Para que serve a programação e robótica?

Hoje em dia ainda é muito frequente os pais e educadores perguntarem para que serve a programação e robótica. No entanto, está provado que actividades como aulas de programação e robótica são muito eficazes ao nível da escolaridade obrigatória portuguesa (até ao 12º ano), pois estimulam a criatividade do aluno, melhorando o seu trabalho em equipa e aumentando a sua concentração. Este tipo de actividades abre também portas à criatividade, deixando que os alunos vejam o mundo e as pessoas que o rodeiam.

 

Para que serve a programação e a robótica?

A programação é uma das áreas da tecnologia em constante crescimento a nível mundial. É também uma maneira essencial e eficaz de ensinar as pessoas a utilizar a tecnologia de uma forma conscienciosa, passando sempre por ter controlo total da mesma, uma vez que a pedra basilar da tecnologia é auxiliar e inovar, ajudando-nos na tarefas do dia-a-dia.

 

Aprender mais, desde pequeno, sobre temas como a programação e a robótica aumenta o interesse tecnológico dos nossos jovens, pois ajuda-os a pensar de uma maneira mais lógica. Para além disso, a programação possui “línguas” próprias com as quais se escrevem as linhas de código de um programa complexo. Quem se interessa por estas línguas desde cedo acaba por desenvolver um melhor raciocínio lógico, expandindo a sua criatividade. A programação não é mais do que o meio de pensamento do raciocínio lógico e a sua expressão, através da idealização e criação de programas e ferramentas.

 

A Happy Code destaca-se na área da tecnologia pois aborda todos estes conceitos, em teoria muito complexos, de uma maneira interactiva e dinâmica. Utilizando actividades práticas e projectos que desafiam a criatividade e o pensamento, é possível incentivar os alunos a aprenderem cada vez mais e induzir neles a busca pelo conhecimento, para além do trabalho em equipa, imprescindível em qualquer lugar do mundo. Nesta área em concreto, a troca de ideias e respeito pelos colegas de equipa é essencial para o bom desenrolar de qualquer projecto.

 

Ensino das áreas da tecnologia cresce em Portugal e no Mundo

Devido à forte componente tecnológica do mundo em que vivemos, é crucial saber manusear e trabalhar com os diferentes meios de tecnologia e comunicação.

Em vários países, há já escolas que adoptam como currículo obrigatório aulas de programação e robótica. Graças à sua forte componente prática, estas duas áreas do saber incentivam os jovens, pois estes conseguem ver a aplicação imediata dos conhecimentos leccionados. Para além disso, a consciencialização de que nem nós próprios nem o mundo pode ser dominado pelas máquinas. É também importante alertar os jovens para os perigos que o vício pela tecnologia pode causar.

 

Algo bastante importante para o futuro dos seus filhos são as exigências actuais do mercado de trabalho tecnológico. Estando em constante crescimento, a procura de profissionais qualificados nestas áreas é bastante grande. Para tal, se os seus filhos se interessam por esta área, podem desde já começar a aprender como funciona a tecnologia recorrendo aos cursos oferecidos pela Happy Code.

 

Como aprender programação e robótica

Um dos meios mais importantes para aprender a programar é utilizar o tão famoso Arduino, que liga de uma forma perfeita a automação e robótica com a programação. O curso de Robótica ensina a trabalhar com esta placa através da implementação de pequenos projectos; esta é mesmo a melhor maneira de aprender de uma forma interactiva. A Happy Code oferece, a título de exemplo, projectos de programação de Arduino para ligar e desligar uma lâmpada, até algo mais complexo como ligar motores e criar sistemas que interagem entre si através da placa de Arduino. Uma das grandes vantagens desta plataforma é o facto de operar em modo hardware aberto, o que aumenta bastante a possibilidade de fazer o download de recursos de aprendizagem e conteúdo personalizado.

 

A Happy Code em Portugal e no Mundo

Para conhecer mais sobre a Happy Code, não hesite em contactar-nos na nossa base de Lisboa. Aí será possível conhecer toda a estrutura de ensino e de trabalho, descobrir quais os valores que a escola pretende passar aos alunos bem como a sua filosofia de ensino. Tudo isto é conseguido através de um planeamento adequado e de aulas dinâmicas e interactivas que aguçam o desejo de estudar e aprender mais. Só assim achamos que os nossos alunos podem descobrir que a tecnologia, quando bem utilizada, pode ser muito importante para as nossas vidas.

0 Comentários

Deixe um comentário