Todas as nossas atividades. INSCREVE-TE AQUI!
Início / Happy Blog / Perceba a importância do ensino STEM na educação infantil
Perceba a importância do ensino STEM na educação infantil

Perceba a importância do ensino STEM na educação infantil

Uma das grandes dificuldades dos educadores e pais de hoje é o desenvolvimento das competências necessárias nos filhos para os preparar para o futuro. Isso é um desafio, pois os métodos tradicionais de aprendizagem não são muito focados nessas capacidades e parecem estar um tanto alheados da nova realidade dos alunos no contexto tecnológico. Nesse sentido, o ensino STEM destaca-se como uma solução alternativa.

Com esta metodologia, os pais conseguem acompanhar e auxiliar os filhos na vida escolar e prepará-los para o futuro com o estímulo no desenvolvimento de características cognitivas e interpessoais que são fundamentais.

Para aprender o que precisa acerca deste conceito, leia este artigo até o final!

O que é a metodologia de ensino STEM?

A metodologia STEM é caracterizada pela combinação de conhecimentos e competências para proporcionar aos alunos uma experiência de aprendizagem diferenciada. O acrónimo, em português, significa ciência, tecnologia, engenharia e matemática. O objetivo é integrar essas áreas e o modo de trabalhar a absorção de fundamentos de cada uma delas para melhorar o ensino.

Ou seja, o objetivo não é necessariamente ensinar engenharia aos alunos da escola, mas utilizar os métodos e abordagens típicas desse tipo de área para as aprendizagens dos estudantes no nível deles. 

O ensino STEM é focado em projetos. Assim, os educadores podem estimular os alunos a identificarem problemas e procurarem as soluções. 

Os processos são focados no uso de tecnologia, materiais interativos e em estratégias de ensino diferentes e inovadoras. O conceito é fincado em cinco grandes princípios: investigação, descoberta, conexão, criação e reflexão. A missão é incentivar todas essas competências para otimizar a aprendizagem.

Qual a importância de novas metodologias de ensino?

Com o avanço das tecnologias no mundo moderno, há diversas áreas que estão a ser afetadas, oportunidades que estão a ser criadas e paradigmas que estão a ser alterados. A educação tem sido alvo de muitas iniciativas, como o STEM, que tem como objectivo o desenvolvimento de competências e que estimulam uma visão com maior envolvimento dos estudantes. Essas abordagens procuram ligar-se às tendências do mundo real para preparar os alunos para o futuro no mercado de trabalho.

À conta disso, é importante que os pais estejam conscientes dessas metodologias que estão a revolucionar o setor educacional, para que procurem o aperfeiçoamento de competências importantes, cognitivas e sociais nos seus filhos. Desta forma, é possível prepará-los para a vida moderna e para o mercado de trabalho.

Estes métodos modernos diferem dos modelos antigos, mais focados nos conteúdos e em exposições na sala de aula, com maior protagonismo do professor.

Metodologias como o STEM são concentradas no aluno: no desenvolvimento de maior autonomia e mais participação por parte deles para que eles aprendam de forma prática e aperfeiçoem características importantes. Tentando, errando, acertando e construindo as suas próprias soluções.

Quais os benefícios da metodologia STEM?

A seguir, vamos ver alguns dos benefícios desse tipo de estratégia.

Multidisciplinaridade

O conceito STEM é formado por quatro grandes áreas do conhecimento, e o objetivo, como já foi mencionado no primeiro tópico, não é necessariamente ensinar o conteúdo desses domínios, mas aplicar os métodos de ensino para conseguir desenvolver as competências relacionadas com esses campos de atuação.

Por isso, o STEM é focado também na integração entre essas áreas. Os estudantes são incentivados a adquirir e a utilizar diversos conhecimentos necessários de diferentes segmentos, por exemplo com um projeto, preparando-se melhor para o mercado de trabalho do futuro, que exige isso.

O foco nas questões práticas, típico da engenharia, manifesta-se em projetos relacionados com tecnologia, como a robótica. Por sua vez, os conceitos e a maneira de investigar e refletir seguem princípios científicos, enquanto no centro estão as concepções matemáticas importantes. Tudo isso de uma forma lúdica e intuitiva para os estudantes.

Estímulo ao foco e à concentração

Para as crianças, um grande benefício de contar com projetos e com uma abordagem mais envolvente, é o facto de elas se conseguirem concentrar melhor. Como os problemas são excitantes, os pequenos ficam envolvidos e não deixam de se focar até encontrar uma possível solução que seja eficiente.

Dessa forma, eles ganham uma competência para a vida profissional e que serve igualmente para outros âmbitos: a capacidade de se concentrar em algo para o fazer da melhor maneira possível.

Desenvolvimento de competências necessárias

A aprendizagem estimulada pela metodologia STEM incentiva o desenvolvimento de competências consideradas fundamentais para a vida moderna, como comunicação, criatividade e liderança. Com elas, o/a seu filho/a está devidamente preparado/a.

comunicação é trabalhada com a procura por soluções de forma colaborativa, a criatividade é explorada com o uso de ferramentas tecnológicas e pela necessidade de encontrar formas eficazes de resolver problemas.

A liderança é estimulada através da maior autonomia que o aluno tem. Uma forma de ensino que dá mais espaço para que possa, errar e acertar auxilia para que essas competências sejam alcançadas com maior facilidade.

Incentivo ao trabalho em equipa

A comunicação do último subtópico é desenvolvida, principalmente, pelo incentivo ao trabalho em equipa. Além de lhe serem apresentados problemas reais, o/a seu filho/a terá a oportunidade de trabalhar com outros colegas para desenvolver capacidades interpessoais cruciais para o futuro.

Com isso, aprenderá a importância de pedir ajuda aos colegas e de os auxiliar. Capacidades como empatia, respeito e colaboração vão ajudar a que se torne num ser humano melhor e profissional mais aplicado e eficaz.

Desenvolvimento do sentido crítico

Outro benefício das estratégias STEM é o desenvolvimento do sentido crítico. A metodologia indica que os alunos devem ser confrontados com questões do mundo real, tanto para aplicarem o que aprenderam em aula, racionalizando sobre aquilo, como para desenvolverem uma visão mais crítica e cidadã.

Com o estímulo à investigação e à reflexão, os estudantes são incentivados a sugerir soluções sólidas baseadas em factos e em evidências. Assim, aprendem a questionar e a atestar a veracidade das coisas, com experimentação e com autocrítica para tentar resultados melhores e mais adequados às situações propostas.

Por que considerar a ajuda de empresas especializadas?

Para usufruir dos benefícios da metodologia STEM, é importante contar com a ajuda de uma empresa que seja referência no ramo e que tenha a experiência necessária para isso. Uma companhia que já trabalha com essas estratégias sabe bem o que funciona e o que não e pode proporcionar mais segurança para os pais acerca do sucesso desse tipo de ensino.

Para potencializar a aprendizagem e para desenvolver as competências que são realmente necessárias, uma instituição educacional com métodos inovadores, uma linguagem moderna, adequada ao contexto tecnológico, e práticas cativantes é uma excelente opção. Pois, uma vez inscrito, o/a seu filho/a  irá participar de actividades interessantes que vão ajudar na sua preparação para o futuro, mas que também serão lúdicas e empolgantes.

A metodologia de ensino STEM é uma abordagem que está a revolucionar os paradigmas educacionais e a investir em questões realmente importantes no que se refere à aprendizagem. Focada em projectos, em interdisciplinaridade e em capacidades específicas, é possível trabalhar uma adaptação de crianças ao mundo moderno de uma forma simples e intuitiva.

Agora que chegou ao fim do artigo e percebeu a importância do ensino STEM, que tal descarregar um ebook (Pt/Br) para aprender um pouco mais sobre esse conceito e os seus benefícios para o seu filho?

Sobre a Happy Code

A Happy Code é uma escola de programação, tendo como missão formar pensadores e criadores do século XXI. Com uma metodologia de ensino baseada no conceito STEAM (“Science, Technology, Engineering, Arts and Math”), os cursos lecionados incidem sobre a programação de computadores, desenvolvimento de jogos e aplicações, robótica com drones, bem como produção e edição de vídeos para o YouTube.

Tendo como premissa de atuação os valores da responsabilidade, da confiança, da inovação e da consciência social, a Happy Code leciona os seus cursos em centros próprios ou em escolas, empresas, municípios, projetos sociais, centros de estudo, ATLs, entre outros, estando já presente em várias zonas de Portugal.