Todas as nossas atividades. INSCREVE-TE AQUI!
Início / Happy Blog / O que os pais podem fazer para garantir a segurança dos filhos na Internet?
O que os pais podem fazer para garantir a segurança dos filhos na Internet?

O que os pais podem fazer para garantir a segurança dos filhos na Internet?

As novas tecnologias e a Internet são extremamente benéficas para as crianças. São uma fonte de entretenimento, aprendizagem, geram curiosidade e ajudam a aumentar a concentração.

Com as horas que passam ligadas e educação digital, as crianças são capazes de otimizar as suas competências sociais/cognitivas para crescerem como cidadãos no mundo de hoje, melhorando as relações escolares e pessoais.

No entanto, para garantir estes benefícios, é extremamente importante que os pais cuidem plenamente dos seus filhos e garantam a sua segurança na Internet.

É essencial aprender um pouco mais sobre o assunto, estar atualizado a fim de ajudar as crianças e orientá-las sobre as melhores formas de utilizar as inovações do nosso tempo.

 

A segurança das crianças na Internet

Enquanto falamos, a Internet é muito importante para o desenvolvimento dos seres humanos de hoje.

É uma fonte de lazer bem como de educação, sendo a principal língua da modernidade e para as profissões do futuro. A partir dela, muitas oportunidades são geradas e estratégias de comunicação são criadas. Por conseguinte, a sua utilização é indispensável.

Não admira, esta tecnologia é extremamente popular e democrática, mesmo entre jovens e adolescentes. De acordo com o inquérito TIC Kids Online Brasil, 86% dos jovens entre os 9 e os 17 anos estão ligados à internet.

Destes, 93% têm acesso através de telemóveis, de acordo com a mesma fonte. Isto significa que é um meio de comunicação com grande apelo entre os mais pequenos, pelo que merece seguimento por parte dos pais.

Precisamente porque está aberta a todos, a internet é um grande espaço para pessoas maliciosas que tiram partido das violações de segurança.

 

Ameaças virtuais

Neste sentido, estamos a falar de proteção de dados no sentido mais geral, de vírus, ligações suspeitas e anúncios publicitários. Estamos também a falar de ataques à privacidade. 41% das crianças sofreram ameaças no ambiente online no período analisado pela Kaspersky, e estas ameaças incluem: exposição a conteúdos inadequados, cyberbullying, contacto com estranhos, entre outras questões.

Por outras palavras, a partir da utilização da Internet, é muito fácil para os mais pequenos encontrarem conteúdos mais avançados para o que podem ver.

Da mesma forma, podem facilmente envolver-se em atividades de bullying envolvendo outros colegas, simplesmente seguindo o que outros amigos estão a fazer.

 

Educação digital

Assim, é fundamental prestar atenção ao termo educação digital. Quando falamos deste conceito, não queremos classificar as pessoas que crescem a saber como aceder à rede mundial de computadores ou dominar a questão técnica associada às tecnologias. Queremos indicar que os mais pequenos devem saber utilizar bem estas inovações, para aprendizagem, lazer, curiosidade e desenvolvimento de competências.

Nesta perspetiva, a educação digital significa utilizar a Internet para o crescimento e para alavancar o futuro dos seus filhos. Este fator inclui o desenvolvimento da cidadania digital, a consciência do conteúdo a que se acede, bem como o comportamento ideal.

 

Boas Práticas

 

1) Manter um diálogo aberto com as crianças sobre privacidade

A primeira dica é estabelecer diálogos abertos e claros com as crianças sobre o assunto. Ensinar-lhes a importância da privacidade, da proteção online e da necessidade de cuidar de certos comportamentos que podem ser prejudiciais.

É essencial abordar o facto de que a rede deve ser um espaço saudável para elas e também para os seus colegas.

Dar instruções claras às crianças sobre as redes sociais e o que fazem na web, bem como o contacto com estranhos. As dicas devem ser semelhantes às que os pais já dão quando se trata do mundo não-digital.

É importante não assustar as crianças, mas fazê-las compreender que a tecnologia é maravilhosa e precisa de controlo.

Por outras palavras, a solução é falar, instigar e reforçar. Falar sobre o valor da privacidade e da segurança, instigar a reflexão sobre a reputação no mundo virtual e reforçar que as ações da Internet têm consequências.

 

2) Orientá-los na partilha de informação online

Especificamente no que respeita à partilha de informação, é necessário ser ainda mais enfático. Abordar a questão de a web ser uma rede aberta, a que várias pessoas têm acesso.

Depois, ensinar que algumas informações pessoais devem ser guardadas com muito cuidado e apenas transmitidas àqueles em quem se pode confiar, especialmente a família.

Oriente o seu filho a não confiar completamente nas pessoas online, porque por detrás dos perfis, pode estar qualquer pessoa.

 

3) Controlar e limitar o acesso

A conversa é fundamental para que as crianças compreendam porque é que este trabalho específico se centra na segurança.

Contudo, é também importante tomar medidas práticas para mitigar os riscos. Uma delas é precisamente o controlo e a limitação do acesso às tecnologias.

Assegure-se de que os dispositivos só são utilizados sob a sua autorização. Certifique-se também de que não são utilizados à mesa, por exemplo.

Outra dica é limitar a utilização a apenas duas horas por dia, pelo menos até 12 anos. Assim, os pais asseguram que os seus filhos também se envolvam noutras atividades para além das que fazem no universo online.

 

4) Monitorizar as suas atividades

Quando o seu filho está a utilizar o computador ou telemóvel, esteja sempre a monitorizar o que está a fazer. É interessante não os deixar usar em quartos fechados, apenas por esta razão.

Ao seguir de perto os mais pequenos, pode garantir uma utilização mais saudável, livre dos riscos e perigos que já mencionámos. Desta forma, é mais fácil controlar e garantir que estão a utilizar a Internet para o crescimento, como é ideal.

 

5) Configurar aplicações para garantir a privacidade

Uma dica associada àquilo de que já falámos é utilizar algumas ferramentas tecnológicas para ajudar na privacidade e segurança. Antivírus, firewalls e sistemas que filtram o acesso são opções interessantes para garantir uma utilização segura.

 

6) Inscreva-os em cursos de tecnologia

Os cursos de tecnologia, tais como os da Happy Code, são cruciais para ensinar não só as tecnologias modernas e a sua linguagem, mas também para ajudar no desenvolvimento da educação e da cidadania digital.

Estes cursos centram-se fortemente na utilização saudável e apropriada da Internet e das redes, a fim de formar cidadãos conscientes e preparados para o futuro.

Os cursos da Happy Code trabalham temas muito importantes relacionados com a proteção virtual, como por exemplo:

  • navegação segura;
  • direitos de autor e utilização de imagens;
  • respeito e empatia nos meios digitais;
  • vírus e spam;
  • pesquisas eficientes;

Desta forma, é um complemento ao ensino dos pais, reforçando a importância de educar as crianças nesta área.

 

A segurança na Internet é essencial para garantir que esta incrível inovação seja utilizada para o crescimento e desenvolvimento saudável das crianças

Com este cuidado, os pais asseguram que as crianças cresçam mais sensíveis, empáticas, com capacidades cognitivas, compreensão da linguagem digital, assim como conhecimentos sobre riscos. Desta forma, é possível não só preparar-se para o mundo futuro, mas também evitar problemas na rede.