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Tudo o que precisa de saber para uma gestão escolar eficiente

A revolução da educação 4.0 já começou. As tecnologias e as novas metodologias de aprendizagem chegaram com alguns desafios para as instituições de ensino.

Um deles é repensar a gestão escolar considerando todas as transformações que envolvem a aprendizagem dos alunos. A literacia digital, a velocidade da inovação

e o uso de metodologias ativas são apenas alguns exemplos das exigências educacionais do século XXI.

Pensando nisto, partilhamos este artigo para o ajudar a conseguir ter uma administração escolar melhor. Apresentaremos alguns desafios da gestão e os pilares que ajudam a estruturá-la.

Vamos desmistificar também alguma confusão entre a gestão escolar e pedagógica. Por fim, destacamos a importância de uma administração eficiente com dicas para implementá-la na sua escola. Boa leitura!

Os desafios da gestão escolar A transformação digital na educação chega ao mesmo tempo em que as instituições de ensino têm de se adaptar ao Currículo Nacional e às discussões sobre as mudanças no Ensino Secundário.

Mas os desafios da gestão escolar não ficam por aí. Apresentamos 3 dificuldades enfrentadas pelos gestores na administração da escola. Veja se se identifica com algum dos seguintes problemas.

Necessidade de estimular novas competências

As escolas têm de estimular os estudantes a desenvolverem outras competências que não eram contempladas nos sistemas tradicionais de ensino.

Esta nova realidade trouxe às instituições a missão de trabalhar habilidades e competências que preparam os alunos não apenas para a aprovação na universidade, mas também devem desenvolver os aspetos socioemocionais, éticos e estimular o empreendedorismo, por exemplo.

Aumento nos índices de incumprimento Um dos maiores desafios da gestão escolar é gerir os índices de incumprimento. Se não há recursos financeiros suficientes para realizar as transformações necessárias

e manter a qualidade do ensino oferecido, é difícil manter as contas da escola em dia. Assim, pensar em inovações é praticamente impossível, não é verdade?

Formação do corpo docente

As mudanças no ensino exigem profissionais cada vez mais preparados para encarar os desafios dos novos sistemas de ensino/aprendizagem. E cabe aos gestores incentivar os seus professores a se manterem atualizados.

Estes 3 pontos dizem respeito às áreas que constituem alguns dos pilares da administração das instituições de ensino: a gestão pedagógica, financeira e de pessoas. O que acha de conhecer um pouco mais sobre os 6 pilares da gestão escolar?

Os 6 pilares da gestão escolar

A administração escolar tem de garantir que a instituição apresenta as condições necessárias para cumprir o seu principal objetivo: oferecer um ensino de qualidade e formação humana com as habilidades e competências indispensáveis à vida profissional e pessoal dos alunos.

Portanto, o gestor tem de considerar cada um dos 6 pilares apresentados a seguir.

1. Gestão pedagógica Diz respeito ao planeamento escolar de todos os pontos relacionados com a educação e define os parâmetros de ensino/aprendizagem adotados na sua instituição de ensino.

Esta área é responsável também por estabelecer metas com o objetivo de melhorar as práticas de ensino, tornando-o mais eficiente.

2. Gestão administrativa

Esta área é encarregada pela manutenção estrutural da instituição de ensino para garantir o seu bom funcionamento. Por outras palavras, a administração escolar trata dos recursos materiais, físicos e financeiros da escola.

Para que a gestão administrativa seja eficiente, tem de estar atento à manutenção patrimonial, à legislação, aos processos educacionais e às rotinas da secretaria.

3. Gestão financeira

Se a gestão administrativa trata das necessidades estruturais, a financeira organiza as práticas para aumentar a rentabilidade da escola, dá prioridade aos gastos e distribui o orçamento para atender às exigências.

A gestão de recursos eficiente é resultado de um controlo completo das contas escolares, permitindo a melhor gestão dos custos. Conseguir manter as finanças em ordem evita que a escola fique numa posição fragilizada em caso de aumento de incumprimento, por exemplo.

4. Gestão de pessoas

Esta é uma área importante e bastante sensível da gestão escolar, porque tem o objetivo de construir um bom relacionamento com todos os profissionais da instituição.

Saber distribuir as tarefas entre os diferentes setores, aumentar o envolvimento de toda a equipa de colaboradores e o aperfeiçoamento desses profissionais estão entre as principais missões da gestão de pessoas.

5. Gestão de comunicação

São muitas as partes direta ou indiretamente envolvidas na instituição de ensino, não é verdade? Além de lidar diretamente com alunos, educadores e funcionários, a escola deve manter-se em contacto também com os pais e a comunidade.

E cada um destes grupos apresenta uma necessidade específica. Trabalhar a comunicação escolar para estes diferentes perfis elimina ruídos, ajuda a melhorar o relacionamento com o público interno e externo, a motivar a equipa e a captar novos alunos.

Não se esqueça de desenvolver a escuta ativa e considerar as opiniões e críticas.

6. Gestão de tempo e processos

Para gerir todos os pilares anteriores é necessário aprender a administrar melhor o tempo e a eficiência dos processos. É muito comum encontrarmos gestores que passam a maior parte do trabalho presos às tarefas operacionais ou a “apagar fogos”. Com isso, podem ser negligenciados assuntos importantes da administração escolar.

Para otimizar o tempo e produzir com eficiência, é preciso estabelecer uma lista de prioridades, descentralizar as funções entre os restantes colaboradores e automatizar tarefas.

Todos estes pilares combinados constituem a gestão escolar, mas há quem a confunda com a gestão pedagógica que referimos anteriormente. Para acabar de vez com todas as dúvidas, trataremos no próximo ponto a diferença entre estes dois tipos de gestão.

Diferenças entre a gestão escolar e a gestão pedagógica A gestão escolar e a gestão pedagógica apresentam caraterísticas distintas, embora tenham de estar em sincronia para o bom funcionamento da escola.

Vamos conhecer de que forma cada um desses tipos de gestão lida com: práticas administrativas, gestão de pessoas, ambiente escolar, materiais, controlo financeiro e projeto pedagógico.

Práticas administrativas

Os dois tipos de gestão são responsáveis pela prática administrativa dentro da escola, o que varia é a abrangência dessa gestão.

Enquanto a gestão escolar é encarregada pela gestão integral da instituição de ensino, a gestão pedagógica concentra-se principalmente no plano pedagógico e no currículo da instituição de ensino.

Gestão de pessoas

Tanto a gestão escolar como a pedagógica têm de lidar com a gestão de pessoas. Num nível geral, é a administração escolar que lida com a contratação e demissão de colaboradores, por exemplo.

Já a gestão do quadro de docentes é responsabilidade da área pedagógica. Ela está encarregada de identificar as competências a serem desenvolvidas pelos professores de acordo com o planeamento pedagógico.

Ambiente escolar

Uma das funções da gestão pedagógica é garantir que as salas de aula e os restantes ambientes de aprendizagem estejam de acordo com as práticas educacionais inscritas no projeto pedagógico da instituição.

Neste ponto, a gestão escolar atua como uma colaboradora do trabalho pedagógico. Afinal, ela é responsável por gerir a manutenção dos espaços físicos da escola.

Materiais

Um dos papéis dos gestores escolares é assegurar a quantidade necessária de materiais para a realização das atividades de professores e alunos.

A gestão pedagógica também colabora com este aspeto, porque tem de informar à gestão escolar quais são os elementos necessários para a execução das atividades.

Controlo financeiro

Um dos pilares da gestão escolar é a área financeira. Além de responsável pelo acompanhamento das receitas e despesas da escola, ela trata do planeamento dos investimentos.

Por outro lado, cabe à gestão pedagógica administrar melhor os recursos que são alocados para o setor e o controlo de gastos.

Projeto pedagógico

Vimos que a elaboração e o planeamento do projeto pedagógico compõem algumas das funções essenciais da gestão pedagógica. Assim, é ela que analisa a missão da instituição, assim como as práticas e estratégias educacionais a serem adotadas para o cumprimento do projeto.

Entretanto, a construção do projeto pedagógico é um esforço conjunto que mobiliza gestores e corpo docente. É o trabalho em equipa que garante o equilíbrio entre os propósitos dos educadores e da escola às exigências do mercado educacional.

A boa gestão da instituição depende da colaboração e integração entre a gestão escolar e pedagógica. Com o alinhamento de ideias e ações, a sua escola vai oferecer um ensino de qualidade sem abdicar da administração eficiente dos recursos.

A este respeito, vamos conhecer outras razões para manter uma boa administração escolar.

A importância de uma boa administração escolar

A gestão bem idealizada e planeada traz resultados positivos para a escola, para os colaboradores, alunos, pais e para a comunidade. E o gestor que consegue pensar na instituição escolar a partir dos 6 pilares que referimos anteriormente, respeitando a importância de cada um, só tem a ganhar.

Com um bom controlo dos recursos financeiros, por exemplo, é possível investir na formação dos professores e em novos recursos para as aulas. Com isso, a área pedagógica vê o corpo docente mais motivado, o que reflete diretamente na qualidade de ensino.

Bons professores e aulas estimulantes deixam os alunos bem preparados e felizes no ambiente escolar. Consequentemente, os pais também ficam satisfeitos. Esta satisfação pode ser convertida em indicação, a famosa publicidade boca-a-boca.

É uma reação em cadeia que traz realmente muitos benefícios para a escola. Quer saber como ter uma gestão eficiente da sua instituição de ensino? Continue a leitura e conheça as nossas dicas!

Como ter uma gestão escolar eficiente: 5 dicas essenciais

Ao longo deste artigo, fomos apresentando as caraterísticas de uma gestão escolar eficiente. Chegou a altura de apresentar 5 dicas para pôr em prática durante a administração da sua instituição de ensino.

1. Defina o planeamento escolar

O primeiro passo para otimizar a gestão da escola é criar um planeamento que contemple todos os 6 pilares de gestão.

O ideal é que ele seja construído no final de cada ano letivo para que tenha tempo para traçar os objetivos, definir as estratégias e metas a serem alcançadas. Não se esqueça de abrir espaço para pensar em imprevistos. Para isso, vale a pena rever alguns dos contratempos do passado para evitar que eles se repitam.

2. Descentralize a gestão

O gestor escolar não deve ser o único responsável pela gestão da escola. Certamente conta com uma equipa de profissionais qualificada e que o pode ajudar na administração.

Tenha um responsável direto por cada uma das áreas prioritárias da escola e peça que eles passem as informações dos seus respetivos setores sempre que for necessário.

Isso evita que se sobrecarregue e consiga gerir melhor o seu tempo, concentrando-se nas ações prioritárias da escola. Além disso, a gestão descentralizada torna a equipa mais motivada, incentiva a comunicação e melhora o clima organizacional.

3. Valorize o corpo docente

O ensino de qualidade está diretamente relacionado com o trabalho dos professores. E já viu o quanto a gestão pedagógica pode contribuir para a eficiência da gestão escolar. Incentive o seu corpo docente a desenvolver as competências do professor do século XXI. E não se esqueça de oferecer as condições ideais para que esses profissionais consigam exercer o trabalho com qualidade.

4. Invista na inovação disruptiva

O termo pode causar estranheza, mas o significado contribui para a boa gestão. A inovação disruptiva refere-se a uma metodologia que tem o objetivo de transformar processos, tornando-os simples e acessíveis. A disrupção na educação já é uma realidade que adapta as metodologias de ensino à realidade da educação 4.0 e prepara os alunos para o desenvolvimento de competências e habilidades que não eram trabalhadas nas escolas.

5. Esteja atento aos indicadores

Uma gestão escolar não pode ser considerada eficaz se não faz um acompanhamento dos indicadores de desempenho de cada setor dentro da instituição de ensino. Para isso, crie relatórios e gráficos para avaliar as ações incluídas no planeamento escolar.

As informações obtidas através desses materiais são imprescindíveis para identificar problemas nas ações estratégicas e, assim, é possível intervir precocemente para solucionar eventuais falhas. Além disso, os indicadores também são úteis para a ação preventiva de adversidades.

São ações simples e de grande impacto na administração escolar. Com elas, a sua instituição de ensino não vai sofrer com os problemas de uma má gestão. Quer ver como têm um impacto negativo na imagem e na receita da sua escola?

As consequências de uma gestão escolar ineficiente

Independentemente do negócio, a má gestão tem consequências desagradáveis. No ambiente educacional isso pode significar, no limite, o encerramento da instituição. A seguir, fique a conhecer outras consequências.

Descontrolo da gestão

Não faltaram neste artigo exemplos de como a gestão escolar eficiente pode beneficiar o negócio. O contrário, por sua vez, tem um impacto direto na reputação da instituição.

Se não há um controlo efetivo das finanças ou um planeamento pedagógico alinhado às necessidades do mercado, a competitividade da instituição de ensino fica prejudicada.

Falta de integração entre as áreas

Quando os diferentes setores das instituições de ensino atuam de forma isolada, os processos não são partilhados. Isso tem impacto diretamente no desenvolvimento das ações, leva ao retrabalho e a atrasos. Sem acesso às informações de cada área, a gestão escolar também fica comprometida.

Prejuízo no desempenho educacional

A gestão escolar tem reflexos diretos na qualidade de ensino. Vimos que um dos papéis essenciais da gestão é justamente o de permitir um ensino de qualidade, mas se não há uma boa gestão pedagógica que invista na formação de professores e na atualização das metodologias de ensino, por exemplo, o desempenho dos alunos é prejudicado.

Com este artigo aprendeu um pouco mais sobre a gestão escolar. Conheceu os desafios da gestão e os pilares que colaboram para uma administração eficiente da instituição de ensino. Além disso, apresentámos as diferenças entre a gestão escolar e pedagógica, destacando as razões que justificam uma boa administração da escola.

Por fim, apresentamos 5 dicas práticas para tornar a gestão mais eficiente e terminamos com a apresentação das consequências de uma gestão escolar ineficaz. Num mercado cada vez mais competitivo, como o da educação 4.0, não há espaço para uma gestão escolar ineficiente, não é verdade?

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