Provas de Aferição 2022-2023
Desde 2015 que o IAVE aplica provas em formato digital em vários pilotos a nível nacional. Em 2018, foram envolvidos 2.500 alunos de todo o país na primeira prova de aferição em formato digital, Matemática 8º ano (86). Seguiram-se outros pilotos (offline e online), o envolvimento do JNE, um Estudo de Diagnóstico das Aprendizagens (23.000 alunos, 300 escolas públicas e privadas), diferentes formas de classificação, etc.
Esta nova forma de trabalho reduz problemas de classificação e promove maior conforto e rapidez tanto para o professor classificador como para o processo de compilação de resultados. O objetivo futuro será a digitalização de todo o processo de realização e classificação.
O Projeto DAVE – Desmaterialização da Avaliação Externa é coordenado pelo IAVE. A desmaterialização de provas e exames prevê um investimento de 12 milhões de euros, do Plano de Recuperação e Resiliência, e em 2025, provas e exames nacionais serão todos online.
Provas de Aferição | Formato Digital | Datas | Referências | |
2º ano | Português e Estudo do Meio (25) | Sim | 15 junho, 10:00 | 2016; 2017; 2018; 2019; 2021 |
Matemática e Estudo do Meio (26) | Sim | 20 junho, 10:00 | 2016; 2017; 2018; 2019; 2021 | |
Educação Artística (27) | Não | 2 a 11 maio | 2017; 2018; 2021 | |
Educação Física (28) | Não | 2 a 11 maio | 2017; 2018; 2021 | |
5º ano | Português Língua Segunda (52) | Sim | 2 junho, 09:30 | 2018 |
Português (55) | Sim | 2 junho, 09:30 | 2016; 2018; 2021 | |
História e Geografia de Portugal (57) | Sim | 7 junho, 09:30 | 2017; 2019 | |
Educação Física (59) | Não | 16 a 26 maio | 2019 | |
8º ano | Matemática (86) | Sim | 7 junho, 11:30 | 2016; 2021 Caderno 1; 2021 Caderno 2 |
Ciências Naturais e Físico-Química (88) | Sim | 16 a 26 maio | 2017 | |
Tecnologias da Informação e Comunicação (89) | Sim | 16 a 26 maio | Primeira vez |
As escolas / colégios parceiros da Happy Code (curriculares e extracurriculares) têm reconhecido que a metodologia aplicada também tem sido uma mais-valia na preparação dos seus alunos para estas novas abordagens.
Estes alunos adquirem não apenas competências técnicas, mas também competências socioemocionais e pessoais, transversais a qualquer área e extremamente importantes para o seu futuro.
A nível da adoção das provas em formato digital, a Happy Code encontra-se a trabalhar com cada parceiro, várias iniciativas para apoio à instituição, professores e alunos. Um desses exemplos, passa por uma adaptação progressiva de todos os professores e alunos, às plataformas de criação e correção de exercícios e testes (ex. BookWidget e Intuitivo), não apenas para a disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação (89), mas também para a restantes provas de aferição que passarão a ser suportadas em formato digital.