oferecem a obtenção de conhecimento. Já a capacidade cognitiva é a capacidade que cada um tem, individualmente, de interpretar os estímulos do ambiente envolto e também de si mesmo para tomar as decisões do próprio comportamento.

Para ser ainda mais claro, a definição de cognição consiste num conjunto de competências mentais e cerebrais que são necessárias para a obtenção de conhecimento sobre o mundo. Compreendem competências de pensamento, abstração, raciocínio, memória, linguagem, capacidade de resolução de problemas e até mesmo a criatividade.

O desenvolvimento dessa inteligência cognitiva é feito com um processo constante e crescente de aprendizagem. Desta forma, é muito importante procurar sempre novos conhecimentos e desafios para manter a mente activa e sempre a trabalhar.

A inteligência cognitiva na nossa vida

inteligência cognitiva também pode ser chamada de inteligência intelectual e, em resumo, pode ser caracterizada pela capacidade que cada um tem de manipular informações e lhes dar resposta. Essas informações são os dados de conteúdo cognitivo e podem ser as ideias que formam o pensamento ou os valores, que são o conteúdo do juízo.

Através da nossa inteligência cognitiva conseguimos discernir as relações entre os dados concretos e os abstractos da nossa mente. Durante a vida há várias dessas relações, sejam elas de identidade, semelhança, diferença, exclusão e muitas outras situações por que passamos dia após dia. Podemos dizer que somos seres em constante transformação, não é verdade?

O que caracteriza a inteligência cognitiva?

Pode-se dizer que o que caracteriza a inteligência cognitiva é a capacidade de permitir que novos conteúdos se criem a partir da sua actividade. Ela traz tudo o que é novo e pode transformar as situações em novas perspectivas, diferentes das experiências anteriores.

Por isso, é muito importante sair da zona de conforto e aprender novas coisas, estudar, aprender uma nova língua, enfim procurar conhecimento e conseguir novas competências pessoais.

As actividades da inteligência cognitiva

A inteligência cognitiva pode ser separada em duas actividades distintas sendo elas, a actividade criativa e a actividade reprodutiva. Na primeira, a criativa, a pessoa cria novas condições e situações das quais ainda não teve experiência, é elaborada pela criatividade de cada um. Já a actividade reprodutiva é o processo de identificação e reprodução das condições e situações já estabelecidas através do ambiente, das relações com outras pessoas, meios de informações, experiências já vividas, entre outros.

Como desenvolver a inteligência cognitiva?

Nós desenvolvemos a inteligência cognitiva em todas as fases da vida. Na infância estamos a descobrir e a tentar perceber todas as situações, assimilando-as na nossa mente. Para o desenvolvimento cognitivo, é importante aprender novas coisas, que estimulem todas as competências envolvidas. Uma dica para que isso aconteça, seria com a aprendizagem de programação e robótica, sendo assim possível assimilar todas estas competências.

Como escola especializada em cursos de tecnologia e inovação, a Happy Code, através das aulas com metodologia única baseada no conceito global STEAM – Science, Technology, Engineering, Arts and Math, insere os alunos num ambiente 100% online, com equipamentos individuais e actividades baseadas em jogos e projectos que os fazem pensar e imergir num mundo completamente novo, além de estimular o raciocínio lógico, criatividade, relacionamento em equipa, entre outros.

A inteligência cognitiva e as aulas de programação

A inteligência cognitiva pode ser desenvolvida através de novos conhecimentos e com as aulas de programação os alunos podem desenvolver todas essas competências e assimilar novas informações e experiências.

 

Sobre a Happy Code

A Happy Code é uma escola de programação, tendo como missão formar pensadores e criadores do século XXI. Com uma metodologia de ensino baseada no conceito STEAM (“Science, Technology, Engineering, Arts and Math”), os cursos lecionados incidem sobre a programação de computadores, desenvolvimento de jogos e aplicações, robótica com drones, bem como produção e edição de vídeos para o YouTube.

Tendo como premissa de atuação os valores da responsabilidade, da confiança, da inovação e da consciência social, a Happy Code leciona os seus cursos em centros próprios ou em escolas, empresas, municípios, projetos sociais, centros de estudo, ATLs, entre outros, estando já presente em várias zonas de Portugal.