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Publicidade em jogos e apps: saiba os cuidados necessários a ter

É normal as crianças descarregarem jogos gratuitos para se divertirem com os dispositivos móveis. Essa prática possibilita que seja exibida publicidade em jogos que, em geral, têm como finalidade a venda.

Isso acontece porque essa é uma forma de a pessoa que desenvolveu a app conseguir obter um rendimento. Por outro lado, nem sempre os anúncios apresentam um foco comercial. Eles podem não só infectar o equipamento com vírus, mas também roubar informações dos utilizadores.

Neste post, vamos abordar uma definição de adware, falar sobre o uso desse malicioso desse recurso e explicar algumas alternativas para evitar que sejam exibidos anúncios enquanto o seu filho estiver a jogar no smartphone, tablet ou desktop.

Perceba o que é adware

O adware é um programa utilizado para a divulgação de publicidade em dispositivos móveis e no computador. É formado pela junção das palavras “advertising” (“publicidade” em inglês) e “software”, que significa sistema.

Esta ferramenta permite a exibição de pop-ups e notificações no PC. Além disso, cria barras suspeitas de pesquisa no browser e afecta o funcionamento dos navegadores, forçando o acesso a páginas duvidosas.

O nível de gravidade da infecção por adware pode variar. Uma versão, por exemplo, pode apresentar apenas publicidade em jogos, o que irrita os internautas por lhes tirar a concentração durante os jogos.

Outras versões têm um comportamento mais agressivo, porque espiam as actividades dos utilizadores nos equipamentos ou criam fugas de segurança que favorecem a infecção por vírus.

Em alguns casos, o adware funciona em segundo plano no sistema. Dessa forma, provoca uma perda de rendimento do dispositivo móvel ou do computador. Isso pode ser apercebido pela demora na abertura de programas e pelas paragens/bloqueios constantes.

Prevenção

Há uma série de acções para evitar os adwares. Uma delas é perceber se a fonte do download do programa gratuito é fiável. Essa iniciativa é fundamental para não instalar uma cópia modificada da aplicação que mostre publicidade em jogos com fins maliciosos.

Outra dica importante é actualizar os sistemas operacionais e os antivírus periodicamente. Assim, os softwares de segurança terão mais condições de localizar a ameaça e eliminá-la rapidamente.

Também é necessário fazer uma leitura atenta dos procedimentos para instalar o programa. Esta medida é essencial para perceber se podem ser inseridas ferramentas ou extensões desconhecidas no browser. Nessa situação, é indicado não instalar o adware ou interromper o processo.

Para os donos de smartphones, a sugestão é descarregar aplicações somente nas lojas oficiais da Google e da Apple. Nelas, as apps são submetidas a um filtro técnico que evita o aparecimento do adware.

Remoção

O processo de remoção de um adware varia, dependendo do nível de infecção. Em casos menos agressivos, a remoção é feita através de recursos do próprio sistema operacional ou usando um antivírus de boa qualidade e actualizado.

Já quando o adware é bastante agressivo, ele integra-se no sistema de forma consistente, o que torna as acções correctivas normais insatisfactorias. Para resolver o problema, opte pela restauração e reinstalação do sistema operacional.

Tenha cuidado com a publicidade em jogos

De acordo com um estudo realizado pela Kaspersky, diversas aplicações grátis contêm publicidades que oferecem riscos para os dados pessoais dos utilizadores (nome, localização, telefone etc.).

A pesquisa constatou que vários SDKs de propaganda (conjunto de códigos entregues por companhias de publicidade para monetizar a navegação dos internautas) não adoptam a criptografia, o que reduz o nível de segurança das informações.

A Kaspersky alerta que muitas apps transmitem dados de pessoas sem criptografia, por um protocolo HTTP não seguro, aumentando o risco de exposição das informações dos utilizadores.

A empresa de segurança percebeu que, embora as aplicações sejam criptografadas, se a publicidade em jogos não for, a protecção de informações fica comprometida. Além disso, informa que a falta de criptografia nos SDKs possibilita que os dados sejam interceptados por qualquer cidadão.

Isso pode acontecer através de uma rede Wi-Fi desprotegida, pela empresa fornecedora de serviços de internet ou por um malware que infectou o router doméstico. De acordo com a Kaspersky, as informações interceptadas podem ser alteradas, modificando a publicidade em jogos e atraindo os utilizadores para descarregarem softwares com vírus.

Recomendação

Segundo o estudo da empresa de segurança, a estimativa é que existam milhões de aplicações com SDKs sem criptografia. Por isso, recomenda-se atenção ao autorizar o acesso das apps aos recursos de dispositivos móveis.

Outra orientação é não utilizar as aplicações em redes Wi-Fi públicas ou em locais sem nível elevado de segurança. Todo o cuidado é pouco para manter os dados seguros.

Saiba como retirar anúncios indesejáveis

Para evitar publicidade em jogos, os internautas podem contar com mecanismos bastante eficientes para coibir essa prática. Um deles é a app AdWare, que detecta apps com publicidade no dispositivo móvel.

Após a localização do conteúdo publicitário, pode descarregar a aplicação Block It!, cujo objetivo é bloquear a exibição dos anúncios. É muito simples descarregar as 2 apps para retirar as mensagens publicitárias em smartphones com Android.

Depois do download, abra o AdWare e accione o item “Scan now”, para pesquisar os anúncios existentes no dispositivo. Após a identificação dos banners indesejados, anote o nome das redes às quais eles estão vinculados.

A seguir, abra o Block It! e faça o programa funcionar, pressionando o botão em formato de play, que fica no topo do écran. O próximo passo é abrir o jogo ou aplicação com o banner indesejado. Em seguida, seleccione a rede da qual o sistema com a publicidade faz parte.

Depois, vá ao botão com o sinal de proibido, situado na parte direita do écran, para bloquear o aparecimento dos anúncios indesejados. Por último, ligue novamente a aplicação ou jogo com o anúncio para ter certeza de que o conteúdo foi removido.

A publicidade em jogos merece bastante atenção por parte dos utilizadores. Afinal, pode provocar problemas com a segurança da informação. Por isso, é sempre bom estar actualizado sobre as melhores medidas existentes para manter os dados protegidos com eficiência.

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Sobre a Happy Code

A Happy Code é uma escola de programação, tendo como missão formar pensadores e criadores do século XXI. Com uma metodologia de ensino baseada no conceito STEAM (“Science, Technology, Engineering, Arts and Math”), os cursos leccionados incidem sobre a programação de computadores, desenvolvimento de jogos e aplicações, robótica com drones, bem como produção e edição de vídeos para o YouTube.

Tendo como premissa de actuação os valores da responsabilidade, da confiança, da inovação e da consciência social, a Happy Code lecciona os seus cursos em centros próprios ou em escolas, empresas, municípios, projectos sociais, centros de estudo, ATLs, entre outros, estando já presente em várias zonas de Portugal.

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