Por que é importante ensinar inovação às crianças?

Por que é importante ensinar inovação às crianças?

O ensino de programação, robótica, desenvolvimento de jogos, literacia digital, entre outros, proporciona às crianças conhecimentos sobre inovação. Essas experiências são fundamentais em função da realidade que as novas gerações estão a viver.

O mundo mudou por causa dos avanços da tecnologia, de uma forma em que, além de impactar o nosso dia a dia, promoveu alterações no mercado de trabalho. Hoje em dia as empresas procuram profissionais criativos, dinâmicos e actualizados, que dominem os saberes tecnológicos.

Desta forma, as crianças devem ser preparadas desde muito novas para encararem os desafios que virão. Para entender melhor este assunto, listamos alguns dos benefícios do ensino de inovação às crianças. Continue a ler e descubra a importância de integrar o seu filho nesse universo.

Desenvolver competências essenciais

tecnologia modificou o modo como nos comunicamos e como os trabalhos são desempenhados, de uma forma em que até as tarefas rotineiras foram influenciadas. Para dar resposta a essas mudanças, as empresas tiveram de se adaptar, e isso alterou o mercado de trabalho.

Hoje existe uma procura por profissionais completos, que não apenas cumpram o seu trabalho, mas procurem também fazer algo mais, que sejam versáteis, criativos e proactivos, pratiquem o trabalho em equipa e apresentem muitas outras competências.

Visto que o desenvolvimento de tais profissionais começa na infância, é importante promover o ensino de inovação para crianças. Dessa forma, elas vão desenvolver desde cedo competências essenciais para a aprendizagem, para se prepararem para o futuro. Algumas delas são:

  • raciocínio lógico;
  • pensamento crítico;
  • criatividade;
  • resolução de problemas;
  • organização;
  • concentração;
  • comunicação;
  • inteligência emocional.
Estimular a autonomia e independência

Aprender sobre inovações faz com que a criança se torne mais autónoma. Além de manobrar equipamentos e recursos tecnológicos, descobre como funcionam, entende a lógica por trás da programação e tem um aproveitamento melhor das suas funções.

Isso permite independência, pois deixa de precisar tanto das outras pessoas para ajudar na resolução de problemas. Ela propria vai encontrar caminhos para o fazer, justamente porque tem um raciocínio mais complexo e sabe como procurar informações para tomar as suas decisões.

Transformar e melhorar a forma de aprender

O ensino de inovação às crianças transforma o modo como elas aprendem. As novas gerações procuram mais do que o modelo tradicional de ensino oferece. Uma vez que são dinâmicas, activas, curiosas e gostam de se superar, precisam de experiências que proporcionem desafios estimulantes para a sua mente.

Essa transformação da maneira como as crianças aprendem também ajuda a melhorar a aquisição de conhecimento. Os mais novos são estimulados a procurar conhecimento, o que não os deixa limitados, pelo contrário, há sempre o incentivo para ir um passo além e descobrir mais.

Proporcionar experiências actuais

Mas não é apenas o modo de aprender que sofre essa influência positiva do ensino de inovação às crianças. Essa aprendizagem proporciona experiências actuais que estão de acordo com o momento em que estão inseridas.

Por meio da aprendizagem o cidadão é preparado para aquilo que encontrará mundo afora. Portanto, o seu filho precisa de ter contato com temas actuais e informações úteis. Deve dominar a tecnologia e saber utilizá-la para adquirir mais conhecimento, aplicando-a no dia a dia, o que o vai ajudar na construção da sua carreira profissional.

Preparar para o mercado de trabalho

O ensino de inovação às crianças prepara-as desde hoje para o mercado de trabalho. Como viram, os campos do saber relacionados com a inovação favorecem o desenvolvimento de competências, o que é um treino essencial para vencer os desafios do século XXI.

A tendência é o mercado de trabalho modificar-se cada vez mais. Assim, além de dominar os conhecimentos de áreas que tem uma grande procura agora, os profissionais do futuro devem ser versáteis e ter flexibilidade cognitiva para se adaptarem. As crianças devem aprender a fazer isso desde já.

É fundamental que os pais percebam a importância do ensino de inovação às crianças, pois isso acontece em casa, mas é fundamental contar com uma escola que trabalhe com metodologias baseadas na cultura da inovação. Dessa forma, terá o suporte de profissionais para que o seu filho tenha a melhor aprendizagem e se prepare para o futuro.

Gostou deste artigo? Então siga-nos nas redes sociais para continuar a informar-se sobre o assunto.

 

Sobre a Happy Code

A Happy Code é uma escola de programação, tendo como missão formar pensadores e criadores do século XXI. Com uma metodologia de ensino baseada no conceito STEAM (“Science, Technology, Engineering, Arts and Math”), os cursos leccionados incidem sobre a programação de computadores, desenvolvimento de jogos e aplicações, robótica com drones, bem como produção e edição de vídeos para o YouTube.

Tendo como premissa de actuação os valores da responsabilidade, da confiança, da inovação e da consciência social, a Happy Code lecciona os seus cursos em centros próprios ou em escolas, empresas, municípios, projectos sociais, centros de estudo, ATLs, entre outros, estando já presente em várias zonas de Portugal.
Para saberes mais, vê os nossos cursos e segue-nos:

0 Comentários

Deixe um comentário

gtag('config', 'AW-868132947');