Programação informática: “o novo Inglês”!
O ensino da “Programação Informática” permite, nas suas metodologias e aplicativos, desenvolver um conjunto de competências associadas à metodologia STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts e Maths), que são assumidamente críticas para as aprendizagens das disciplinas curriculares de base. Existe uma assumida abrangência transversal da Programação, aplicada a todos os níveis de ensino.
Por toda esta transversalidade na área do conhecimento e pelo espaço que vai ocupando na nossa sociedade Digital, a Programação Informática é já hoje a área do conhecimento que, assumidamente, se intitula como “o novo Inglês” do tempo actual.
Uma competência essencial
A Programação Informática é uma competência essencial para os nossos jovens, quer para aqueles que pretendem seguir uma carreira nesta área, quer para todos os outros que pretendem seguir outras áreas, mas cuja valorização dessas mesmas aprendizagens será sempre acompanhada e dependente pela avaliação dos jovens em matéria de conhecimentos na Programação Informática. Os jovens continuam a necessitar de uma consistente aprendizagem da Língua Inglesa (em que o Ensino da Programação é, igualmente, um elemento facilitador dessa aprendizagem); mas, sobretudo, sabemos que a nossa Sociedade Digital exigirá cada vez mais que os jovens integrem a Programação Informática nas respetivas aprendizagens, seja qual for a área do conhecimento.
A Programação Informática é, assumidamente, um fator crítico de sucesso para todas as nossas crianças e jovens! As Instituições, os Gestores, os Professores, os Educadores ou os Encarregados de Educação serão todos intervenientes fundamentais para a obtenção dos melhores resultados neste desígnio de desenvolvermos o ensino da Programação Informática, em benefício de todas as crianças e jovens.