Todas as nossas atividades. INSCREVE-TE AQUI!
Início / Happy Blog / Saiba como o curso de programação para crianças é um fator diferenciador para a escola

Saiba como o curso de programação para crianças é um fator diferenciador para a escola

O avanço tecnológico faz com que as pessoas utilizem, cada vez mais, os dispositivos eletrónicos para fazerem uma série de tarefas. Este contexto ajuda o crescimento dos cursos de programação para crianças, porque os alunos, na era digital, querem ter competências para desenvolver sistemas que vão melhorar a vida das pessoas.

Afinal, as escolas precisam de estar conetadas com as principais tendências da sociedade. Caso contrário, não serão capazes de oferecer um ensino de qualidade que aumente as chances de os alunos entrarem no mercado de trabalho.

Neste artigo, destacaremos os benefícios que os cursos de programação podem oferecer para as escolas e para os estudantes. Boa leitura!

Conheça as vantagens do curso de programação para crianças na escola

Além de oferecer uma competência importante para o aluno iniciar uma carreira, este curso tem benefícios com grande impacto para as unidades de ensino. Pensando nisto, vamos abordá-los, de forma direta, já de seguida.

Inserir a tecnologia no plano curricular Numa sociedade extremamente digital, ignorar o papel da tecnologia na vida dos alunos é um dos maiores equívocos cometidos por uma instituição de ensino. Para evitar esse problema, é importante acompanhar a forma como as outras escolas estão a utilizar as ferramentas tecnológicas.

Assim, a escola tem mais condições de se tornar num local atrativo para os estudantes, o que tem um grande impacto na aprendizagem.

Além disso, pode aproveitar o avanço tecnológico para se aproximar dos alunos, caso tenha um plano curricular moderno e adequado à necessidade de obtenção de conhecimento dos estudantes.

Contar com alunos mais focados e envolvidos

O curso de programação para as crianças também se carateriza por reforçar o relacionamento do estudante com a escola. Ou seja, faz com que o aluno valorize a instituição de ensino e tenha uma maior ligação com as iniciativas pedagógicas.

Ao saber que a escola investe de forma consistente na formação dos estudantes, os alunos identificam-se com a instituição e criam uma relação de maior proximidade, o que ajuda na fidelização.

Além disso, a adoção da tecnologia na sala de aula desperta o interesse dos alunos por outras matérias, fazendo com que a assimilação de conteúdo não fique restrita apenas à disciplina favorita do estudante.

Alcançar uma posição de destaque em relação à concorrência

Muitas escolas, por questões de infraestrutura ou por falta de profissionais habilitados, não oferecem o curso de programação para crianças, nem apostam na tecnologia, de forma efetiva, como ferramenta para melhorar a aprendizagem. Na era digital, tenha a certeza de que os pais preferem matricular os filhos numa escola que esteja atenta às principais tendências do mercado de trabalho e ao avanço tecnológico. Hoje em dia, por exemplo, um professor não pode abdicar do Google e do YouTube para interagir com os alunos.

Caso contrário, a aula torna-se num grande monólogo em que os estudantes só copiam e memorizam as informações transmitidas pelo professor.

Para uma escola se diferenciar da concorrência, é importante fazer com que o sentido crítico esteja mais presente no dia-a-dia, contribuindo para formar cidadãos capazes de reivindicar os seus próprios direitos.

Atrair profissionais mais qualificados

Uma instituição de ensino moderna dá prioridade sempre à tecnologia como ferramenta de aprendizagem. Este aspeto aumenta o interesse dos profissionais mais qualificados para trabalhar na escola.

Ter condições ideais para desenvolver um bom trabalho é um aspeto que motiva muito os docentes. Por isso, as escolas têm de apostar no avanço tecnológico para envolverem mais os alunos.

Um passo para concretizar esta iniciativa é através do curso de programação para crianças. Sem dúvida, estimular o raciocínio e o desenvolvimento de novas competências é um dos fatores que mais justificam a presença do professor na sala de aula.

Aumentar o nível de satisfação dos pais

Investir na educação dos filhos não se resume apenas a uma questão financeira. Para os responsáveis, o mais importante é que os estudantes sejam capazes de melhorar uma série de competências. Com o curso de programação para crianças, os participantes tem acesso a várias vantagens, tais como:

· Melhorar o raciocínio lógico. · Adquirir um maior domínio da língua inglesa, bastante requisitada por empresas por causa da globalização da economia.

· Estar mais apto para resolver problemas que exigem paciência na procura de uma solução.

É inegável que os pais ficam muito satisfeitos ao perceberem que os filhos estão a evoluir intelectualmente e a tornar-se pessoas melhores. Com planeamento e criatividade, a escola pode perfeitamente alcançar um desempenho notável.

Compreenda a importância de um curso de programação para crianças

Além da escola, as crianças têm contacto com atividades relacionadas com a utilização inteligente da tecnologia. No caso de um curso de programação, há fatores que mostram como essa iniciativa é importante para os alunos. Se está curioso em conhecê-los, continue connosco!

Trabalho em equipa

Muitas pessoas têm a visão errada de que os profissionais de tecnologia da informação trabalham de forma isolada, sem nenhum contacto com os restantes colegas. Esta visão está totalmente ultrapassada. Ao participar num curso de programação, o estudante tem tarefas que devem ser realizadas em grupo. O objetivo é fazer com que todos adotem uma postura mais colaborativa, fator muito importante para o crescimento pessoal e profissional.

Amadurecimento

Ninguém gosta de conviver com erros e frustrações. Por outro lado, é necessário enfrentar estas circunstâncias para evoluir. Isso faz com que o curso de programação para crianças ofereça uma oportunidade única de ter uma maior preparação para enfrentar deceções.

Por vezes, um aluno investe na criação de um novo sistema, mas não conhece profundamente os requisitos necessários para alcançar o objetivo. Embora seja uma situação desconfortável, é uma forma de ajudar no amadurecimento dos alunos.

Mais foco na aprendizagem

Quando uma escola sabe envolver o aluno através de recursos tecnológicos, a probabilidade de o estudante estar mais determinado a aprender cresce consideravelmente. Com acesso mais fácil às informações, a criança é capaz de identificar os pontos da matéria que precisam de ser mais trabalhados.

Logicamente, o professor deve ser muito participativo no processo de aprendizagem. Por mais que tenha impacto, a tecnologia por si só não gera resultados expressivos para as instituições de ensino.

Para uma escola que quer estar atenta às exigências do século XXI, o curso de programação para crianças é extremamente importante. Isto porque mostra como os estudantes podem estar melhor preparados para assimilar o conteúdo de muitas disciplinas.