Um dos nossos objectivos é que aprendam a programar de forma divertida
Um dos objectivos da codificação é, normalmente, uma linguagem de programação, e as linguagens de programação tem sintaxe. Para os alunos que ainda não sabem ler, ou não tem paciência, vamos concentrar-nos em competências de aprendizagem apropriadas para cada idade. Na Happy Code acreditamos que, para criar uma base sólida em programação, é importante aprenderem primeiro a resolver problemas.
Queremos partilhar os objetivos e a nossa abordagem à aprendizagem de programação para crianças. Estes objetivos de aprendizagem não são úteis apenas para a programação, mas também podem ser aplicados a qualquer assunto do nosso dia-a-dia.
- Decomposição
Ter algo complexo e dividi-lo em partes mais pequenas para simplificar o processo, é chamado de decomposição. Decomposição é a base para o diagnóstico e reconhecimento de padrões.
- Reconhecimento
Reconhecendo as semelhanças e diferenças dentro de conjuntos de dados ajuda a aprender e fazer previsões. O reconhecimento de padrões é normalmente referido como aprendizagem de máquina, que é focado no reconhecimento de padrões e regularidades nos dados, e pode ser muito complexo. No caso da programação de um robot, ao ter comportamentos consistentes, um robot pode ajudar as crianças a fazer previsões e a procurar maneiras de mudar os comportamentos.
- Padrão
Representando um processo ou ideia em termos gerais permite resolver problemas que são semelhantes aos que já resolvemos. Uma grande parte do padrão é também ser capaz de separar a informação que é necessária vs. não é necessária. Se as crianças ensinam um robot a fazer algo num contexto (como girar em redor de si mesmo durante uma dança), ele deve ser capaz de executar a mesma sub-rotina num contexto diferente (como, por exemplo, o aproximar de uma parede).
- Algoritmo
Desenvolver uma estratégia passo-a-passo para resolver um problema é chamado algoritmo design. Pode determinar objectivos que se querem ensinar a um robot, como tocar uma música ou resolver um labirinto. Pode, então, criar uma hipótese e fazer um plano para que ele alcance os seus objetivos. No início as crianças podem começar de maneira simples e, em seguida, evoluir para a criação de soluções mais complexas e eficientes.
- Análise de dados e de visualização
Quando uma hipótese foi testada, as crianças são capazes de refletir sobre as suas observações e tirar conclusões sobre erros ou formas mais eficazes para projetar algoritmos. Através da análise dos dados, elas podem aprender com o passado e, em seguida, agir sobre o seu design.
Aprender a programar vai ajudar as crianças a tornarem-se melhores em qualquer coisa que decidam fazer. Se tiverem como objectivos virem a ser um(a) chef, arquiteto(a), empresário(a), ou cientista, esses processos cognitivos vão revelar um quadro sobre a forma de resolver problemas e pensar sobre a maneira de funcionamento do mundo.
Sobre a Happy Code
A Happy Code é uma escola de programação, tendo como missão formar pensadores e criadores do século XXI. Com uma metodologia de ensino baseada no conceito STEAM (“Science, Technology, Engineering, Arts and Math”), os cursos lecionados incidem sobre a programação de computadores, desenvolvimento de jogos e aplicações, robótica com drones, bem como produção e edição de vídeos para o YouTube.
Tendo como premissa de atuação os valores da responsabilidade, da confiança, da inovação e da consciência social, a Happy Code leciona os seus cursos em centros próprios ou em escolas, empresas, municípios, projetos sociais, centros de estudo, ATLs, entre outros, estando já presente em várias zonas de Portugal.