Saiba como criar campanhas de captação de alunos
Atualmente, um dos grandes desafios da área educacional está na forte concorrência por novos estudantes. Por isso, é importante saber como criar
campanhas de captação de alunos eficientes, que permitam a manutenção da relevância da instituição no mercado.
O processo de captação de alunos é fundamental em qualquer escola. Deixar de dar a atenção necessária ao assunto é um erro gravíssimo, que pode comprometer o funcionamento da escola e a qualidade do ensino.
Algumas estratégias têm resultados positivos e ajudam a diferenciar a instituição das restantes. Neste sentido, o planeamento torna-se crucial e evita que a escola passe por momentos de dificuldades durante imprevistos, tendo uma boa retenção de alunos e capacidade de atrair novos estudantes.
Neste artigo, apresentaremos algumas dicas valiosas para a realização de campanhas de captação de alunos. Boa leitura!
Defina e conheça o público-alvo que deseja alcançar
A definição do público-alvo é vital para o sucesso de qualquer empresa. E isso também se aplica à realidade das escolas. Quando este critério não é bem definido, é gasto muito dinheiro de forma errada e é desperdiçado tempo em ações ineficientes.
É imprescindível conhecer as caraterísticas principais do público-alvo, por exemplo, saber onde se encontra, quais são os canais de comunicação que mais utiliza e de que forma o consegue agradar. Quanto mais informações forem reunidas, mais eficientes serão as campanhas realizadas.
Estabeleça metas e funções claras
As metas têm de definir as atitudes que devem ser tomadas para alcançar o que se deseja. Além disso, precisam de ser realistas, porque, se forem inatingíveis, serão um motivo de desmotivação para as equipas envolvidas.
Após a definição das metas, é necessário que haja uma distribuição clara das funções de cada setor no processo de captação. Quando não há ninguém responsável por uma determinada atividade, é provável que ela fique esquecida e não seja realizada.
Por isso, é importante especificar o papel de cada setor. O marketing pode ficar responsável pelas estratégias online; a secretaria, pelo atendimento dos interessados e já o setor financeiro, pela facilitação da matrícula, por exemplo.
Esta divisão demonstra a importância de cada um no processo, sendo que o não cumprimento de uma determinada função pode provocar a perda de um novo aluno.
Invista em marketing digital
O marketing digital trata-se do conjunto de ações no ambiente online com o objetivo de consolidar uma marca, promover um produto ou serviço. Se for bem realizado, a escola tornar-se-á conhecida na Internet.
As redes sociais são fundamentais neste processo, porque têm um grande alcance e são utilizadas pela maioria da população. Para que as estratégias sejam mais eficientes, é importante compreender de que forma o seu público-alvo se comporta nesse ambiente. Assim, é possível investir nas redes corretas e ter uma comunicação mais adequada.
Porém, o marketing digital não trabalha apenas com as redes sociais. Podem ser realizadas uma série de ações na Internet e ajudar no aumento das matrículas de uma instituição. Conheça algumas delas:
· Links patrocinados.
· E-mail marketing.
· Inbound marketing.
· Website institucional.
· Blog.
Pense em ações offline
A Internet é um excelente ambiente para encontrar o seu público-alvo, mas não deve ser a única estratégia empregada. É preciso criar campanhas offline para alcançar outras pessoas ou as mesmas, mas de forma diferente.
Uma boa sugestão é utilizar os resultados positivos da escola em materiais de divulgação. É uma forma de demonstrar a qualidade do ensino e outras caraterísticas de destaque da instituição. Divulgar informações sobre assuntos que os pais ou responsáveis valorizam também é uma opção. Vamos ver algumas formas de divulgação!
Média impressa
Materiais como panfletos e banners podem ser utilizados para mostrar os índices de aprovação nos exames nacionais e outras informações relevantes. Locais de realização de provas são uma boa opção para a entrega deste material informativo.
Outdoors
Os outdoors são utilizados por várias escolas e ajudam a manter o nome da instituição em destaque. A divulgação dos resultados da escola e a exposição das qualidades da estrutura e do ensino ajudam a dar mais força aos anúncios.
Eventos abertos
A realização de eventos abertos para a comunidade também contribui para atrair mais público. Nesses eventos, a escola deve fazer uma divulgação exaustiva, convidando vizinhos, amigos dos alunos e outros potenciais interessados. É uma oportunidade de mostrar o desenvolvimento dos estudantes, as atividades extracurriculares oferecidas e a forma de trabalho da instituição.
Foque na retenção de alunos
Não é inteligente investir na captação de alunos sem dar importância à retenção dos que já estão matriculados. É preciso criar estratégias de fidelização que garantam a satisfação dos pais ou responsáveis e a manutenção dos seus filhos na instituição.
Os índices de fidelização demonstram a qualidade do ensino e fortalecem a imagem da escola. Quando a retenção dos alunos é alta, esse número até pode ser utilizado como publicidade.
Para conseguir isso, é importante dar atenção ao relacionamento com famílias e alunos e investir na comunicação com os pais ou responsáveis e na divulgação das atividades realizadas. Além disso, é relevante inovar e procurar a qualificação constante dos professores. Estas atitudes ajudam a manter a satisfação com o ensino e estimulam os estudantes a se matricularem de novo.
Simplifique os processos de matrícula
Se a família chegou até ao processo de matrícula é porque as estratégias de captação foram eficientes. Contudo, o atendimento tem de manter a qualidade, demonstrando que o interesse no aluno não diminui e que a escola está disposta a trabalhar em conjunto com os pais ou responsáveis.
Portanto, facilite a matrícula e não coloque problemas desnecessários que possam fazer o aluno mudar de ideias. Procure um atendimento rápido e que saiba lidar com as dificuldades que possam existir durante esta etapa.
Estas são algumas dicas para a realização de campanhas de captação de alunos que podem melhorar os resultados da sua escola. A definição do público-alvo permite que as restantes estratégias sejam feitas de forma mais eficiente, alcançando os
potenciais novos estudantes e as suas famílias com uma linguagem adequada e no ambiente correto.