Quatro Razões Pelas Quais Os Seus Pequeninos Devem Aprender A Programar
Nos últimos anos, a importância da programação tornou-se objecto de interesse ao nível internacional, deixando de ser considerado um assunto de “crominhos”; expandiu-se aliás ao público comum, incluindo o espaço de educação pré-universitária. Recentemente, o Presidente Barack Obama recomendou a aprendizagem obrigatória de disciplinas de programação nas escolas americanas. Para além disso, um vídeo viral do website code.org encorajou os estudantes a aprenderem a programar. Para os trabalhadores da área de IT, é bastante claro que a capacidade de programar está a tornar-se mais relevante a cada dia que passa.
A popularidade da programação não apareceu por obra do acaso. Os peritos e sociólogos compreendem melhor que, no mundo dos nossos dias, saber programar é essencial, especialmente para as novas gerações. Aprender sobre factos consumados da história é, portanto, cada vez menos relevante, num mundo onde o Google pode satisfazer qualquer questão no período de milissegundos. Se há alguma capacidade onde as crianças de hoje em dia têm possibilidade de crescer e preparar-se melhor para os dias que se avizinham, essa capacidade é a programação.
Aqui estão então algumas das razões porque é que aprender a programar é realmente importante:
- Na nossa era digital, saber programar é um conhecimento básico.
As crianças de hoje em dia estão a crescer num mundo muito diferente, quando comparado ao dos seus pais. Telemóveis, computadores, Youtube, Netflix e até mesmo o Facebook estão embebidos no seu quotidiano. Até mesmo os brinquedos mais conhecidos são digitais, sendo que muitos são também programáveis, como os famosos Legos e a nova geração de livros de brincar.
Uma coisa é saber como utilizar todas essas tecnologias. Outra coisa é, no entanto, entender a lógica por detrás das mesmas. Ao aprender a programar, as crianças compreendem e pensam sobre o mundo digital onde habitam. A programação devolve a magia da tecnologia, para que as crianças descubram a lógica e a ciência que controla esta tecnologia amplamente utilizada pelas crianças. Esta descoberta torna tudo ainda mais mágico e especial.
A nossa dependência da tecnologia irá aumentar a passos largos. Os estudantes de hoje em dia têm que ser capazes não apenas de consumir esta tecnologia de uma forma passiva, mas também de a compreender e de a controlar, para que se tornem uma parte activa deste mundo digital em constante crescimento.
- Programar pode mudar o mundo
Durante os últimos séculos, todas as pessoas utilizavam a comunicação escrita para espalhar e disseminar ideias. Saber escrever era, nessa altura, ter a capacidade de criar mudança com a ponta do seu lápis. Hoje em dia, escrever não é suficiente. Para alterar comportamentos e disseminar novas ideias e conceitos, é essencial saber utilizar como alavanca os meios digitais.
Considere por exemplo a Primavera Árabe. As redes sociais permitiram que uma onda revolucionária de protestos e manifestações mudasse o rumo de alguns países do Médio Oriente. A palavra escrita teve também um papel crucial ao expor as injustiças que aconteciam nessa região, mas as pessoas também necessitaram de uma forma de organizar ideias e espalhar acções de protesto. Um ensaio escrito, independentemente da qualidade da sua escrita, não poderia ter causado estes efeitos são abaladores.
Vemos e contactamos todos os dias com produtos da capacidade revolucionária e de mudança do quotidiano conferida pela programação.
- “Tem a próxima ideia que irá revolucionar o mundo? Excelente. Pode dar-lhe vida e tirá-la do papel?”
Todas as pessoas têm ideias. Apenas uma diminuta percentagem das pessoas pode concretizá-las e tirá-las do papel. A capacidade de programar separa aqueles que têm uma mera ideia daqueles que podem fazer com que as melhores ideias se tornem realidade.
Se quer que a sua criança seja inovadora e possa dar vida às melhores ideias, encoraje-o/a a aprender a programar. Ao fazer isso, irá dar-lhe a confiança necessária para que se torne construtor(a) de um mundo novo.
- Programar não tem que ser difícil de aprender.
De facto, metodologias como as da Happy Code fazem com que aprender a programar seja um processo rápido e dinâmico. Uma das qualidades mais importantes na Happy Code e que funciona como “gancho” de aprendizagem é a o feedback imediato, o que é crucial ao aprender a programar. Se uma criança programar um objecto para que se mova de uma determinada maneira e veja os resultados imediatos do código que criou, poderá identificar se criou o código da maneira correcta e fazer os ajustes necessários, caso contrário. Este tipo de reforço positivo instantâneo é uma ferramenta educacional muito poderosa. Faz toda a diferença!
Aprender a programar é como aprender qualquer outra linguagem falada, pois envolve prática e tentativa-erro. Enquanto que aprender uma língua abre a possibilidade de comunicar com outras pessoas, programar confere à criança a possibilidade de criar tecnologias que causam um impacto directo e imediato no mundo que as rodeia. Com apenas um mero computador, as crianças podem usar as suas habilidades de programação para criar coisas que possivelmente irão mudar o mundo.
A metodologia de ensino da Happy Code permite que as crianças escolham o seu próprio caminho de aprendizagem e façam a transição de código em blocos para código de texto quando se sentirem prontas. Se a sua criança gostar de Minecraft, irão adorar programar e observar os resultados neste divertido jogo. Crianças com paixão por outros tipos de jogos também podem aprender a programar, o que lhes permitirá construir os seus próprios jogos.
Se as suas crianças não estão a aprender a programar, agora é a altura para começar!