Todas as nossas atividades. INSCREVE-TE AQUI!
Home / Happy Blog / 10 desafios da gestão escolar na educação do século XXI

10 desafios da gestão escolar na educação do século XXI

Os desafios da gestão escolar aumentam ao mesmo tempo que as mudanças na educação invadem o mundo todo. Por isso, é natural que muitos gestores educacionais ainda encontrem dificuldades para responder às novas exigências.

Mas, afinal, como preservar o ensino de qualidade, melhorar o desenvolvimento dos estudantes e manter a rentabilidade da escola? O primeiro passo é reconhecer que a educação vive em constante metamorfose e que as tecnologias somaram-se a ela para oferecer ferramentas que aumentam o processo de ensino/aprendizagem.

É preciso, ainda, não esquecer aqueles problemas que já fazem parte da rotina administrativa da sua instituição. Pensando nisto, apresentamos a seguir uma lista com 10 desafios de gestão que tem de enfrentar no contexto da educação do século XXI. Boa leitura!

Quais são os 10 principais desafios enfrentados pela gestão escolar na atualidade?

Não foram só as transformações nas metodologias de ensino/aprendizagem que trouxeram desafios para o gestor. Mudanças de comportamento da sociedade e os velhos desafios da rotina administrativa escolar exigem novas posturas de gestão.

Conheça a seguir 10 pontos que exigem uma maior atenção do gestor escolar na atualidade.

1. Estimular competências e habilidades do século XXI

A educação está a acompanhar as transformações do século XXI. Isto significa uma exigência cada vez maior para que as escolas ajudem os estudantes a desenvolverem novas competências e habilidades, o que traz mais desafios para os gestores escolares na adaptação dos seus currículos.

Esta adaptação tem o objetivo de responder às exigências da sociedade, que espera encontrar pessoas capazes de liderar, tomar decisões, resolver conflitos e, claro, utilizar os conhecimentos adquiridos durante a formação académica. O curriculum as a service é uma metodologia que oferece ferramentas que transformam a aprendizagem através da tecnologia. Com ela, os conteúdos didáticos podem ser adaptados a cada contexto e a sua escola pode estimular o desenvolvimento de novas competências e habilidades dos alunos.

2. Incluir a tecnologia na sala de aula

Em tempos de um verdadeiro tsunami de novas informações, é importante que a escola tenha uma postura atenta ao uso da tecnologia. Afinal, os avanços tecnológicos não só estão presentes no nosso dia-a-dia, como também fazem parte do futuro do mercado de trabalho. E preparar os estudantes para a vida profissional é algo que os pais valorizam na escola.

A utilização de metodologias ativas contemporâneas é uma excelente alternativa. Além disso, a proposta dessas aulas é que os estudantes sejam os protagonistas de seu processo de aprendizagem, orientados pelo professor. Assim, o gestor também trabalha com os alunos o desenvolvimento das novas habilidades e competências. As metodologias STEM e a STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Math — Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, em português), por exemplo, utilizam a tecnologia diariamente para a criação de uma sala de aula realmente interativa e estimulante, que capta a atenção dos alunos, respeita as suas diferenças de aprendizagem e otimiza a absorção de conhecimento.

3. Motivar o corpo docente

Os professores são uma peça fundamental em qualquer sistema educacional. Por isso, as estratégias de ensino mais inovadoras podem não trazer os resultados desejados se os educadores estiverem desmotivados.

Um desafio para o gestor educacional da atualidade é estar atento à sua equipa para estimular o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas adequadas às exigências da educação do século XXI.

Quer algumas dicas? Comece por elaborar um projeto de motivação para os professores que pode incluir, entre outros pontos:

· Criação de um plano de carreira.

· Incentivos para a formação contínua.

· Melhorias na infraestrutura das salas de aula.

· Melhorias na sala dos professores.

· Criação de um canal de contacto para atender às exigências e ajudar a resolver os problemas na sala de aula.

Lembre-se de valorizar os professores para que eles se sintam confiantes dentro e fora da sala de aula, porque o resultado reflete-se na motivação e no desempenho dos alunos.

4. Manter o fluxo financeiro saudável

Outro grande desafio de gestão é manter as finanças da escola em dia. Parte desse problema é causado pelo incumprimento, mas muitas vezes é também consequência de um descuido com as contas.

Ter um planeamento bem definido, considerando problemas do passado, ajuda-o a fazer planos para que eles não se repitam. Além disso, encontre um modo de acompanhar as receitas e garantir que os registos financeiros sejam atualizados constantemente.

E não se esqueça que o desempenho financeiro também depende da captação de alunos e das rematrículas. Para manter este fluxo saudável tem de pensar em estratégias de captação e retenção de alunos.

5. Problemas de comunicação

A gestão escolar precisa de muita colaboração e comunicação. Gestores, funcionários, professores, alunos e pais têm de conversar. Mas onde há lacunas de

comunicação, certamente existem expetativas e insatisfações não conhecidas por si. O gestor tem de estabelecer um sistema de comunicação escolar que facilite o contacto entre todos os envolvidos para melhorar a experiência educacional dos alunos e de todos.

A comunicação interna alinhada otimiza os processos administrativos e académicos, tornando a sua escola mais competitiva. É importante desenvolver um contacto com as crianças e os adolescentes reconhecendo que esse mesmo contacto exige uma abordagem especial de linguagem. E não deixe de estimular a escuta ativa. Com os alunos como protagonistas dos seus processos de aprendizagem, é preciso reconhecer o que eles têm a dizer.

E não converse com os pais só quando há problemas. Mantenha canais abertos com a escola, crie grupos com os responsáveis no WhatsApp. Manter as páginas da instituição nas redes sociais também ajuda no processo de comunicação com o público interno e externo.

6. Incentivar a participação dos pais na rotina escolar

As novas exigências da educação do século XXI compreendem que o processo de ensino/aprendizagem não é da responsabilidade exclusiva da escola e exige que os pais sejam participativos.

E é aí que surge mais um desafio da gestão escolar na atualidade. Afinal, não é incomum encontrarmos pais insatisfeitos com a escola por causa do baixo rendimento escolar dos filhos e que ignoram a influência que têm na educação deles, não é?

O gestor educacional tem de pensar em estratégias para fazer com que os pais estejam cada vez mais presentes na rotina escolar. Tente incentivá-los através de

projetos educacionais, como, por exemplo, o combate ao cyberbullying ou com trabalhos voluntários.

Lembre-se de planear ações considerando que a maioria desses responsáveis tem uma agenda de trabalho tão sobrecarregada quanto a sua. 7. Lidar com o abandono escolar

Outro grande problema na lista de desafios da gestão escolar é o abandono. São muitas as questões que podem levar um estudante a deixar a escola, como, por exemplo, a dificuldade de aprendizagem, a falta de identificação com os valores da instituição e vários problemas financeiros.

Por isso, é importante compreender o motivo que fez com que o aluno abandonasse a escola para pensar em soluções para resolver o problema. Se for por causa de dificuldades na aprendizagem pode ajudar o estudante com aulas extras ou apoio ao ensino.

Outra boa estratégia é divulgar exemplos de alunos que frequentaram a sua escola e hoje são bem-sucedidos ou salientar os fatores diferenciadores da instituição tanto para os pais como para os estudantes. Assim, eles conseguem valorizar o que têm à disposição.

Não se esqueça também da fidelização. Para evitar a perda de alunos no final do ano escolar, implemente campanhas de rematrícula oferecendo descontos ou outros benefícios para motivar a continuação desses estudantes na sua escola.

8. Introduzir a tecnologia nas rotinas administrativas

Na escola do século XXI a tecnologia não está apenas no lado académico. As ferramentas de gestão também facilitam as tarefas administrativas diárias e ajudam no planeamento escolar.

Além da gestão de finanças, pode utilizar esses recursos para organizar o registo dos alunos e relatórios de professores, por exemplo. Mais do que nunca, é necessário que a sua escola atualize os processos institucionais com tecnologias. Aceder a todos estes processos importantes com apenas alguns cliques otimiza, sem dúvida, o dia-a-dia administrativo.

9. Lidar com o bullying e as distrações durante a aula

O bullying sempre existiu como um desafio na gestão escolar. No entanto, ele está presente também no ambiente tecnológico. Por exemplo, discutir o cyberbullying entre os alunos é fundamental.

As distrações também são um problema frequente na sala de aula. Não é para menos: os jovens do século XXI são constantemente bombardeados por estímulos e novas informações. E competir com os recursos tecnológicos é uma tarefa complicada para os professores.

É aqui, mais uma vez, que as metodologias que trabalham com a tecnologia podem ser uma ferramenta a seu favor. Elas conseguem captar o interesse dos alunos com as ferramentas tecnológicas, ao mesmo tempo que estimulam a aprendizagem.

10. Delegar tarefas

Se no dia-a-dia o gestor pudesse concentrar-se em resolver esses desafios, a tarefa já não seria fácil. Mas ele tem de lidar com os pequenos contratempos diários na administração escolar cujas tarefas parecem não ter fim, não é verdade?

O resultado é um gestor sobrecarregado e que se sente incapaz de conseguir cumprir os desafios que colocam a escola dentro das exigências da atualidade. Por isso, é necessário que encontre uma forma de otimizar a gestão.

O primeiro passo é aprender a delegar as tarefas. Separe a gestão em categorias, tais como gestão pedagógica, gestão financeira e gestão administrativa, e tenha uma pessoa responsável para lhe passar as informações sempre que necessário.

Neste artigo viu que boa parte dos desafios da gestão escolar na atualidade estão relacionados com as mudanças naturais da nossa sociedade, como o uso intenso da tecnologia. Mas há também aqueles desafios de rotina que consomem boa parte da energia de um gestor. Planeamento e abertura ao que é novo são medidas fundamentais para preparar a sua escola.